30 de abril de 2015

UNIVERSITÁRIAS DA UVA VISITAM LEI

As estudantes Chisliane Klícia Cavalcante de Oliveira e Isabella Kartty Maia Matos, da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), fizeram uma visita à Escola Egídia para cumprir o "Estágio Supervisionado em Gestão e Ambientes Escolares".

www.edubrazuca.com.br
A disciplina, correspondente ao 6º semestre do curso de Pedagogia, ministrada pelo professor Max Nogueira, exigiu frequência de 40 horas, objetivando conhecer o funcionamento de espaços como o Laboratório Educacional de Informática (LEI).

Na oportunidade, o professor Francimar Lima, coordenador do LEI, apresentou as instalações, os equipamentos e os instrumentais usados para desenvolver o trabalho de apoio aos professores que atuam em sala de aula.

NÃO DEIXE DE CONFERIR ESSAS DICAS!

Redação no Enem: Tipos de Estratégias Argumentativas

Por Camila Dalla Pozza 

A dissertação-argumentativa é um tipo textual da ordem do argumentar, isto é, ao mesmo tempo em que dissertamos sobre um tema temos de convencer o nosso leitor, por meio de argumentos e estratégias argumentativas, de que a nossa tese é a mais adequada ou correta. Portanto, redações no Enem que apenas dissertam fogem do tipo textual requerido pelo exame e, deste modo, zeram na segunda competência “compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa”.

vestibular.mundoeducacao.com

O candidato deve, primeiramente, criar uma tese, ou seja, um ponto de vista acerca do tema abordado pela proposta de redação do Enem e fundamentá-la em argumentos e em estratégias argumentativas a fim de convencer o leitor de que a sua opinião está correta. Lembrem-se que, como escrevemos no última texto desta coluna, não basta opinar, tem de argumentar (Clique aqui para ler o artigo).

Há mais de um tipo de argumento e de estratégias argumentativas as quais o autor de uma dissertação-argumentativa, um artigo opinativo, um editorial ou uma resenha crítica – gêneros da ordem do argumentar – pode recorrer a fim de cumprir o propósito de expor a sua opinião, embasá-la e convencer o seu leitor.

Normalmente, a tradicional dissertação-argumentativa já traz na sua introdução a tese do autor, ou seja, o seu ponto de vista que será defendido ao longo de todo o texto. Para embasar essa tese, o autor pode lançar mão de um ou dois argumentos principais e estratégias argumentativas que os fundamentem:
  • Argumento Concreto: esse tipo de argumento é uma prova cabal do que está sendo dito pelo autor e trata-se de dados estatísticos oriundos de pesquisas confiáveis, fatos reais que comprovam a tese do autor, textos legislativos (leis de todas as instâncias) etc.
  • Argumentos Lógicos: já esse tipo de argumento é oriundo de um raciocínio lógico que estabelece relações de sentido lógicas, como por exemplo, comparações, causa e efeito, deduções, hipóteses, inferências etc.
  • Argumento Autoritário: esse tipo de argumento traz uma citação de uma autoridade, de um especialista sobre o tema abordado pela proposta de redação que pode ser um pesquisador, um professor, um profissional formado na área ou imerso no tema etc.
Alguns autores de livros didáticos e apostilas colocam como tipo de argumento o de consenso, isto é, uma verdade universal, mas gostaríamos de chamar a atenção para esse conceito, pois ele pode nos fazer cair no senso comum.

Esperamos que, com esse exemplos, fique mais fácil a organização e o planejamento das redações dos candidatos ao Enem, pois eles mostram quais estratégias podem ser traçadas, dependendo do tema abordado.


*CAMILA DALLA POZZA PEREIRA é graduada e mestranda em Letras/Português pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente trabalha na área da Educação exercendo funções relacionadas ao ensino de Língua Portuguesa, Literatura e Redação. Foi corretora de redação em em importantes universidades públicas. Além disso, também participou de avaliações e produções de vários materiais didáticos, inclusive prestando serviço ao Ministério da Educação (MEC).
**Camila também é colunista semanal sobre redação e uma das professoras do Programa de Correção de Redação do infoEnem. Um orgulho para nosso portal e um presente para nossos milhares de leitores! Seus artigos são publicados todas às quintas-feiras, não perca!

Fonte: https://www.infoenem.com.br/redacao-no-enem-tipos-de-estrategias-argumentativas/
Acesso em 30/04/2015 

 

29 de abril de 2015

REDAÇÃO PARA O ENEM 2015

Proposta Redação – Jeitinho Brasileiro: Pequenas Corrupções

Por Matheus Andrietta 

Corrupção é um assunto bastante em alta nesse começo de 2015 e o infoEnem está acompanhando trazendo algumas indicações de leitura sobre isso. Você pode ler as recomendações no especial Protestos Políticos e no mais recente artigo com dicas de leitura. 

Mas a corrupção não é apenas recorrente na política e em grandes empresas. O que acontece a níveis organizacionais se mostra como um reflexo de “pequenas” ações corruptas praticadas cotidianamente pelos cidadãos. 

