29 de setembro de 2014

ENEM 2014 - ATENÇÃO ÀS DICAS!

6 técnicas para ler mais rápido no Enem

Quem já prestou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou fez simulados nesse modelo já deve ter percebido que a prova tem textos de apoio e enunciados bem longos. Muitas vezes, inclusive, os candidatos não conseguem fazer todas as questões por falta de tempo. Por essa razão, preparamos algumas dicas para você conseguir ler e interpretar os textos do Enem com maior rapidez. 

noticias.universia.com.br

1) Leia a questão antes do enunciado

Ao ler um texto, já sabendo qual a informação que deseja encontrar, você conseguirá ler mais rápido as partes que não fazem tanta importância para responder a questão, e com mais atenção o trecho que contém a informação desejada.

2) Leia mentalmente

É claro que, por ser um vestibular, você não poderá ler em voz alta. Entretanto, muitas pessoas têm o costume de ler baixinho ou mexendo a boca como se imitasse a fala. Essa ação retarda a leitura, já que seu cérebro precisa processar a informação e distribui-la aos músculos responsáveis pela fala.

3) Use a caneta para acompanhar a leitura

Ao fazer isso, você evita perder em qual ponto parou a leitura ou se confundir com as linhas, economizando tempo em caso de algum tipo de distração, como o aviso de tempo restante pelo fiscal ou algum barulho na sala.

4) Não se aproxime muito da folha

Evite ficar com os olhos muito próximos da folha. Mantenha uma boa postura na cadeira e leia de longe. Isso irá aumentar o seu campo de visão. Caso tenha alguma deficiência visual, como miopia ou astigmatismo, não esqueça de usar óculos adequados na prova. Se ainda não tem ou está com grau defasado, aproveite essas últimas semanas para procurar um médico e corrigir isso.

5) Não se mexa muito

Não mexa muito a cabeça ou os olhos para acompanhar a leitura. Ao fazer isso por horas, pode te causar enjôo, tontura ou embaraço da vista, o que, além de atrapalhar a leitura, pode comprometer todo seu desempenho na prova.

6) Não leia sem entender

De nada adianta as dicas acima se você ler mais rápido do que é capaz de interpretar. Se isso acontecer, você acabará tendo que ler uma segunda vez, o que fará perder ainda mais tempo. Por isso, treine essas técnicas ao estudar e fazer questões, para que, no dia do exame, você saiba qual o seu tempo ideal de leitura. 

Fonte: http://www.infoenem.com.br/6-tecnicas-para-ler-mais-rapido-no-enem/
Acesso em 29 set. 2014, às 18h47

APROVEITE ESSAS DICAS

Dica de Língua Portuguesa - uso da preposição "a"

“Procuradoria Geral da República não pretende liberar conteúdo das declarações feitas por Paulo Roberto Costa à Polícia Federal e ao MPF.”

Num veículo de comunicação impresso de Londrina, PR, havia essa frase na “linha fina” da manchete. A princípio, senti um ruído na comunicação, ou seja, senti dificuldade de entender o significado dela. O motivo disso está no uso da preposição “a” diante de “Polícia Federal”, representada pelo acento indicador de crase – à –, e de “MPF”, representada pela combinação dela com o artigo “o”. Vejamos o porquê:
Preposição é um elemento de ligação. Jamais uma preposição será usada sozinha; sempre será exigida por um termo da frase – denominado de regente – e se ligará a outro termo – denominado de regido – que lhe dará o sentido pretendido. Por exemplo, se se quiser dar o sentido de causa, pode-se unir o regente ao regido por meio da preposição “por”: “Preso por corrupção”; ou “de”: “Morreu de câncer”.

