24 de agosto de 2015

UECE 2016.1 - PEDIDO DE ISENÇÃO

http://gemeos2.uece.br/cev/vest/vest20161/v161_isento-tela1.php


Os formulários de solicitação de isenção da taxa do Vestibular 2016.1 somente poderão ser preenchidos no site www.uece.br/cev e deverão ser entregues nas unidades da UECE (capital ou interior).

O acesso pela internet para o preenchimento dos formulários de solicitação de isenção da taxa do Vestibular 2016.1 poderá ser feito das 08h 00min do dia 24 de agosto até as 23h 59min do dia 28 de agosto de 2015, no site www.uece.br/cev.

Em virtude de o formulário eletrônico de solicitação de isenção da taxa de inscrição do Vestibular 2016.1 poder ser preenchido até as 23h 59min do dia 28 de agosto, os requerimentos preenchidos, juntamente com toda a documentação pertinente a cada categoria de isenção, também poderão ser entregues no dia 31 de agosto de 2015, no horário corrido das 8h 00min às 17h 00min, na sede da CEV/UECE, Campus do Itaperi, e nas sedes das Unidades da UECE do Interior do Estado, em seus respectivos horários de funcionamento.

Para maiores informações, procure os professores do Laboratório Educacional de Informática (LEI).

Não perca esta oportunidade!


21 de agosto de 2015

ENEM 2015 - ATENÇÃO AO TEMPO

No Enem, não dá tempo de reler muitas questões

Por Fernando Buglia
 
www.ro463.com.br
Quando estamos resolvendo uma questão, a primeira coisa a ser feita é ler atentamente o enunciado para entendermos o que está sendo pedido. Entretanto, como acontece quase sempre, a primeira leitura acaba servindo como um “mapeamento” do conteúdo. Tanto que acabamos relendo todo o enunciado no intuito de processar os dados de fato.

Só tem um “pequeno” problema nisso: na prova do Enem, você terá que realizar, em média, uma questão a cada 3 minutos! Na verdade, esse tempo é ainda menor, pois você precisa separar um tempo para preencher o gabarito! Em outras palavras: mal dá tempo de ler todas as questões! Inclusive, já escrevemos um artigo que mostra a importância de controlar o tempo na hora da prova. Caso não tenha lido, clique aqui.

Agora analise: se o tempo já é escasso para ler a prova uma vez, imagine ter que ler duas vezes cada enunciado. Ou seja, diferentemente de alguns “especialistas” por aí, reler as questões é uma alternativa que você deve evitar na hora da prova do exame.
Dito isso, cabe a seguinte pergunta:
Como posso fazer então para não precisar ler novamente os enunciados. Afinal, sempre que leio uma questão, tenho a impressão de não ter lido nada.
Essa sensação é normal. Para isso não ocorrer, cabe duas dicas:

1 – Treine seu cérebro para que ele, na primeira leitura, já processe a maioria das informações.
É isso mesmo! Como quase tudo na vida, treinando melhora. Na hora de estudar, comece a treinar seu cérebro para que ele já comece a primeira leitura focado. Depois de um certo tempo, perceberá que aquela leitura, que antes era superficial, começará a ter mais consistência.

2 – Para enunciados muito grandes, leia a pergunta antes.
Dica simples, mas que ajuda muito. Percebeu que o enunciado é muito extenso? Dê uma olhada na pergunta que será feita. Isso fará com que você se concentre no que terá de mais importante no enunciado.
Ok, boas dicas. Mas e se na hora da prova eu ler uma questão e precisar retomar alguns pontos?
Vale destacar que em nenhum momento estamos falando para que você NUNCA releia uma questão na hora do exame. Alás, isso dificilmente ocorrerá, pois envolveria uma concentração quase desumana. Além disso, retornar no enunciado para coletar dados (principalmente para questões de exatas) é um procedimento normal e totalmente válido. Estamos apenas alertando que, se não estiver condicionado o suficiente e necessitar reler a maioria dos enunciados, certamente faltará tempo no dia prova.