Tanto é comum, que essas ações já receberam, culturalmente, um apelido: jeitinho brasileiro. Esse termo também é conhecido como Lei de Gérson: querer obter vantagem em toda e qualquer situação sem se preocupar com questões éticas e/ou morais. É o que o filósofo Kant chamaria de agir segundo os afetos e não segundo a razão pura. 

Esse estereótipo de malandro já foi usado em diversas obras brasileiras. O primeiro retrato foi o caso da personagem Leonardo do livro Memórias de um Sargento de Milícias de Manuel Antônio de Almeida. A história é narrada no Rio de Janeiro no século XIX, o que nos mostra que esse costume não é algo recente. 

Agora que você já leu e refletiu sobre o assunto, aproveite para realizar uma dissertação-argumentativa seguindo as instruções da proposta abaixo. O tema da redação é: Jeitinho brasileiro: conscientização sobre pequenas corrupções.

Proposta de Redação

Com base na leitura dos seguintes textos motivadores e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em norma culta escrita da língua Portuguesa sobre o tema: “Jeitinho Brasileiro: Conscientização Sobre Pequenas Corrupções“. Apresente uma proposta de intervenção e/ou conscientização social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defender o seu ponto de vista.

TEXTO 1

corrupções
Extraído de https://www.facebook.com/cguonline em 19/02/2014.

TEXTO 2

Quase um em cada quatro brasileiros (23%) afirma que dar dinheiro a um guarda para evitar uma multa não chega a ser um ato corrupto, de acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade Federal de Minas Gerais e o Instituto Vox Populi. Os números refletem o quanto atitudes ilícitas, como essa, de tão enraizados em parte da sociedade brasileira, acabam sendo encarados como parte do cotidiano.
“Muitas pessoas não enxergam o desvio privado como corrupção, só levam em conta a corrupção no ambiente público”, diz o promotor de Justiça Jairo Cruz Moreira. Ele é coordenador nacional da campanha do Ministério Público “O que você tem a ver com a corrupção”, que pretende mostrar como atitudes que muitos consideram normal são, na verdade, um desvirtuamento ético (…).
Aceitar essas pequenas corrupções legitima aceitar grandes corrupções”, afirma o promotor. “Seguindo esse raciocínio, seria algo como um menino que hoje não vê problema em colar na prova ser mais propenso a, mais pra frente, subornar um guarda sem achar que isso é corrupção.”
Segundo a pesquisa da UFMG, 35% dos entrevistados dizem que algumas coisas podem ser um pouco erradas, mas não corruptas, como sonegar impostos quando a taxa é cara demais.
Otimismo: Mas a sondagem também mostra dados positivos, como o fato de 84% dos ouvidos afirmar que, em qualquer situação, existe sempre a chance de a pessoa ser honesta.
A psicóloga Lizete Verillo, diretora da ONG Amarribo (representante no Brasil da Transparência Internacional), afirma que em 12 anos trabalhando com ações anti-corrupção ela nunca esteve tão otimista – e justamente por causa dos jovens. “Quando começamos, havia um distanciamento do jovem em relação à política”, diz Lizete. “Aliás, havia pouco engajamento em relação a tudo, queriam saber mais é de festas. A corrupção não dizia respeito a eles.” “Há dois anos, venho percebendo uma
grande mudança entre os jovens. Estão mais envolvidos, cobrando mais, em diversas áreas, não só da política.”
Para Lizete, esse cenário animador foi criado por diversos fatores, especialmente pela explosão das redes sociais, que são extremamente populares entre os jovens e uma ótima maneira de promover a fiscalização e a mobilização.
Mas se a internet está ajudando os jovens, na opinião da psicóloga, as escolas estão deixando a desejar na hora de incentivar o engajamento e conscientizá-los sobre a corrupção. “Em geral, a escola é muito omissa. Estão apenas começando nesse assunto, com iniciativas isoladas. O que é uma pena, porque agora, com o mensalão, temos um enorme passo para a conscientização, mas que pouco avança se a educação não seguir junto”, diz a diretora. “É preciso ensinar esses jovens a ter ética, transparência e também a exercer cidadania.”
Adaptado de http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2012/11/121024_corrupcao_lista_mdb.shtml em
19/02/2014.