A preposição “a” é uma das mais ricas de significado da Língua Portuguesa. Ela se liga a centenas e centenas de termos e representa inúmeros significados. Na frase apresentada, há dois termos regentes da preposição “a”: “liberar” e “fazer”: Quem libera, libera algo a alguém; Quem faz, faz algo a alguém. E é aí que reside o problema de interpretação da frase. Leiamo-la novamente:
Procuradoria Geral da República não pretende liberar conteúdo das declarações feitas por Paulo Roberto Costa à Polícia Federal e ao MPF.
“Quem libera, libera algo”. A Procuradoria Geral da República não pretende liberar algo – o conteúdo das declarações feitas por Paulo Roberto Costa. “Quem faz, faz algo”: Paulo Roberto Costa fez declarações”. Ocorre, porém, que ambos os verbos pedem um segundo complemento, encabeçado pela preposição “a”, e que, na frase apresentada, podem ser os mesmos termos: Polícia Federal e MPF. Observe:
- Procuradoria Geral da República não pretende liberar à Polícia Federal e ao MPF conteúdo das declarações feitas por Paulo Roberto Costa.

- Procuradoria Geral da República não pretende liberar conteúdo das declarações feitas à Polícia Federal e ao MPF por Paulo Roberto Costa.


Qual dos significados foi pretendido pelo autor. Somente a frase não traz clareza, mas, lendo a reportagem toda, passa-se a saber que as declarações foram feitas à PF e ao MPF. Os termos regidos pela preposição “a” deveriam ser, então, colocados ao lado do termo regente, para evitar a ambiguidade:
- Procuradoria Geral da República não pretende liberar conteúdo das declarações feitas à Polícia Federal e ao MPF por Paulo Roberto Costa.

- Procuradoria Geral da República não pretende liberar conteúdo das declarações de Paulo Roberto Costa feitas à Polícia Federal e ao MPF.

Perceba como o uso equivocado de uma única preposição pode tornar a frase ambígua e confundir o leitor. Preste muita atenção durante o Enem, pois tal conteúdo pode aparecer em questões de Linguagens e Códigos e lhe atrapalhar na escrita da Redação.
Bons estudos!

Sobre o autor: Dilson Catarino é professor de português e também proprietário do site Gramática Online, onde publica diariamente artigos como este, solucionando dúvidas sobre nossa Língua.
*Agradecemos ao prof. Dilson pelo esclarecedor artigo. 

Fonte: http://www.infoenem.com.br/dica-de-lingua-portuguesa-uso-da-preposicao-a/
Acesso em 29 set. 2014, às 10h21

ENEM 2014 - CONFIRA MAIS UMA DICA

 Confira 3 sites para melhorar seu Inglês para o Enem 2014

Semana passada, propomos um exercício para estudo de línguas estrangeiras (inglês e espanhol) para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Caso ainda não tenha visto, confira aqui o artigo.
Como o próprio exercício já deixa claro, a leitura é essencial para aumento de vocabulário. Caso tenha optado pelo Inglês para a realização das provas, é hora de manter contato com o idioma e melhorar seu estudo nessa reta final.
Por isso, preparamos uma lista de sites que irão te auxiliar. Veja abaixo cada um deles e suas respectivas funções para escolher os que melhor se encaixam no seu nível de conhecimento do idioma.

1) BBC – Aprenda inglês

Link: bbc.co.uk/portuguese/topicos/aprenda_ingles/
Nessa aba, o site do Jornal BBC Brasil utiliza suas próprias notícias e reportagens para preparar atividades de inglês, tradução de palavras-chave, áudio e outras ferramentas para leitura e interpretação do texto. Seu uso é mais adequado para quem tem nenhum ou pouco conhecimento em inglês.

2) Verbix

Link: verbix.com/languages/english.shtml
Nesse site, você insere um verbo no infinitivo e ele é automaticamente conjugado em tempo, pessoa e modo. Além de ser um ótimo auxílio, principalmente para conjugação dos verbos irregulares, utilizar o site irá te familiarizar com a gramática inglesa.

3) Daily Writing Tips

Link: dailywritingtips.com/
Como o próprio nome já diz, esse site traz, diariamente, dicas de inglês. Se você já tem um pouco de conhecimento no idioma, acompanhar as postagens do site irá tirar suas dúvidas sobre regras gramaticais, palavras que têm funções semelhantes, ortografia, entre outras. Além de se aproximar ainda mais da língua inglesa, esse portal irá aprimorar, consideravelmente, seu nível de inglês, sendo útil, inclusive, para depois do vestibular.
Esperamos que nossas indicações sejam muito úteis na sua preparação prova de Inglês do Enem. Caso tenha escolhido a opção Espanhol, fique atento, pois em breve indicaremos sites para estudo de Espanhol. 