Fonte: https://www.infoenem.com.br/no-enem-nao-da-tempo-de-reler-muitas-questoes/
Acesso em: 21/08/2015 

18 de agosto de 2015

PREPARE-SE PARA O ENEM

Corrupção, Um Ótimo Assunto Para o Enem

Por Fernando Buglia
 
www.blogdolobao.net
Ficar por dentro dos principais assuntos do Brasil e do mundo é obrigação de todos os candidatos que prestarão o Enem 2015. E, indiscutivelmente, a corrupção é um dos principais temas do momento. Por isso, separamos algumas matérias e artigos para que você se informe e crie sua própria opinião.
Entretanto, antes das recomendações, vale ressaltar que, como o assunto envolve questões políticas e partidárias, tentaremos recomendar leituras da maneira mais neutra possível, embora saibamos da dificuldade de passar tal “imparcialidade” para todos nossos leitores.
Vamos lá!

1. Entenda a Operação Lava-Jato

Nesta matéria do G1, você pode entender as diversas fases da operação realizada pela Polícia Federal que investiga esquemas de desvios bilionários e de pagamento de propinas na Petrobras, envolvendo grandes empreiteiras, diretores e gerentes da própria estatal, além de políticos e outros agentes púbicos.

2. Veja como a corrupção é percebida em outros países

A ONG Transparência internacional mantém um mapa interativo que mostra como anda a percepção das pessoas sobre a corrupção nas instituições em 177 países. O Brasil, como deve desconfiar, não está bem colocado! Vale a pena dar uma olhada aqui.

3. Como acabar com a corrupção

Nesta reportagem, a Revista Superinteressante traz 21 itens que ajudam a combater a corrupção. A leitura desta matéria certamente pode auxiliá-lo na construção de argumentos e intervenções mais sólidas numa possível redação sobre o tema.

4. As contradições do Protesto de Domingo

Nesta publicação de opinião, o editor-executivo da revista Carta Capital mostra diversas incoerências dos protestos do último domingo, dia 16 de agosto de 2015.

5. Nossa bandeira jamais será vermelha

Em contrapartida a indicação anterior, este texto, de um dos colunistas da revista Veja, traz os diversos pontos positivos das manifestações em prol da saída da presidente Dilma Rousseff.
Essas são nossas indicações de leituras sobre corrupção. Ressaltamos nossa tentativa de manter a neutralidade sem fugir de artigos de opiniões, que somam muito ao debate. Repare que as três primeiras referências podem ser consideradas imparciais, pois trazem apenas fatos. Já as duas últimas, artigos de opiniões, revelam os dois lados da discussão, pelo menos a nosso entender.
Desejamos ótimas leituras e que consiga extrair o máximo possível para construir sua própria opinião.

Fonte: https://www.infoenem.com.br/corrupcao-um-otimo-assunto-para-o-enem/
Acesso em: 18/08/2015 

EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO



As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente no sítio eletrônico do DENATRAN disponível em http://www.denatran.gov.br, no período de 17 de agosto a 1º de setembro de 2015.

Não perca esta chance de conquistar prêmios em dinheiro e ter seu trabalho reconhecido nacionalmente. 

Fonte: http://www.denatran.gov.br/premio/XIV_premio/premio2015.htm
Acesso em: 18/08/2015  

17 de agosto de 2015

SUPERAÇÃO 2015

Mais uma vez, a Escola Egídia se mobiliza para a GINCANA SUPERAÇÃO NA ESCOLA 2015 - PROEMI/JF.
mundojovemnews.blogspot.com
Neste ano, os grupos foram divididos em duas grandes equipes: "Esporte" e "Cultura".

Dentre os objetivos do evento, merecem destaque:
  • a promoção de melhorias na infraestrutura da escola, proporcionando um ambiente mais propício aos estudos e mais atraente para o aluno, estimulando a frequência às aulas;
  • o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes conscientes voltadas para a preservação do meio ambiente;
  • o estímulo ao interesse pela cultura e a prática de esportes e a importância desta para a saúde.
O lançamento da campanha acontecerá no dia 19/08/2015 e a culminância será no dia 29/08/2015.

A Escola Egídia conta com a participação de todos os alunos matriculados nesta escola, núcleo gestor, professores, funcionários, pais e voluntários da comunidade escolar.

Confira o regulamento e participe desta importante ação em prol da melhoria de nossa escola.