TEXTO 3

A campanha (O que você tem a ver com a corrupção?) se justifica pela necessidade de se educar a sociedade por meio do estímulo à ética, à moralidade e à honestidade, construindo um processo cultural de formação de consciência e de responsabilidade dos cidadãos a partir de três tipos de responsabilidades (…): 1) a responsabilidade para com os próprios atos, ou responsabilidade individual; 2) a responsabilidade para com os atos de terceiros, ou responsabilidade social ou coletiva e; 3) a responsabilidade para com as gerações futuras a partir de um agir consciente. Dessa forma, pretende-se contribuir com a prevenção da ocorrência de novos atos de corrupção e com a consequente diminuição dos processos judiciais e extrajudiciais, por meio da educação das gerações futuras, estimulando, ainda, o encaminhamento de denúncias populares e a efetiva punição de corruptos e corruptores. Além disso, é dever institucional do Ministério Público combater a corrupção, repressiva e preventivamente, estimulando, inclusive, o desempenho das atribuições e das atividades extrajudiciais.
Objetivos: Reduzir a impunidade nacional, ou seja, cobrar a efetiva punição dos corruptos e dos corruptores, abrindo um canal real para oferecimento e encaminhamento de denúncias; educar e estimular as gerações novas através da construção, em longo prazo, de um Brasil mais justo e mais sério, destacando o papel fundamental de nossas próprias condutas diárias; aproveitar momentos do cotidiano infanto-juvenil (família, escola e comunidade) para propiciar a vivência de atividades que os levem a conhecer esses princípios, estimulando-os a praticá-los no seu ambiente de convívio social; divulgar a idéia em locais e acontecimentos informais (sociais, esportivos, campanhas e eventos), possibilitando o alcance da campanha a um público maior.
Extraído de http://www.oquevocetemavercomacorrupcao.com/ em 19/02/2014.
A proposta acima foi retirada do Programa de Correção de Redação Enem 2015 do infoEnem. Para ter sua redação corrigida em até 7 dias por um dos nossos professores especialistas em produção textual, clique aqui e comece agora o Treinamento

Lembre-se que a prática é fundamental para a preparação para redação do Enem! Bons estudos e até a próxima!

Fonte: https://www.infoenem.com.br/proposta-redacao-jeitinho-brasileiro-pequenas-corrupcoes/
Acesso em: 28/04/2015.

 

20 de abril de 2015

ESTUDANTES PUBLICAM VÍDEO


No último dia 09, durante etapa de sensibilização para o projeto "Escola Egídia na Magia dos Contos", o Centro de Multimeios contou com a ajuda dos estudantes Gabriela Rodrigues, Jardênio Moura, Josiane Soares, Mariana Nascimento (3ª série "A"), Jordeane Alves, Manassérgio Galdino, Marília Girão (3ª série C), Paula Jociane, Sandra Valeska e Lyvia Layanne (3ª série D) para promover a encenação do conto popular "O caso do espelho", recontado por Ricardo Azevedo.

Antes da publicação do vídeo, o professor Francimar Lima, coordenador do Laboratório Educacional de Informática, enviou aos responsáveis pelos alunos envolvidos, os termos de autorização para uso de imagem.

Confira a apresentação, clicando na imagem a seguir:


16 de abril de 2015

REDAÇÃO NO ENEM 2015

Tema Redação Enem 2015: Regulamentação da Terceirização

Por Camila Dalla Pozza 

A coluna sobre a redação no Enem de hoje volta à série Temas Relevantes a fim de colocar em evidência um tema que está em debate na mídia e nas redes sociais desde a semana passada, quando o projeto de lei número 4330/04, cuja autoria é do deputado Sandro Mabel (PMDB-GO), foi aprovado pela Câmara dos Deputados, em Brasília: a regulamentação da terceirização de serviços em empresas de todo o país.
sindeepres.org.br
Como trata-se de um tema de cunho social que atinge todos os brasileiros, merece um texto expondo argumentos favoráveis e contrários e incitando o debate entre vocês, leitores, a fim de discuti-lo por meio de estratégias argumentativas, como devemos fazer em dissertações-argumentativas.

No dia 08 de abril, quarta-feira, o referido projeto de lei foi aprovado por 324 deputados favoráveis a 137 votos contrários. Na ocasião, apenas os partidos PT, Psol e PcdoB votaram contra a proposta que previa (pois já houve mudanças recentes, como dissertaremos a seguir) que empresas, públicas e privadas, pudessem terceirizar suas atividades – meio (funções de apoio, como por exemplo, limpeza, jardinagem e segurança) e suas atividades – fim, ou seja, funções principais. No caso de uma montadora, por exemplo, a fabricação de carros; no caso de uma escola, as aulas e a direção.
A proposta inicial previa que apenas empresas especializadas prestassem serviços terceirizados e deveriam pagar 4% do valor do contrato para um seguro que arrecadaria fundos para pagamentos de indenizações trabalhistas; já os encargos trabalhistas, onerosos para as empresas, mas que configuram direitos dos trabalhadores, como PIS/Cofins e o FGTS devem ser recolhidos pelas empresas contratantes.

Na prática, é como se você, empregado com carteira assinada, fosse convidado pelo seu empregador a abrir uma pequena empresa, com CNPJ e, assim, virar uma pessoa jurídica (o famoso PJ) e recomeçar a trabalhar emitindo nota, inclusive. Há muitas pessoas que já atuam como PJ, mas muitas preferem a segurança da carteira assinada.

terceirização 


A proposta previa que essas medidas fossem aplicadas nas empresas e instituições públicas, como estatais, escolas e universidades públicas e demais órgãos públicos, acabando, assim, com os concursos públicos, tão almejados pela estabilidade. No entanto, nessa semana, foi aprovada uma alteração em relação a esse ponto.