Fonte: http://www.infoenem.com.br/confira-3-sites-para-melhorar-seu-ingles-para-o-enem-2014/
Acesso em 29 set. 2014, às 10h17

ENEM 2014 - DICAS "DA HORA"

 Redação do Enem: há teses corretas e teses erradas?

O Enem 2014 está se aproximando e este é um bom momento para desmistificarmos algumas falácias acerca da sua prova de redação.

Uma ideia falaciosa que há muito tempo está entre alunos é a de que existem teses corretas, que devem ser colocadas em dissertações-argumentativas, e teses erradas, que devem ser evitadas. No que diz respeito ao Enem, muitos acreditam que teses que vão contra o Governo Federal não devem ser escritas, já que o exame é uma política pública de ensino e de acesso à universidade do Governo Federal.

Em vestibulares sérios e no Enem as bancas elaboradora e corretora não esperam uma determinada tese, já que qualquer opinião pode ser posta e defendida, desde que haja consonância entre a redação e a proposta e fundamentação consistente em argumentos e estratégias argumentativas.

Porém, isto não significa que toda e qualquer tese possui o mesmo peso em uma proposta de redação. Teses óbvias, pautadas no senso comum ou em preconceitos, por exemplo, não possuem um bom potencial, já que não são originais, são facilmente derrubadas e ferem os direitos humanos.

Assim, o candidato deve escolher uma tese defensável, mas que se distancie do senso comum, pois estas não demonstram uma adequada capacidade argumentativa. A tese ideal é aquela que se aprofunda no tema, desenvolvendo-o de uma maneira objetiva, mas completa; a tese ideal é aquela que explora o tema e o aproveita da melhor forma possível.

Elaborar teses a respeito de assuntos polêmicos ajuda a analisarmos e a refletirmos acerca dos nossos pontos de vista e do nosso embasamento argumentativo, já que o objetivo de uma dissertação-argumentativa é convencer o leitor.

Temas como descriminalização da maconha e demais drogas, legalização do aborto, diminuição da maioridade penal, casamento homoafetivo, racismo, preconceito religioso, estado laico etc estão em alta, principalmente neste período eleitoral, e devem ser tratados profundamente, sendo explorados em todas as suas instâncias e aspectos.
  • Você é a favor da descriminalização da maconha e demais drogas? Sim? Não? Por quê?
  • Você é a favor da legalização do aborto? Sim? Não? Por quê?
  • Você é a favor da diminuição da maioridade penal? Sim? Não? Por quê?
E por aí vai. Lembrem-se de pensar não apenas no seu principal argumento, mas também nos possíveis contra-argumentos para que haja o devido embate ideológico.


*CAMILA DALLA POZZA PEREIRA é graduada e mestranda em Letras/Português pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente trabalha na área da Educação exercendo funções relacionadas ao ensino de Língua Portuguesa, Literatura e Redação. Foi corretora de redação em em importantes universidades públicas. Além disso, também participou de avaliações e produções de vários materiais didáticos, inclusive prestando serviço ao Ministério da Educação (MEC).
**Camila também é colunista semanal sobre redação do infoEnem. Um orgulho para nosso portal e um presente para nossos milhares de leitores! Seus artigos serão publicados todas às quintas-feiras, não percam!

Fonte: http://www.infoenem.com.br/redacao-do-enem-ha-teses-corretas-e-teses-erradas/
Acesso em 29 set. 2014, às 10h13

25 de setembro de 2014

LIVRO VIRTUAL - MANIA DE ESCREVER

Os textos que compõem o livro virtual "Mania de Escrever" são fruto da oficina pedagógica do projeto "É tempo de ler" e da seleção de composições elaboradas para a Olimpíada de Língua Portuguesa 2014.

Aprecie mais uma produção de estudantes da Escola Egídia. Leia  e deixe seus comentários.

Tenha uma boa leitura!