ATENÇÃO À CRASE!

Acento Indicador de Crase: Modo de Usar

Por Margarida Moraes
 
canaldoensino.com.br
Já foi dito por Ferreira Gullar1 que a crase não foi feita para humilhar ninguém. Concordo com o poeta. E por concordar, vou dar aqui algumas dicas que ajudam a resolver aquelas situações embaraçosas em que ficamos diante da letra A, com o acento na ponta do lápis, prestes a pular para o papel.

Bem, a primeira situação em que podemos deixar o acento pular para o papel e aterrissar sobre a letra A é a seguinte:
Relembrando o artigo da semana passada (leia aqui), vimos que a crase gramatical é a fusão de A (preposição) + A (artigo definido feminino). Para ocorrer, então, essa fusão, o termo regente (à esquerda do A) deve ‘pedir’ preposição e o termo regido (à direita do A) deve admitir artigo. Assim, teremos dois As para fundir.

Então, se substituirmos mentalmente o termo da direita por uma expressão masculina (que usará artigo O), o resultado não será uma crase, mas a combinação AO. Resumindo: se no masculino empregarmos AO, no feminino empregaremos À:
Exemplo: Não tenho certeza se há ou não acento na frase
Fiz referência A obra de Camões.
Trocando ‘obra de Camões’ por ‘livro de Camões’, obterei:
“Fiz referência AO livro de Camões” – tenho certeza agora de que há uma preposição A + artigo O, portanto quando usar um feminino nessa construção terei uma preposição A + artigo A…
Bingo! Ou melhor, crase!
A frase inicial do exemplo deverá ficar: “Fiz referência À obra de Camões”.
Como contraprova, vejamos esta situação:
Assisti A várias peças de teatro.
Vamos conferir se o acento deve ou não ser colocado naquele A:
Trocando ‘várias peças de teatro’ por ‘vários filmes’, obterei:
“Assisti A vários filmes” – “vários filmes” não admite artigo algum, pois é uma informação genérica, não especificada, por isso não há artigo definido (se por acaso admitisse, seria OS, pois é masculino plural). Dessa forma, a frase “Assisti A várias peças de teatro” ficará assim mesmo, sem acento, pois não ocorreu fusão alguma.
Na semana que vem, outras dicas!
Até a próxima!

1: Numa crônica publicada na Folha de São Paulo (11/07/2011), o poeta, com humor, conta as venturas e desventuras desse aforismo criado por ele, mas atribuído a muitos outros escritores ao longo do tempo.


Margarida Moraes é formada em Letras pela Universidade de São Paulo (USP), onde também concluiu seu mestrado. Mais de 20 anos de experiência, corretora do nosso sistema de correção de redação e responsável pela resolução das apostila de Linguagens e Códigos do infoenem, a professora é colunista de gramática do nosso portal . Seus textos são publicados todos os domingos. Não perca!
 
Fonte: https://www.infoenem.com.br/acento-indicador-de-crase-modo-de-usar/
Acesso em: 17/08/2015

14 de agosto de 2015

SEMANA DO ESTUDANTE 2015

De 10 a 14 de agosto a Escola Egídia Cavalcante Chagas comemorou a "Semana do Estudante".

Logo na manhã do dia 10, o Centro de Multimeios organizou o "Geração da Paz", momento de reflexão e de apresentações artísticas para todos os estudantes, professores e funcionários, sobre a importância de cultivar valores como o respeito, a união e a solidariedade.
Durante toda a semana, os estudantes organizaram suas equipes para competir nos Jogos Interclasses, sendo as partidas disputadas no 2º horário de cada turno.
No dia 12, nos perídos da manhã e da tarde, nas dependências do auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), foi promovida a palestra motivacional "Jovens Vencedores", ministrada pelo comunicador Richard Leitão. 
À noite, o núcleo gestor promoveu um jantar de confraternização para alunos do ensino regular (1ª, 2ª e 3ª séries) e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).  
Além de toda essa programação, no dia 13 foi oferecido um dia de lazer com atividades recreativas na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), momento de descontração e de interação entre a comunidade estudantil e professores da escola, contando com estudantes do Aruaru que, à noite, tiveram seu momento de comemoração, contando com sorteio de brindes arrecadados por seus professores.
A Escola Egídia parabeniza aos alunos pelo bom comportamento que demonstraram durante o tempo de recreação na AABB. Também agradece aos professores e funcionários pela contribuição e à AABB Morada Nova pela acolhida.