Nesse contexto, desde a semana passada, debates acalorados têm movimentado a mídia impressa, televisiva e digital e as redes sociais em todo o país com opiniões favoráveis e contrárias à regulamentação da terceirização e, por esse motivo, esse tema deve ser estudado e analisado pelos candidatos ao Enem 2015.

Além dos debates, manifestações contrárias a esse projeto de lei movimentaram todo o Brasil anteontem, dia 14 de abril. Em várias cidades do país, diversas categorias foram às ruas e promoveram paralisações contra a terceirização: empresas privadas e públicas paralisaram suas atividades, como por exemplo, empresas de transporte público, Correios, em universidades, como a Universidade de São Paulo (USP), metalúrgicas e montadoras de automóveis, bancos, refinarias, polícia militar dentre outras. O portal de notícias UOL noticiou todas as manifestações do dia.

Especialistas e deputados contrários a essa medida afirmam que as relações trabalhistas serão muito prejudicadas caso esse projeto de lei seja sancionado, pois ocorreria uma precarização do trabalho no Brasil, já que os direitos trabalhistas seriam diminuídos, desprotegendo o trabalhador. 

Uma estratégia argumentativa que embasa esse argumento é o resultado de uma pesquisa realizada pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese) em parceria com a Central Única dos Trabalhadores (CUT), divulgada pelo blog do jornalista e professor universitário Leonardo Sakamoto. A pesquisa atestou que trabalhadores terceirizados trabalham, em média, três horas a mais por semana e recebem 27% menos do que um trabalhador registrado. 

assibge.org
O Tribunal Superior do Trabalho também colocou-se contra à medida, afirmando que:
ao permitir a generalização da terceirização para toda a economia e a sociedade, certamente provocará gravíssima lesão social de direitos sociais, trabalhistas e previdenciários no País, com a potencialidade de provocar a migração massiva de milhões de trabalhadores hoje enquadrados como efetivos das empresas e instituições tomadoras de serviços em direção a um novo enquadramento, como trabalhadores terceirizados, deflagrando impressionante redução de valores, direitos e garantias trabalhistas e sociais.
o rebaixamento dramático da remuneração contratual de milhões de concidadãos, além de comprometer o bem estar individual e social de seres humanos e famílias brasileiras, afetará fortemente, de maneira negativa, o mercado interno de trabalho e de consumo, comprometendo um dos principais elementos de destaque no desenvolvimento do País. Com o decréscimo significativo da renda do trabalho ficará comprometida a pujança do mercado interno no Brasil.
Disponíveis em http://blogdosakamoto.blogosfera.uol.com.br/2015/04/06/um-golpe-contra-os-trabalhadores-esta-em-curso-no-congresso-nacional/.
Leonardo Sakamoto, estudioso do tema sobre trabalhos análogos à escravidão, ainda afirma que situações como essas, ilegais e imorais, poderão aumentar caso a terceirização seja regulamentada, já que esta seria um artifício para as empresas fugirem de suas responsabilidades trabalhistas. O professor traz um dado que corrobora seu argumento:
Entre 2010 e 2014, cerca de 90% dos trabalhadores resgatados nos dez maiores flagrantes de trabalho escravo contemporâneo eram terceirizados, conforme dados do Ministério do Trabalho e Emprego. Casos como esses já acontecem em setores como mineração, confecções e manutenção elétrica.
Disponível em http://blogdosakamoto.blogosfera.uol.com.br/2015/04/08/nove-motivos-para-voce-se-preocupar-com-a-nova-lei-da-terceirizacao/.
Já os especialistas e os deputados favoráveis à medida dizem que ela será boa para o Brasil e discordam dos que afirmam que o trabalhador ficará desprotegido. Paulo Skaf, presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – FIESP, do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo-CIESP e do Conselho Deliberativo do SEBRAE-SP, em artigo publicado, defende a regulamentação da terceirização argumentando que haverá fiscalização por parte da empresa contratante da empresa contratada (terceirizada) e que haverá consequências caso algo seja descumprido. Para o empresário, há modernidade na medida e esta incentivará o empreendedorismo.
assibge.org
Outros argumentos favoráveis, nessa direção, apontam para um aumento do número de empregos no país aliviando, assim, a carga tributária sobre a iniciativa privada. Segundo Erly Domingues de Syllos, 1º vice-diretor do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp),
Com a lei aprovada, há pesquisa indicando que serão gerados 700 mil novos empregos em São Paulo e no Brasil 3 milhões. É um número interessante. Considere ainda o fato de que no país há pelo menos 1 milhão de empresas prestadoras de serviços terceirizados e que gera cerca de 15 milhões de empregos formais”.
Disponível em http://www.cruzeirodosul.inf.br/materia/603812/projeto-da-terceirizacao-divide-opinioes.
E quanto a você, leitor do infoEnem, o que pensa em relação à regulamentação das tercerizações no Brasil? Sua opinião é contrária ou favorável?


