17 de junho de 2015

QUÍMICA PARA O ENEM

Conheça e Entenda as Três Leis de Newton

Por Matheus Andrietta
Neste artigo iremos resumir as três leis de Newton, assunto da disciplina de Física muito importante, não só para resolver problemas do Enem envolvendo o conteúdo de dinâmica, mas também de qualquer outra área da física. Por dinâmica devemos entender a parte da Física Mecânica que envolve o estudo dos corpos e seus movimentos, correlacionando estes às forças que os originam.

geradormemes.com

Primeira lei: princípio de inércia

A primeira lei estabelece que os objetos na natureza não conseguem alterar, por si só, sua velocidade vetorial. Em outras palavras, se um objeto encontra-se inicialmente parado, em relação a um determinado referencial, ele tende a continuar parado; caso contrário, tende a manter sua velocidade constante, numa trajetória retilínea. A essa tendência das coisas a permanecerem em seu repouso ou em Movimento Retilíneo Uniforme nós damos o nome de princípio de inércia, também conhecido como primeira Lei de Newton.

Segunda lei: princípio fundamental da dinâmica

A segunda lei é considerada a lei fundamental da Mecânica. Ela propõe que a alteração da velocidade de um objeto ocorre apenas se houver a aplicação de uma força sobre este objeto. Desta forma, é a aplicação de uma força que permite que haja a alteração do vetor velocidade do objeto. Se lembrarmos de que só é possível haver variação de velocidade caso haja a existência de aceleração, facilmente podemos chegar à segunda lei de Newton, a qual diz que a força resultante sobre um corpo é proporcional à massa desse corpo multiplicada pela aceleração. Em termos matemáticos:
F = m . a
Devemos sempre lembrar que a unidade, no Sistema Internacional, para a força (F) é N (Newtons), enquanto a massa (m) deve estar em quilograma (kg) e a aceleração (a) em m/s2.

Terceira lei: princípio de ação e reação

Todas as forças resultam da interação entre dois ou mais corpos entre si. Exemplificando: se um lápis exerce uma força sobre a mesa (chamada de ação), ele, o lápis, também experimentará uma força (chamada de reação), a qual é resultado da interação com mesa. Sabendo-se que o par formado pela foça de ação e pela de reação está sempre presente na interação entre corpos, podemos enunciar da seguinte forma a terceira lei de Newton: as forças sempre atuam em pares. Desta forma, se um corpo A, ao interagir com o corpo B, gerar uma força sobre este, surgirá em A uma força de mesma intensidade e direção daquela atuante em B, porém de sentido oposto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário