Redação Enem: A Importância da Proposta de Intervenção
Hoje, dia 15 de outubro, é comemorado no Brasil o dia do professor
e, por esse motivo, antes de dar início ao texto, gostaria de
parabenizar todos os professores que acompanham o infoEnem e que nos
prestigiam com as suas participações, assim como os docentes que fazem
parte desse projeto: Fernando e Matheus, idealizadores, e Margarida,
Vanessa e Paulo, professores do nosso sistema de correção de redações. A
todos, desejo realizações, sucesso e coragem para seguirmos nessa
profissão que, infelizmente, não é devidamente valorizada tanto pelo
Estado quanto pela sociedade.
Nesta reta final para o Enem 2015, é importante salientar a importância da proposta de intervenção social,
pois muitos candidatos não conseguem alcançar a nota máxima nessa
competência que é, por sua vez, a quinta competência da grade de
correção da redação do Enem e uma das principais características da
prova de produção textual desse exame. Como os temas da proposta de
redação do Enem, até hoje, sempre foram de cunho social situado no
contexto brasileiro, a banca elaboradora busca um autor crítico e que
pensa em melhorias e em soluções.
Infelizmente, não é pequeno o
número de candidatos que não escrevem ou não desenvolvem adequadamente a
proposta de intervenção social na redação do Enem; são inúmeros os
casos em que até há uma proposta de solução, mas esta não é explicada
detalhadamente. Nesse contexto, é fundamental ressaltar que os candidatos ao Enem devem preocupar-se com a questão prática da proposta de intervenção social e, assim, explicar, com o maior detalhamento possível, como a referida solução funcionaria na prática.
Além de haver a proposta de intervenção social, esta deve estar em conformidade com os direitos humanos,
respeitando-os, e deve também estar relacionada com o tema e articulada
à discussão desenvolvida no texto. Nesta competência, portanto, a nota
máxima, 200 (duzentos) pontos visa uma proposta de
intervenção muito bem elaborada e detalhada, relacionada ao tema da
proposta de redação e articulada ao debate desenvolvido na
dissertação-argumentativa.
Deste modo, ao pensar na tese que será
defendida e nos argumentos e estratégias argumentativas que a embasarão,
é preciso refletir também se a proposta de intervenção estará em
consonância com toda a linha argumentativa. Uma orientação é trabalhar, primeiramente, na proposta de intervenção social
e, de acordo com ela, elaborar o ponto de vista e os argumentos
principal e secundários, nunca se esquecendo da parte prática da
proposta de solução, já que esta deve ser verossímil, ou seja, possível
de ser realizada, plausível.
Caso a proposta de intervenção social
esteja explicitada, relacionada ao tema e articulada com o restante da
redação, mas não esteja detalhada, o cumprimento dessa competência será
considerado “bom”; há, ainda, os níveis “mediano” , “insuficiente” (no
qual não há articulação entre a proposta de solução e o restante do
texto), “vago” e o 0 (zero), ou seja, quando não há nenhuma proposta de
intervenção social.
Bons estudos nessa etapa final!
*CAMILA DALLA POZZA PEREIRA
é graduada e mestranda em Letras/Português pela Universidade Estadual
de Campinas (UNICAMP). Atualmente trabalha na área da Educação exercendo
funções relacionadas ao ensino de Língua Portuguesa, Literatura e
Redação. Foi corretora de redação em importantes universidades públicas.
Além disso, também participou de avaliações e produções de vários
materiais didáticos, inclusive prestando serviço ao Ministério da
Educação (MEC).
**Camila é colunista semanal
sobre redação do nosso portal. Seus textos são publicados todas as
quintas! Também é uma das professoras do Programa de Correção de Redação do infoEnem.
Fonte: https://www.infoenem.com.br/redacao-enem-a-importancia-da-proposta-de-intervencao/
Acesso em: 16/10/2015
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