*CAMILA DALLA POZZA PEREIRA é graduada e mestranda em Letras/Português pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente trabalha na área da Educação exercendo funções relacionadas ao ensino de Língua Portuguesa, Literatura e Redação. Foi corretora de redação em em importantes universidades públicas. Além disso, também participou de avaliações e produções de vários materiais didáticos, inclusive prestando serviço ao Ministério da Educação (MEC).
**Camila também é colunista semanal sobre redação e uma das professoras do Programa de Correção de Redação do infoEnem. Um orgulho para nosso portal e um presente para nossos milhares de leitores! Seus artigos são publicados todas às quintas-feiras, não perca!
  
Acesso em: 16/04/2015


ESTEJA ATENTO!

Inscrições Sisutec 2015 São Adiadas, Veja Novo Calendário 

O Ministério da Educação (MEC) adiou novamente o período de inscrições do Sisutec 2015. Conforme retificação do edital do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica, publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira (14), o prazo de inscrições ocorrerá entre 22 a 26 de junho.
blogdoenem.com.br

Esta foi a segunda vez que o MEC retardou a realização do programa. A previsão inicial, dada em fevereiro, era para que as inscrições ocorressem a partir de 24 de março. Ainda em fevereiro a pasta alterou o edital, adiando o início do processo seletivo para o dia 5 de maio. 

De acordo com o Ministério, essa nova prorrogação do Sisutec 2015 se justifica por “procedimentos decorrentes da aprovação do orçamento federal” e pela solicitação de inúmeras instituições de ensino participantes do programa, para que o cronograma do sistema seja alinhado com o calendário de tais unidades de ensino.

Vale esclarecer que, com a mudança nos prazos, teremos somente um processo seletivo do Sisutec neste ano. O programa havia sido lançado pelo governo no segundo período letivo de 2013, sendo realizado semestralmente de lá para cá, contando com duas edições no ano passado.

Cronograma Sisutec 2015
Evento Data
Inscrições 22 a 26 de junho
Resultado 1ª Chamada 30 de junho
Matrícula 1ª Chamada 01 a 03 de julho
Resultado 2ª Chamada 07 de julho
Matrícula 2ª Chamada 08 a 10 de julho
Inscrições Vagas Ociosas 13 a 26 de julho
Início das Aulas 27 de julho a 31 de agosto

Conforme o novo cronograma, após as inscrições, a primeira chamada será realizada na data de 30 de junho, com matrícula dos aprovados entre os dias 1 e 3 de julho. O resultado da segunda convocação, por sua vez, será liberado em 7 de julho, com registro dos selecionados no prazo que vai de 8 a 10 do mesmo mês.

Passada a etapa das convocações, o sistema online será reaberto para inscrições em vagas remanescentes, que permanecerão disponíveis no período de 13 a 26 de julho. O início das aulas deve ocorrer, no máximo, até 31 de agosto.

O Sisutec oferece vagas em cursos gratuitos de ensino técnico e profissionalizante em diversas instituições, privadas e públicas. O sistema utiliza exclusivamente o Exame Nacional do Ensino Médio como forma de seleção. Nesta próxima edição, serão válidas as notas dos candidatos no Enem 2014.

Acesso em: 16/04/2015

 

VOCÊ SABIA?

Aparelhos Eletrônicos e Estudo 
Não Combinam! 
Por Fernando Buglia


O cérebro humano, sem dúvida alguma, é a maquina mais impressionante que existe. A complexidade de seu funcionamento dá a qualquer pessoa, dedicada o bastante, a possibilidade de aprender qualquer coisa que queira!
Entretanto, a mesma complexidade que traz essas incríveis possibilidades pode pregar verdadeiras “peças” e dificultar a realização de tarefas aparentemente simples. Como assim? Paradoxalmente, o mesmo cérebro que permite um garoto a desenvolver táticas de guerra num complicado jogo online, também pode impedi-lo de manter a concentração na hora dos estudos.

identidadenet.wordpress.com
Dentre várias orientações que já demos, um alerta tem fundamental importância nestes casos: A distração que aparelhos eletrônicos podem provocar. Grupos de Whatsapp, conversas e trocas de mensagem no Facebook, jogos, smartphones etc… Tudo isso, infelizmente, costuma desviar a atenção dos jovens. 

Para não cair nessas armadilhas, o importante é utilizar duas grandes virtudes quando abrir os livros: determinação e disciplina. Se incluí-las na rotina pode ser algo difícil para você, não enxergamos outra saída, o jeito é desligar todos os aparelhos eletrônicos que possam, de uma forma ou de outra, prejudicar sua preparação. 

“Mas não posso nem dar uma olhadinha de 5 minutos no Facebook?”
Não! Hora de estudo é hora de estudo. Pode ser realmente incômodo no começo, mas com o passar do tempo com certeza irá se acostumar. E sua atenção e concentração, é claro, agradecem.

