Redação no Enem: Cuidados com a 2ª Competência
noticias.universia.com.br |
“Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa”.
Esse é o descritor da segunda competência
que avalia as redações escritas pelos candidatos ao ENEM, um longo
descritor, diga-se de passagem, que pode ser dividido em três partes:
- compreender a proposta de redação
- aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema
- dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa
A primeira parte,
“compreender a proposta de redação”, diz respeito ao fato de toda a
prova de redação ser uma prova de leitura e escrita e não só de escrita,
já que o candidato deve entender o tema e seu comando e o recorte
temático proposto pela coletânea de textos motivadores. Trata-se do
primeiro passo para escrever um texto autônomo e autoral.
A segunda parte,
por sua vez, trata-se da aplicação de conceitos de várias áreas do
conhecimento a fim de desenvolver o tema, isto é, o candidato deve
relacionar o tema com áreas como sociologia, história, biologia,
filosofia, literatura, economia, política etc, mas desde que essa
relação seja plausível.
Não adianta relacionar o tema a uma
determinada área de conhecimento ou a um determinado autor apenas para
cumprir com parte da segunda competência se essa relação não for
pertinente e possível. Além disso, o candidato ao ENEM, neste momento,
deve fugir dos clichês e dos sensos comuns, já que muitos, apenas para
pontuar nesse descritor, acabam “apelando” para o capitalismo,
globalização, mídia, propaganda dentre outros “conhecidos vilões” para
qualquer tema.
Há candidatos que se apegam tanto a uma determinada
área de conhecimento ou a determinada citação de um autor específico
que recorre a isso em todas as propostas de redação, independentemente
do tema, dando a ideia de que deseja “forçar” uma teia de relações.
Citações como a de Milton Santos – “a globalização está se impondo como
uma fábrica de perversidades” – circula em inúmeras
dissertações-argumentativas mesmo que o tema não tenha nada ou muito a
ver com globalização.
Já a terceira e última parte
da segunda competência diz respeito à obediência e ao cumprimento do
tipo textual dissertativo-argumentativo, sobre o qual já escrevemos
vários textos.
A publicação de hoje teve como objetivo alertar os
candidatos ao ENEM para o detalhe da segunda parte do descritor da
segunda competência avaliativa da redação.
Até mais!
*CAMILA DALLA POZZA PEREIRA
é graduada e mestranda em Letras/Português pela Universidade Estadual
de Campinas (UNICAMP). Atualmente trabalha na área da Educação exercendo
funções relacionadas ao ensino de Língua Portuguesa, Literatura e
Redação. Foi corretora de redação em importantes universidades públicas.
Além disso, também participou de avaliações e produções de vários
materiais didáticos, inclusive prestando serviço ao Ministério da
Educação (MEC).
**Camila é colunista semanal
sobre redação do nosso portal. Seus textos são publicados todas as
quintas! Também é uma das professoras do Programa de Correção de Redação do infoEnem.
Fonte: https://www.infoenem.com.br/redacao-no-enem-cuidados-com-a-2a-competencia/
Acesso em: 12/11/2015
Nenhum comentário:
Postar um comentário