13 de agosto de 2015

DICAS PARA O ENEM 2015

Enem 2015: Estratégia Para Manter o Controle do Tempo

Por Matheus Andrietta

quimicasemmedo.blogspot.com

 O Exame Nacional do Ensino Médio traz uma série e desafios para os candidatos. Entre tais dificuldades, uma que pode colocar tudo a perder é o controle do tempo.

Apesar de possuir muitas horas de aplicação, a prova do Enem 2015 também será extensa, o que fará com que intervalo médio para resolução de cada item seja pequeno. Para compreender melhor nossa estratégia para administrar o tempo, primeiro é necessário entender o modelo do exame. Veja:
  • 1º dia – 45 questões de Ciências da Natureza + 45 de Ciências Humanas, em 4h30 de duração;
  • 2º dia – 45 questões de Matemática + 45 de Linguagens e Códigos + a Redação, em 5h30 de prova.
Compreendida a divisão acima, e considerando-se que o tempo médio para escrever a redação é de uma hora, restam 4h30 para solução de 90 questões em cada um dos dias de prova. Fazendo-se então uma conta simples, temos:
4,5 horas = 270 minutos, que divididos por 90 itens levam a conta de 3 minutos por questão.

 Desta forma, nossa estratégia determina que o tempo médio para resolução de cada item seja resuduzido para 2 minutos e 30 segundos. Seguindo esta regra, a cada hora do exame o candidato deverá ter resolvido 24 questões, encerrando todas elas em 3 horas e 45 minutos (imagem). Descontando uma hora para redação no segundo dia, o candidato ainda terá 45 minutos de sobra para preencher o gabarito e ainda solucionar perguntas pendentes.

tempo_esquema
Como já deve ter notado, o tempo médio de 2,5 minutos por questão é curtíssimo. Provavelmente não será cumprido religiosamente em todos os itens, o que torna o controle de 24 exercícios resolvidos por hora ainda mais importante.

Isso torna nossa proposta extremamente difícil de ser colocada em prática. E aí entra em cena a parte do candidato. Somente com muito treinamento o estudante poderá se adaptar de fato a esta técnica.

12 de agosto de 2015

ENEM 2015 - FIQUE ATENTO ÀS DICAS

4 Dicas Para Melhorar sua Capacidade de Memorização

Por Fernando Buglia
www.colegioweb.com.br
Fórmulas de física, características importantes de civilizações antigas, definições da matemática, regras da língua portuguesa, composição do DNA, correntes marítimas, funções de química orgânica etc.

Vida de vestibulando não é nada fácil. Claro que realmente existe aquela dica de que aprender é muito mais importante e eficiente do que decorar (e é verdadeira!). Entretanto, que tal refletir sobre como as coisas acontecem na no dia a dia? Para isso, temos que dizer uma verdade: o Enem e os vestibulares tradicionais cobram tanto conteúdo que é praticamente impossível os vestibulandos não utilizarem artifícios que visam também a conhecida “decoreba”.

Pensando nisso, separamos quatro dicas para otimizar esse processo:
  1. Procure, na medida do possível, contextualizar o que está tentando gravar.
    Por mais que seja uma tentativa de memorizar de forma totalmente mecânica uma repetição ou alguma sequência de nomes, faça pequenas leituras para contextualizar o mínimo possível o conteúdo. Essa atitude pode criar alguns atalhos para que sua memória consiga buscar mais facilmente as informações quando for preciso. Por exemplo: Estudou a taxonomia dos seres vivos? Que tal ler algum artigo sobre quando foram feitas tais divisões? Ou ainda, quem foram os responsáveis?

  2. Faça suas memorizações sempre que estiver tranquilo
    Nada de decorar conteúdos em momentos de estresse. Afinal, a decoreba já não é algo muito interessante. Imagine tentar realizá-la com outras preocupações na cabeça. A chance de sucesso é muito baixa.