Caso não siga essas instruções, possivelmente comprometerá a qualidade e a fixação dos conteúdos que está “tentando” estudar.

Acesso em: 16/04/2015

15 de abril de 2015

ESTUDANTES DA UECE VISITAM LEI

Na manhã do último dia 15, as estudantes Nirly e Gleidiane, do curso de Letras da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos de Limoeiro do Norte visitaram o Laboratório Educacional de Informática da Escola Egídia para conhecer o funcionamento e a utilização da lousa digital interativa "ActivBoard Promethean".

agvendapinheiro-m.ccems.p
Na oportunidade, os professores Cleoneide Andrade, Evanildo Cavalcante, Francimar Lima e Isabel Cecília realizaram demonstrações de alguns recursos disponibilizados pelo equipamento e falaram um pouco sobre a aquisição desse importante equipamento para o enriquecimento do processo de ensino-aprendizagem.

Segundo a estudante Nirliane Holanda, a proposta de trabalho das universitárias, orientadas pela professora Ana Maria, da disciplina "Oficina VI", "consiste em construir um projeto de intervenção, utilizando a lousa digital como ferramenta de ensino, em detrimento do papel do professor e de toda a comunidade escolar, diante das multimodalidades tecnológicas".


27 de março de 2015

ENEM 2015 - PREPARE-SE PARA A REDAÇÃO

Redação Enem 2015: Variedades Linguísticas

Caro leitor,

Imagine que, em um mesmo dia de sábado, você tem dois compromissos: um churrasco na hora do almoço, em uma chácara com piscina e, à noite, um casamento religioso e a recepção em um salão de festas. Você iria com a mesma roupa nos dois eventos?

As normas de etiqueta e de decoro (relativo ao comportamento) nos orientam, juntamente com o bom senso, a não irmos com a mesma roupa a um churrasco na hora do almoço e a um casamento à noite, pois o primeiro evento é de caráter informal e o segundo é de caráter formal. Ao churrasco, podemos ir com roupas informais e do dia a dia, até podemos levar roupas de banho, pois, no nosso caso, há uma piscina que é sempre bem vinda. Por outro lado, o casamento requer uma vestimenta formal, no mínimo um traje esporte fino (dependendo do desejo dos noivos, diga-se de passagem), pois trata-se de uma cerimônia religiosa (a qual devemos respeitar, inclusive, na nossas escolhas de roupa) e de uma festa mais elaborada.

Agora, prezado leitor, imagine que você, em um mesmo dia, tem uma entrevista de emprego no fim da tarde e um amigo lhe convidou para ir a um barzinho no início da noite. Você pode até ir com a mesma roupa em ambos os compromissos, já que um será em seguida do outro e talvez não haja tempo para passar em casa, tomar um banho e trocar de roupa (os homens podem tirar a gravata e as mulheres podem realçar a maquiagem, por exemplo, para irem ao barzinho), mas em relação a linguagem, você falaria com o entrevistador do mesmo jeito que conversa com o seu amigo?

A Linguística diz que não. Há duas modalidades de língua, a oral e a escrita e, em paralelo, há duas variedades: a formal e a informal. Dentro dessas variedades, há outras mais relacionadas a aspectos geográficos (urbana e rural), de gênero (homem e mulher e as gírias dos diversos grupos de representação como gays, transexual, travestis etc), sociais, econômicos dentre outros.

Assim, devemos seguir as modalidades e as variedades requeridas pelo contexto no qual estamos inseridos. Em uma entrevista de emprego, por exemplo, devemos falar de modo formal, já que estamos conversando com alguém que está nos avaliando e que, provavelmente, caso a entrevista seja positiva, será o nosso superior na hierarquia da empresa. Já em um encontro com amigos em um barzinho, por exemplo, estaremos conversando com uma pessoa igual a nós, isto é, do mesmo nível e, portanto, podemos falar de modo informal.
variedades-lingusticas
O mesmo ocorre ao escrevermos. Você escreveria, na mesma variedade linguística, uma mensagem por e-mail para o seu professor da universidade e outra mensagem para um amigo? Não. Apesar de ambas estarem na modalidade escrita, as variedades podem ser diferentes e são, pois sempre tendemos a nos adequarmos à situação de comunicação.

Em uma mensagem para o professor da universidade, devemos nos dirigir com polidez, com respeito, ou seja, de maneira formal; já em uma mensagem para um amigo, também devemos mostrar respeito, mas podemos fazê-lo com mais intimidade, carinho e, portanto, de maneira informal.

Esses exemplos foram postos para fazermos com que você, leitor, reflita acerca da variedade linguística existente no Brasil e sobre como devemos nos adequar nas mais diversas situações de comunicação, orais e escritas, nas quais estamos envolvidos no nosso dia a dia.

Na redação do Enem 2015, por se tratar de uma situação avaliativa na qual devemos escrever uma dissertação-argumentativa, isto é, um tipo textual de caráter escrito e formal, devemos atentar às regras gramaticais da Língua Portuguesa e seguir determinados padrões. Não devemos escrever gêneros formais como escrevemos gêneros informais, para interlocutores íntimos.