22 de setembro de 2014

FEIRA ARTÍSTICA, CULTURAL E CIENTÍFICA

A EEFM Egídia Cavalcante Chagas realizará sua Feira Artística, Cultural e Científica, nos próximos dias 25 e 26.

No dia 25, além da abertura, serão expostos trabalhos de alunos da 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (noite).


Durante o dia 26, será a vez das turmas da manhã e da tarde.

A exposição está prevista para ser encerrada às 15h30, seguida da premiação dos melhores projetos.

Venha participar desse evento e prestigie o talento de nossos estudantes.

19 de setembro de 2014

DICAS "DA HORA" - REDAÇÃO NO ENEM

Nos dias 8 e 9 de novembro acontecerá a 17ª edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e a ansiedade dos candidatos em relação aos estudos e em relação aos dias de aplicação propriamente ditos tende a aumentar com a proximidade da data do exame. 

É o momento de colocar em ordem, definitivamente, os conteúdos de todas as disciplinas e de começar a última etapa de preparação: a revisão. Nesta fase, a preocupação deve estar voltada aos tópicos que, ao longo de todo este ano, foram os mais difíceis ou aqueles que foram deixados de lado, já que sabemos que muitos candidatos esforçam-se mais em determinadas matérias, sejam aquelas com as quais têm empatia e facilidade, sejam aquelas com as quais têm mais dificuldades.

Ao longo dos estudos, é de fundamental importância que você tenha organizado os conteúdos, tópicos e temas de propostas de redação de modo a planejar a sua revisão; é essencial ter anotado aquilo que deseja rever para que este momento seja o mais bem planejado e executado possível, já que o tempo é curto nesta época do ano, com a proximidade dos vestibulares e do Enem.
www.seduc.to.gov.br
Em relação à redação, especificamente, uma pesquisa pelo nosso portal em busca das nossas sugestões de temas para a proposta de produção escrita do Enem é muito válida, pois pode haver algum tema com o qual você ainda não tenha muita familiaridade e, consequentemente, uma opinião formada, além dos argumentos. Manter-se atualizado e atualizar-se acerca de determinados temas é essencial.

Reveja também as cinco competências avaliadas pelos corretores do Enem a fim de guardar com mais precisão estas informações. O esperado é que, ao longo do ano, você tenha escrito as redações do estilo Enem já pensando nestas cinco competências, já que todos os candidatos serão avaliados segundo estes critérios. Não deixe de reler nossas publicações sobre cada uma delas.

É importante não deixar de escrever, no mínimo, uma redação por semana atentando-se para os aspectos que você ainda não domina em relação a dissertação-argumentativa, o tipo textual exigido no Enem. Releia as propostas de redação escritas por você e as correções de seu professor e analise o seu percurso como autor e reflita sobre o que deve ser revisado.

A fim de se acostumar com o estilo de proposta de redação do Enem para não ser pego de surpresa no dia 9 de novembro, a revisão é a etapa ideal para você (re)fazer as propostas de redação dos Enems anteriores. Obviamente é preciso correr para fazer todas, mas escrever as mais recentes, planejando sua rotina, ajudará e muito na preparação para a prova. Além disso, nossos textos acerca destas propostas anteriores podem auxiliá-lo nesta tarefa.

Ainda pensando na escrita de redações, a revisão é o momento no qual podemos intensificar os simulados, isto é, a realização das provas (na escola e/ou em casa) simulando o dia de aplicação, ou seja, controlando o tempo. Nesta simulação você pode ver como se comporta e controla o tempo, o nervosismo e a ansiedade no dia do exame para que, caso algo precise ser feito, haja tempo para isso.

Esperamos que estas dicas sejam de grande valia nesta reta final de estudos!

Acesso: 19/09/2014, às 14h02

16 de setembro de 2014

LÍNGUA ESTRANGEIRA NO ENEM - FIQUE ESPERTO!

Muitas pessoas que fazem o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não tem conhecimento avançado em inglês ou espanhol costumam imaginar que já perderam 5 questões. Preste atenção: isso é um grande engano! Confira essa lição de casa para praticar em seus estudos para a prova.