  3. Apenas repetir não funciona. Faça algumas associações e, de preferência, divertidas!
    Vários estudos já revelaram que a pura repetição não ajuda muito. Associar o que está tentando fixar à alguma situação engraçada é um caminho bastante interessante. Tal habilidade requer treino, é verdade. Mas depois de “pegar o jeito”, sua capacidade de memorização aumenta significativamente. Sabe aquelas pessoas que conseguem decorar sequências enormes de cartas, por exemplo? Elas usam esse método! Inclusive, diversos professores de cursinhos utilizam muito essa técnica, inventando músicas ou piadas da matéria para seus alunos. Portanto, não se acanhe e abuse da criatividade!

  4. Escreve e rabisque.
    Dica simples, mas que pode ajudar um pouco. Caso esteja tentando memorizar alguma informação sem nenhum dos artifícios anteriores, ao menos coloque isso no papel! Escrever uma fórmula duas ou cinco vezes é mais eficiente que apenas lê-la dez vezes.
Antes de finalizar, queremos apenas destacar que não há garantias que tais métodos sejam os melhores para os vestibulandos. Não há dúvida alguma de que a maneira de estudar mais eficiente é primeiramente entender a teoria (prestando atenção nas aulas, fazendo deduções de fórmulas e lendo o conteúdo) e, posteriormente, realizar muitos exercícios.

Entretanto, com a grande quantidade de questões do Enem, essas dicas podem salvar pontos preciosos em determinados exercícios.




Fonte: https://www.infoenem.com.br/4-dicas-para-melhorar-sua-capacidade-de-memorizacao/
Acesso em: 12/08/2015

11 de agosto de 2015

PARABÉNS, ESTUDANTE!


11 de agosto — Dia do Estudante

www.colegioguri.com.br



Desde 1927, aos onze dias do mês de agosto, é comemorado o Dia do Estudante no Brasil.

No dia 11 de agosto, é comemorado, no Brasil, o Dia do Estudante. Essa comemoração acontece desde o ano de 1927 e teve como ponto de partida algo que ocorreu cem anos antes, isto é, em 1827, na época do recém-instituído Império Brasileiro. Em 11 de agosto de 1827, o então imperador Dom Pedro I autorizou a criação das duas primeiras faculdades do Brasil, a Faculdade de Direito de Olinda, em Pernambuco, e a Faculdade de Direito do Largo do São Francisco, em São Paulo. Por esse motivo, no dia 11 de agosto, também se comemora o Dia do Advogado no Brasil.

Dada a importância crucial que as faculdades de Direito tiveram no processo de consolidação do ensino superior e do execício da vida intelectual no Brasil, grande parte dos responsáveis por “pensar o Brasil”, interpretar nossa história e definir e compreender nossa formação teve a sua base intelectual como bacharéis em Direito.
Sendo assim, em 11 de agosto de 1927, cem anos após a criação das referidas faculdades, houve uma comemoração em homenagem a elas. O advogado Celso Gand Ley, que estava participando das comemorações, sugeriu aos demais participantes que, na mesma data, fosse instituído o Dia do Estudante, já que, mais do que símbolo do início dos cursos jurídicos no Brasil, as faculdades de Direito eram também ícones da história da educação brasileira.

A sugestão de Gand Ley foi acatada e, desde então, o Dia do Advogado e o Dia do Estudante são comemorados na mesma data. Houve ainda, dez anos depois, em 1937 – ano em que teve início a ditadura do Estado Novo de Getúlio Vargas –, a criação da UNEUnião Nacional dos Estudantes, fato que “fez coro” para reforçar o dia dedicado aos estudantes.

No âmbito internacional, o Dia do Estudante é comemorado em 17 de novembro e faz referência à resistência estudantil à ocupação nazista na antiga Tchecoslováquia, em 1939. Tal data foi escolhida pelo Conselho Internacional de Estudantes (que hoje é a atual União Internacional dos Estudantes), em 1941, na capital da Inglaterra, como forma de homenagear a referida resistência e, sobretudo, um dos jovens participantes, Jan Opletal, que acabou indo a óbito em 11 de novembro de 1939.