Durante a semana passada, o Jornal Hoje, da rede Globo, exibiu uma série de reportagens a respeito da língua que falamos no Brasil e tratou, de maneira quase inédita, das variedades linguísticas brasileiras. O “quase inéditas” deve-se ao fato de haver, nas reportagens, entrevistas de linguistas como Ataliba Teixeira de Castilho (professor da USP e UNICAMP) e Rodolfo Ilari (UNICAMP) explicando que não há certo e errado e sim adequado e inadequado dependendo do contexto da situação de comunicação no qual estamos inseridos. Falas de linguistas, normalmente, não são incluídas em matérias jornalísticas sobre língua e linguagem no nosso país; esperemos que esse seja o início de uma mudança.

Deste modo, caro leitor, esperamos que tenhamos contribuído para a sua reflexão acerca da adequação no momento de falar e escrever.


*CAMILA DALLA POZZA PEREIRA é graduada e mestranda em Letras/Português pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente trabalha na área da Educação exercendo funções relacionadas ao ensino de Língua Portuguesa, Literatura e Redação. Foi corretora de redação em em importantes universidades públicas. Além disso, também participou de avaliações e produções de vários materiais didáticos, inclusive prestando serviço ao Ministério da Educação (MEC).
**Camila também é colunista semanal sobre redação do infoEnem. Um orgulho para nosso portal e um presente para nossos milhares de leitores! Seus artigos serão publicados todas às quintas-feiras, não percam!

Fonte: https://www.infoenem.com.br/redacao-enem-2015-variedades-linguisticas/
Acesso em: 27/03/2015

 

23 de março de 2015

ENEM 2015 - ESTEJA ATENTO!

Dicas de Leitura Enem 2015 – Protestos Políticos

Por Matheus Andrietta 

O último final de semana foi marcado por muitas manifestações políticas. Entre os principais tópicos discutidos apareceram corrupção, impeachment e intervenção militar, que possivelmente devem cair no Enem 2015. Por isso, separamos alguns conteúdos para você entender melhor como esses processos funcionam e as origens e motivos de algumas reivindicações.

Corrupção

Tirinha Corrupção
O historiador Leandro Karnal comenta sobre o processo de corrupção estrutural no Brasil nesse trecho de uma entrevista para o Jornal da Cultura em dezembro de 2014. Em menos de 3 minutos de vídeo, Karnal dá uma aula sobre corrupção. Confira.
Para prolongar a discussão sobre a corrupção estrutural, vale a pena ler esse artigo escrito pelo deputado federal pelo PSOL-RJ Jean Wyllys na Carta Capital. Leia aqui.

Intervenção militar

A Revista Superinteressante criou uma linha do tempo super bacana para explicar o período de Ditadura Militar no Brasil. Além disso, você pode realizar um teste que simula o que aconteceria com você dependendo das suas atitudes se você vivesse sob um regime militar. Acesse.
Já se quiser ver algumas cenas para entender melhor como era o Brasil na época da Ditadura, reveja nosso artigo do Portal InfoEnem que contém indicações de filmes sobre o Regime Militar.

Impeachment

Nessa reportagem do Jornal El País, o processo de impeachment é explicado e as chances da Presidenta Dilma ter seu mandado impugnado são analisadas segundo a Constituição Brasileira.
Já a Revista Mundo Estranho organizou um artigo bem didático que explica o processo de impeachment do governo Collor em 1992. Entenda o caso lendo esta matéria.
Recomendamos uma pesquisa bem atenciosa sobre os temas propostos para uma boa formação cidadã com análise crítica sobre os fatos da atualidade. Continue nos acompanhando para receber sempre as melhores indicações de estudo.

Fonte: https://www.infoenem.com.br/dicas-de-leitura-enem-2015-protestos-politicos/
Acesso em: 23/03/2015.

20 de março de 2015

REDAÇÃO NO ENEM

Redação do Enem: A Importância de Dominar a Norma Culta

A redação do Enem é avaliada pelos corretores de acordo com uma grade de correção composta por cinco competências, todas igualmente importantes, mas de uns anos para cá temos a impressão de que houve um acréscimo de rigor na avaliação referente a competência número um que avalia o domínio, por parte do candidato, da norma culta da Língua Portuguesa.

O enunciado da competência número um ressalta que a redação deve demonstrar que o candidato domina os seguintes requisitos da ordem textual: coesão, coerência, sequenciação e informatividade.
 
Consequentemente, a dissertação-argumentativa não deve conter traços de oralidade e/ou informalidade e deve ter precisão vocabular e obedecer às regras de concordância verbal e nominal, regência verbal e nominal, pontuação, flexão de nomes e verbos, colocação de pronomes oblíquos (átonos e tônicos), grafia das palavras (acentuação e emprego de letras maiúsculas e minúsculas) e divisão silábica na mudança de linhas.