Leia, diariamente, um artigo de jornal estrangeiro (busque links no Google) e tente entender, pelo contexto, do que se trata a notícia. Depois, verifique quais foram as palavras-chave que impediram que você entendesse uma determinada frase. Então traduza a palavra e tente memorizá-la. Quanto mais vocabulário, mais partes dos artigos você irá entender com o passar do tempo.


noticias.portalbraganca.com.br

Lembre-se de ler os textos em busca de palavras cognatas, ou seja, palavras que são escritas de forma igual ou parecida em dois idiomas diferentes. Ao ler um texto somente traduzindo as palavras cognatas, já é possível entender, no mínimo, a que ele se refere, o que muitas vezes, já pode ser o suficiente para responder a questão.
Veja abaixo duas questões respondidas e comentadas pelos nossos respectivos professores de Língua Estrangeira, Vitor Muller Junior (inglês) e Veronica Guadamuz (espanhol). Independente de qual opção você escolheu, tente resolver ambas as questões. Você vai perceber como essa técnica pode ajudar mesmo com um idioma que você não tenha nenhum conhecimento.

Comecemos pela questão de inglês.
Questão 92 (Inglês) – Enem 2010 – Caderno Rosa
They say that the British love talking about the weather. For other nationalities this can be a banal and boring subject of conversation, something that people talk about when they have nothing else to say to each other. And yet the weather is a very important part of our lives. That at least is the opinion of Barry Gromett, press officer for The Met Office. This is located in Exeter, a pretty cathedral city in the southwest of England. Here employees – and computers – supply weather forecasts for much of the world.
Speak Up. Ano XXIII, no 275.
Ao conversar sobre a previsão do tempo, o texto mostra
A) o aborrecimento do cidadão britânico ao falar sobre banalidades.
B) a falta de ter o que falar em situações de avaliação de línguas.
C) a importância de se entender sobre meteorologia para falar inglês.
D) as diferenças e as particularidades culturais no uso de uma língua.
E) o conflito entre diferentes ideias e opiniões ao se comunicar em inglês.
RESOLUÇÃO E COMENTÁRIOS
Alternativa D
O texto mostra que em línguas diferentes, assuntos também têm importâncias diferentes. Uma leitura até o segundo ponto final já nos traria segurança para responder a questão. A partir dali, as informações começariam a confundir o direcionamento da questão. O contraste entre as passagens – “British love talking about the weather” (Britânicos adoram falar sobre o clima) e “for other nationalities this can be a banal and boring subject” (para outras nacionalidades isto pode ser um assunto banal e monótono) é crucial para relacionarmos a questão a sua alternativa correta D.
Vejamos agora a questão de espanhol.
Questão 94 (Espanhol) – Enem 2010 – Caderno Rosa
Dejar de fumar engorda, pero seguir haciéndolo, también. Esa es la conclusión a la que han llegado investigadores de la Universidad de Navarra que han hecho un seguimiento de 7.565 personas durante 50 meses. Los datos “se han ajustado por edad, sexo, índice de masa corporal inicial y estilo de vida”, ha explicado el director del ensayo, Javier Basterra-Gortari, por lo que “el único factor que queda es el tabaquismo”. El estudio se ha publicado en la Revista Española de Cardiología.
“El tabaco es un anorexígeno [quita el apetito], y por eso las personas que dejan de fumar engordan”, añade Basterra-Gortari. Eso hace mucho más relevante el hallazgo del estudio. Puesto en orden, los que más peso ganan son los que dejan de fumar, luego, los que siguen haciéndolo, y, por último, los que nunca han fumado, indica el investigador. “Por eso lo mejor para mantener una vida saludable es no fumar nunca”, añade.
BENITO, E. Disponível em: http://www.elpais.com/articulo/sociedad. Acesso em: 23 abr. 2010 (fragmento).
O texto jornalístico caracteriza-se basicamente por apresentar informações a respeito dos mais variados assuntos, e seu título antecipa o tema que será tratado. Tomando como base o fragmento, qual proposição identifica o tema central e poderia ser usada com título?
A) Estilo de vida interfere no ganho de peso.
B) Estudo mostra expectativa de vida dos fumantes.
C) Pessoas que fumam podem se tornar anoréxicas.
D) Fumantes engordam mais que não fumantes.
E) Tabagismo como fator de emagrecimento.
RESOLUÇÃO E COMENTÁRIOS
Alternativa D
Nessa questão é necessário identificar a ideia central do texto e, baseado nela, optar pelo título mais adequado, lembrando que consiste num texto jornalístico.
O principal objetivo do autor com o texto é apresentar como os fumantes podem ganhar peso mais fácil por deixar de fumar, comparando-os com os não fumantes. Tal raciocínio levaria o candidato a resposta correta (D), que exprime bem essa ideia e antecipa para o leitor o tema que vai ser tratado.
bibliotecaucs.wordpress.com
As resoluções, explicações e comentários acima foram retirados de nossas Apostilas Enem 2014, que trazem todas as 940 questões das últimas cinco edições do Enem.