Fonte: http://www.brasilescola.com/datas-comemorativas/dia-estudante.htm
Acesso em: 11/08/2015 

5 de agosto de 2015

RESULTADO ENEM 2014

Inep Divulga Resultado Final do Enem 2014 por Escola

Por Matheus Andrietta

enem2014.net
Nesta quarta-feira, 5 de agosto, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulgou o resultado final do Enem 2014 por escola.
Em entrevista coletiva concedida para imprensa nesta manhã, o presidente do instituto Francisco Soares e o ministro da educação Renato Janine Ribeiro informaram que participaram 1.295.954 estudantes e 15.640 escolas de todo o Brasil.

A novidade desta edição ficou por conta de um novo critério para ranqueamento, o indicador de permanência na escola, que mostra se o estudante cursou ou não todo o ensino médio na mesma instituição. O presidente do Inep Chico Soares explicou um dos fatores que motivou o uso do dado:
Essa informação é importante para que a sociedade conheça quais são as escolas que realmente ajudam seus alunos a melhorarem, que oferecem educação de qualidade durante todo o ensino médio, e quais são aquelas que, simplesmente, selecionam alguns para cursarem apenas o 3º ano.
Vale esclarecer que, assim como nas últimas três edições do exame nacional, nesta o Inep também informou somente o desempenho médio das instituições de ensino nas provas objetivas e na redação, ocultando a média geral do Enem por escola, a fim de evitar comparações “indevidas”.

Apesar disso, o site G1 calculou tal dado, revelando que nenhum colégio da rede pública figura entre os 20 primeiros e que 13 destes localizam-se na região sudeste, nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Consulte a lista completa.

Puderam participar desta edição especial do exame somente as unidades de ensino que tenham contado com pelo menos 50% de seus concluintes do ensino médio no Enem 2014, sendo que o número absoluto de participantes não poderia ser inferior a 10.

Fonte: https://www.infoenem.com.br/inep-divulga-resultado-final-do-enem-2014-por-escola/
Acesso em: 05/08/2015 

3 de agosto de 2015

REDAÇÃO PARA O ENEM

Redação no Enem: Objetividade e Clareza

Camila Dalla Pozza

Ao longo do trabalho de avaliação e correção no Curso de Redação do infoEnem, venho percebendo algumas tendências equivocadas de alguns alunos ao escreverem suas dissertações-argumentativas e, duas delas, é a falta de objetividade e de clareza ao tratarem dos temas das propostas de redação.

Vários alunos pensam que empregar palavras pouco usuais ou escrever de modo “difícil” e rebuscado é o mais adequado, pois pode chamar a atenção do corretor e demonstrar uma possível complexidade, mas isso é um equívoco. Na grande maioria das vezes, essa escrita complicada resulta em falta de objetividade e clareza, pois o texto fica circular, isto é, não nos diz nada no fim das contas e deixa o leitor com lacunas e dúvidas.

Treinar Redação

Primeiramente, o candidato ao Enem ou a qualquer outro exame ou vestibular não deve pensar no corretor no momento de escrever a sua redação, seja ela de que tipo textual ou gênero for. Um leitor universal deve ser imaginado, ou seja, qualquer pessoa deve ser capaz de ler e de compreender o texto que está sendo escrito e, por isso, a objetividade e a clareza são tão importantes, já que o leitor pode ser qualquer um e de qualquer lugar.

Neste sentido, mesmo que brevemente, por questões de espaço, tudo deve ser explicado e justificado ao seu leitor; o candidato nunca deve pressupor que seu leitor saiba do que está sendo posto nem é obrigado a adivinhar o que o autor quis dizer. Para tanto, organização e planejamento são fundamentais para que a dissertação-argumentativa desenvolva profundamente, sem ultrapassar o limite de linhas, a tese do autor de modo objetivo e claro ao leitor.

Outro equívoco cometido por alguns alunos é escrever de um modo muito abrangente, quase filosófico quando, na verdade, normalmente, os temas das propostas de redação do Enem são temas situados no contexto social, histórico, político e cultural brasileiro e não no âmbito mundial, internacional. O mais adequado é contextualizar o tema no cenário brasileiro e não falar em “sociedades humanas”, em “civilização”, “ser humano” etc.