Quanto mais o candidato dominar a norma culta da língua, mais chances ele possui de atingir, nesta competência, a nota máxima. Porém, diferentemente de demais vestibulares que atribuem boas notas para textos com poucos desvios que não atrapalham a leitura geral, o Enem concede nota máxima nesta competência somente para as redações que não apresentam nenhum desvio da modalidade escrita.

A descrição da nota máxima – 200 pontos – menciona casos excepcionais e não reincidentes, mas o que temos observado das correções divulgadas é que apenas redações sem nenhum desvio ganham nota máxima nesta competência e no total.

Talvez essa mudança seja devido ao fato de a imprensa ter criticado duramente correções que atribuíram notas máximas a redações que continham alguns desvios da modalidade escrita, porém essa é apenas uma hipótese.

O fato é que, com esse rigor, é necessário que o candidato atente à sua escrita e tenha certeza de que domina a norma culta da Língua Portuguesa. A leitura é parte essencial nesse processo; deve-se ler prestando atenção na escrita das palavras, na concordância verbal e nominal, na regência dos verbos, na colocação de pronomes etc. Ler e escrever, atentamente, é fundamental para dominar, cada vez mais, a modalidade escrita e o dicionário e uma gramática de qualidade são grandes aliados nessa tarefa.


*CAMILA DALLA POZZA PEREIRA é graduada e mestranda em Letras/Português pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente trabalha na área da Educação exercendo funções relacionadas ao ensino de Língua Portuguesa, Literatura e Redação. Foi corretora de redação em em importantes universidades públicas. Além disso, também participou de avaliações e produções de vários materiais didáticos, inclusive prestando serviço ao Ministério da Educação (MEC).
**Camila também é colunista semanal sobre redação do infoEnem. Um orgulho para nosso portal e um presente para nossos milhares de leitores! Seus artigos serão publicados todas às quintas-feiras, não percam!

Fonte: https://www.infoenem.com.br/redacao-do-enem-a-importancia-de-dominar-a-norma-culta/ Acesso em: 20/03/2015.

13 de março de 2015

PACTO PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO

www.ufpi.com.br
Nos últimos dias 10 e 12, os professores Adalberto Saraiva e Aurilânio Nobre realizaram encontro formativo referente à 2ª etapa do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio, nas dependências do Laboratório Educacional de Informática.


Divididos em grupos, estiveram reunidos 17 cursistas que obtiveram informações sobre o curso e realizaram discussões e apresentações, socializando os conhecimentos adquiridos a partir de estudos do caderno 1 "Organização do Trabalho Pedagógico no Ensino Médio".





10 de março de 2015

GEOPOLÍTICA NO ENEM

Geopolítica no Enem: Relações Étnico-Raciais

Por Matheus Andrietta 

A Lei 11645 de 2008 “estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”.

O Enem, a cada ano, tem ajudado a moldar o currículo do Ensino Médio. Estudamos o que é cobrado na prova. Dessa forma, o exame se torna uma oportunidade de conhecer e discutir conteúdos e ideias.

As relações étnico-raciais são uma questão importante a serem trabalhadas em sala de aula e exigidas no Enem. É a partir disso que refletimos sobre ações afirmativas como cotas raciais, representação identitária, convivência e respeito às diferenças culturas, crenças, cultos e tradições. 

Para iniciar, vamos entender a diferença dos significados de etnia e raça. 

Raça compreende os aspectos morfológicos como estatura física, cor de pele, cabelo etc. Etnia é mais amplo e compreende, além da raça, os aspectos culturais como religião, idioma e tradições. 

Devido à riqueza do assunto, separamos algumas leituras importantes que guiarão seu estudo na área. Vamos lá:
  • No Portal Namu, a psicóloga Vanessa Andrade comenta sobre o projeto Afrobetizar que tem como objetivo a valorização da cultura africana. Confira aqui.
  • A secretaria de educação da Bahia traz em sua página explicações, programas, exemplos de ações e materiais de aula sobre o tema.
  • Este link da UNESCO trata sobre a discriminação racial no Brasil e contém as principais ações em prol das relações étnico-raciais.
  • A Revista Fórum traz nesta matéria um estudo sobre os resultados do sistema de cotas após 10 anos de implementação.
  • O Pragmatismo Político traz a opinião de um juiz federal sobre as cotas raciais. Leitura interessantíssima.
  • E, por último, trazemos aqui as diretrizes curriculares para a educação das relações étnico-raciais elaboradas pelo próprio Ministério da Educação.
Acreditamos que, com essa coletânea de leituras, você esteja mais preparado para entender a temática e se aperfeiçoar no estudo das relações étnico-raciais. 

Em breve traremos uma questão da última edição do Enem que trata desse assunto, acompanhada da resolução e comentários do nosso professor de geografia. Não perca!

Fonte: https://www.infoenem.com.br/geopolitica-no-enem-relacoes-etnico-raciais/ 
Acesso em: 10 /03/2015.