15 de setembro de 2014

AUMENTE SUA PRODUTIVIDADE NOS ESTUDOS

Estudar para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) exige muito esforço e tempo. Principalmente nos últimos meses, em que a data da prova está chegando, é muito importante ter controle sobre as horas do seu dia e consciência sobre todas suas ações, pois há muitos detalhes que podem aumentar sua produtividade. Veja as dicas!

noticias.universia.com.br
1. Delimite horas para acessar e-mails e redes sociais
Os canais de comunicação via internet são constantemente atualizados e se manter conectado o dia todo pode se tornar uma distração imensa! Com certeza, você já passou por alguma situação de acessar à internet com um determinado objetivo e de repente perceber que está entretido com alguma postagem, vídeo ou foto e nem se lembrar mais do que ia fazer, não é mesmo? Por isso, reservar períodos determinados do dia para acessar essas redes e com limite de tempo de acesso pode te liberar muitas horas do dia para estudo ou mesmo para um descanso mais efetivo.
2. Descanse com qualidade
Falando em descanso efetivo, essa é uma necessidade do nosso organismo muitas vezes ignorada pelos vestibulandos. Ficar muito tempo realizando a mesma atividade causa um cansaço mental muito grande que afeta diretamente na produtividade do que se faz. Por isso, é muito importante fazer pausas para retornar à concentração. Outra atitude que causa muito cansaço é fazer várias coisas ao mesmo tempo. Isso não é eficiente e pode fazer com que as atividades realizadas em simultâneo deem erradas. Concentre-se completamente no que está fazendo naquele instante para equilibrar momentos de ação e descanso.
3. Aprenda a falar não
Não precisa ficar bitolado só em estudos, pelo contrário, lazer também é uma ótima forma de descanso. Porém, ser mais rígido com suas decisões no ano de vestibular irá ajudá-lo a ser mais produtivo. Muitos amigos e familiares, por mais que te apoiem, não estarão sentindo o mesmo cansaço que o seu e irão te convidar para muitas coisas. (Aliás, nem pensar em festinhas pré-provas, eim?!) Repense sobre os convites que te fazem, sendo mais responsável a cerca de suas ações. É muito importante, também, que você, com frequência, tenha um tempo só para você, para se desligar de tudo e aproveitar para refletir sobre seus aprendizados e planejar seus próximos dias.

ATENÇÃO, PROFESSOR!

Fique ligado na programação da TV Escola.


Confira os destaques da semana e todos os conteúdos disponíveis, acessando o http://tvescola.mec.gov.br/tve/home.


Acesso: 19/09/2014, às 16h42

LIVRO VIRTUAL - POESIAS

A "Oficina Poética: Teoria e Prática", ministrada pelo professor Gilnei Neves Nepomuceno (atividade integrante de um curso de mestrado), culminou com a publicação do livro "Poesias".

Uma das iniciativas do "Projeto Jovem de Futuro", a ação foi desenvolvida com estudantes da 1ª série B, tendo início em outubro de 2013, em parceria com os professores Francimar Lima, Isabel Cecília e Socorro Raulino.