As primeiras propostas de redação do Enem eram, de fato, abrangentes, mas já há muito tempo elas são mais específicas e restritas ao Brasil e isso deve ser levado em consideração no momento da produção textual a fim de cumprir o tema e de demonstrar compreensão da proposta de redação como um todo.

Portanto, simplicidade, objetividade, clareza e contextualização são quatro aspectos essenciais que não podem e não devem ser esquecidos pelos candidatos ao Enem 2015.

Até mais!


*CAMILA DALLA POZZA PEREIRA é graduada e mestranda em Letras/Português pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente trabalha na área da Educação exercendo funções relacionadas ao ensino de Língua Portuguesa, Literatura e Redação. Foi corretora de redação em importantes universidades públicas. Além disso, também participou de avaliações e produções de vários materiais didáticos, inclusive prestando serviço ao Ministério da Educação (MEC).
  **Camila é colunista semanal sobre redação do nosso portal. Seus textos são publicados todas as quintas! Também é uma das professoras do Programa de Correção de Redação do infoEnem.

Fonte: https://www.infoenem.com.br/redacao-no-enem-objetividade-e-clareza/
Acesso em: 03 de agosto de 2015

FIES 2015.2

Inscrições Para o Segundo Fies 2015 Estão Abertas

Por Matheus Andrietta
 
O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) abriu o prazo de inscrições para oferta de 61.500 novos contratos neste segundo semestre de 2015. O prazo segue até às 23h59 da próxima quinta-feira, dia 6 de agosto.

Para poder se inscrever para tentar o benefício o estudante deve antender as seguintes exigências: não possuir formação em curso superior; ter renda familiar máxima de 2,5 salários mínimos (R$ 1970) por pessoa; Ter prestado qualquer edição do Enem desde 2010 e obtido nota mínima de 450 pontos na média das provas e desempenho diferente de zero na redação.

Ficam isentos do pré-requisito de ter prestado o exame nacional os candidatos que concluíram o ensino médio antes de 2010 e os professores da rede pública de ensino que se inscreverem em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia na sua área de atuação.

O processo é gratuito e deve ser realizado online, neste endereço eletrônico (fiesselecao.mec.gov.br). Ao acessar o sistema pela primeira vez, o visitante deverá realizar seu cadastro por meio de preenchimento da ficha virtual.

Imagem: Reprodução/Sistema informatizado do Fies
Imagem: Reprodução/Sistema informatizado do Fies

Conforme explicado na própria página do Fies, esta edição do programa traz uma série de mudanças e novas regras passam a entrar em vigor. Uma delas diz respeito as notas do Enem, que passam a ser usadas como base para classificação dos estudantes no processo seletivo. Confira as outras na relação abaixo:
  • Prioridade na oferta de financiamento em cursos com conceitos 5 e 4 no Sinaes;
  • Prioridade na oferta de financiamento em cursos nas áreas de formação de professores (licenciatura, pedagogia e normal superior), saúde e engenharias;
  • Prioridade na oferta de financiamento em cursos nas regiões Norte, Nordeste e Centro–Oeste, exceto o Distrito Federal;
  • Concessão de desconto de 5% no valor das mensalidades, pelas instituições, para os estudantes financiados pelo Fies.
A chamada única que conterá a lista de aprovados para receber o benefício do Fies será divulgada daqui uma semana, em 10 de agosto, mesma data em que será formada a lista de espera. Neste caso, havendo vaga não ocupada, será de exclusiva responsabilidade do estudante participante da lista acompanhar sua eventual pré-seleção na página do FiesSeleção.

Os concorrentes selecionados na convocação regular terão prazo entre 13 e 22 de agosto para conclusão da inscrição no Sisfies. Já para os classificados na lista de espera este período será de 10 dias a partir da data de sua seleção.

Renovação de Contratos em Andamento

Juntamente com a abertura das inscrições para novas vagas, o Ministério da Educação (MEC) também reabriu o prazo para estudantes que já utilizam o Fies providenciarem a renovação dos contratos em andamento. A assessoria de comunicação do ministério informou que menos de 100 mil pessoas estão nesta situação.

Fonte: https://www.infoenem.com.br/inscricoes-para-o-segundo-fies-2015-estao-abertas/
Acesso em: 03 de agosto de 2015