Não deixe de conferir e apreciar as composições. Ao final da leitura, deixe seu comentário.


POESIAS

12 de setembro de 2014

ENEM 2014 - DICAS DE FILMES PARA ESTUDAR A DIDATURA MILITAR NO BRASIL

Em 1964, instaurava no Brasil a Ditadura Militar que permaneceria até 1985. Pelo golpe ter ocorrido há 50 anos, existe grande possibilidade de ser um tema recorrente na prova de Ciências Humanas e Suas Tecnologias, do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano.
Para revisar esse conteúdo histórico tão importante, preparamos uma lista de filmes sobre o tema. Aproveite-os para relaxar e fazer uma pipoca entre uma lista de exercícios e outra.
pt.slideshare.net
1) Pra Frente, Brasil (1982): Retrata a história de um homem que, ao ser confundido com um “subversivo”, é submetido a sessões de tortura para confessar seus supostos crimes.
2) Ação entre Amigos (1998): Conta a história de quatro amigos, ex-guerrilheiros, que se reencontram 25 anos após o fim da ditadura, para refletir sobre o legado do regime aos brasileiros.
3) O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias (2006): Mostra os efeitos da ditadura nas famílias brasileiras, através do olhar de um garoto que foi deixado pelos pais, militantes de esquerda, na casa da avó, na época da Copa do Mundo.
4) Tatuagem (2013): Protagonizado por um grupo teatral, o filme aborda a censura realizada durante a ditadura.
5) Batismo de Sangue (2007): Conta a história de frades dominicanos que, movidos por ideais cristãos, abrigaram o grupo da Ação Libertadora Nacional (ALN) em um convento.
6) Zuzu Angel (2006): Baseada na verídica história de Zuzu Angel, mãe do militante Stuart Jones, que foi torturado e assassinado por militares.
7) Lamarca (1994): Conta a biografia do guerrilheiro Carlos Lamarca, um dos mais conhecidos do país, que foi morto aos 33 anos.
8) Cidade de Deus (2002): Mostra o processo de favelização do Rio de Janeiro, dominada pela corrupção e tráfico de drogas, na ausência de autoridades públicas, nos anos 70, em pleno autoritarismo militar.

CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA - PLANEJAMENTO

Na tarde do último dia 11, nas dependências do Laboratório Educacional de Informática 1 (LEI 1), Francimar Lima promoveu o encontro de professores da área de Ciências da Natureza e Matemática.

Durante o planejamento, os docentes acompanhram a exposição do coordenador do LEI, que dentre os assuntos trabalhados, merecem destaque:

  • Atividades referentes ao ENEM (simulados, campanhas, etc.)
Simulado Folha-Adaptativa - ENEM 2014
  • Jornal Escolar

  • Utilização de Ferramenta Tecnológica com o tema “Educação no Trânsito”
Jogo: “Detranzinho” - http://www.detran.mt.gov.br/detranzinho/
Vídeos:
“Gentileza gera Gentileza”
“Campanha ABRAMET - Ao Dirigir, não Envie SMS”
“Moto. É preciso saber usar. É preciso respeitar. Campanha Motociclistas 2013 - Cidade”

10 de setembro de 2014

PLANEJAMENTO - CIÊNCIAS HUMANAS

Na manhã do dia 10 de setembro, docentes de Ciências Humanas compareceram ao Laboratório Educacional de Informática (LEI 1) para o planejamento.

O coordenador do LEI, Francimar Lima, trabalhou a seguinte pauta durante o encontro:

  • Atividades referentes ao ENEM (simulados, campanhas, etc.)

    www.cursogratisonline.com.br
Simulado Folha-Adaptativa - ENEM 2014
  • Jornal Escolar 
  • Utilização de Ferramenta Tenológica com o tema “Educação no Trânsito”
Jogo: “Detranzinho” - http://www.detran.mt.gov.br/detranzinho/


Vídeos:
“Gentileza gera Gentileza”
“Campanha ABRAMET - Ao Dirigir, não Envie SMS”
“Moto. É preciso saber usar. É preciso respeitar. Campanha Motociclistas 2013 - Cidade”

9 de setembro de 2014

LINGUAGENS E CÓDIGOS - PLANEJAMENTO

Francimar Lima, coordenador do Laboratório Educacional de Informática (LEI), promoveu encontro de professores de Linguagens e Códigos para o planejamento mensal.

Nas dependências da sala dos professores/coordenação escolar, foram trabalhados os seguintes pontos, propostos pela base comum do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE):
  • Atividades referentes ao ENEM (simulados, campanhas, etc.)
Simulado Folha-Adaptativa - ENEM 2014
Projeto “Escrevendo na Escola” (Resumo do Encontro) 

http://escrevendonaescola.adaptativa.com.br/escrevendo_na_escola/landing
  • Jornal Escolar

  • Utilização de Ferramenta Tecnológica com o tema “Educação no Trânsito”
Jogo: “Detranzinho” - http://www.detran.mt.gov.br/detranzinho/
Vídeos:
“Gentileza gera Gentileza”
“Campanha ABRAMET - Ao Dirigir, não Envie SMS”
“Moto. É preciso saber usar. É preciso respeitar. Campanha Motociclistas 2013 - Cidade”

3 de setembro de 2014

ESCREVENDO NA ESCOLA - FORMAÇÃO NA CREDE 10

No último dia 02, na cidade de Russas, professores de Língua Portuguesa e coordenadores escolares estiveram reunidos para a formação do projeto "Escrevendo na Escola".


















O evento, organizado e ministrado pelos formadores Francimar Lima e Lucivan Barreto, contou com a participação da coordenadora da CREDE 10, professora Elizabete Araújo, da coordenadora da Célula de Desenvolvimento da Escola e da Aprendizagem (Cedea), professora Sandra Rodrigues, com o apoio de técnicos e com a presença de profissionais das escolas elencadas abaixo:

PLANILHA 1: TURMA DO PROFº FRANCIMAR LIMA DA SILVA
 
Local: LEI do Col. Est. Gov. Flávio Marcílio - Russas


ESCOLA
PROFESSOR(A) DE LÍNGUA
PORTUGUESA
COORDENADOR(A) ESCOLAR
COL. EST. GOV. FLÁVIO MARCÍLIO
01
01
EEM Mª DE LOURDES OLIVEIRA
01
01
EEM FCO NONATO FREIRE
01
01
EEM ARSÊNIO FERREIRA MAIA
01
01
EEM LAURO REBOUÇAS DE
OLIVEIRA
01
01
CEJA DR. JOSÉ NILSON OSTERNE
01
01
EEM GOV. MANOEL DE CASTRO
FILHO
01
01
EEM FCO GUERREIRO CHAVES
01
01
EEFM ANTº VIDAL MALVEIRA
01
01
EEEP AVELINO MAGALHÃES
01
01
EEM FCO MOREIRA FILHO
01
01

PLANILHA 2: TURMA DO PROFº LUCIVAN BARRETO
 
Local: NTE da CREDE 10 - Russas


ESCOLA
PROFESSOR(A) DE LÍNGUA
PORTUGUESA
COORDENADOR(A) ESCOLAR
EEM MANUEL MATOSO FILHO
01
01
EEEP PROFº WALQUER
CAVALCANTE MAIA
01
01
EEM BENI CARVALHO
01
01
EEM BARÃO DE ARACATI
01
01
EEEP PROFª ELSA Mª PORTO
COSTA LIMA
01
01
EEM HELENITA LOPES GURGEL
VALENTE
01
01
EEM PROFº GABRIEL EPIFÂNIO
DOS REIS
01
01
EEM JOÃO BARBOSA LIMA
01
01
EEM FCO JAGUARIBE
01
01
EEM MANUEL SÁTIRO
01
01
EEEP FCA ROCHA SILVA
01
01


Na oportunidade, professores e coordenadores escolares puderam participar do moderno método de correção de redações online criado pela Adaptativa, conheceram a plataforma "edmodo", receberam um DVD gravado com todo o material necessário ao repasse para os professores de suas respectivas escolas e tiveram acesso a um passo-a-passo, elaborado pelos professores multiplicadores.