29 de junho de 2015

HISTÓRIA PARA O ENEM

Dica de Leitura para Enem: Maus, a História de Um Sobrevivente

Por Fernando Buglia
 
Hoje temos mais um título interessante para complementar seus estudos para o Enem. O quadrinho Maus – a história de um sobrevivente – escrito por Art Spiegelman e vencedor do prêmio Pulitzer de literatura em 1992 – retrata a história de Vladek Spiegelman, pai de Art, que foi enviado ao campo de concentração de Auschwitz por ser judeu. Nesta HQ há a utilização de um recurso estilístico curioso: os nazistas são apresentados como gatos, enquanto os judeus poloneses são ratos, poloneses são porcos e, por fim, americanos, cachorros. Essa antropomorfização pode ser encarada como tentativa de estabelecer um comparativo entre cada animal e o papel de cada nacionalidade para com a perseguição aos judeus na Segunda Guerra Mundial. Desta forma, os judeus são representados como o animal mais frágil, dando nome à obra (maus, em alemão, significa rato). Devemos salientar que esta escolha do autor não foi impensada: representar os judeus por ratos foi uma forma de retomar uma artimanha nazista de propaganda: a de comparar o povo de Israel com animais que transmitiam doenças, povoam continentes e findam seus recursos.

Fonte: Maus – a história de um sobrevivente, editora Brasiliense, 1987.
Fonte: Maus – a história de um sobrevivente, editora Brasiliense, 1987.

O quadrinho não apresenta estrutura narrativa linear, recorrendo a diversas mudanças do foco narrativo para compor a história: por vezes somos colodos no presente e presenciamos o autor falar da vida de seu pai já na velhice; em outros momentos, acompanhamos a trajetória de Vladek em sua juventude durante a época do nazismo. Desta forma, o livro, apesar da sensibilidade do tema, possui tons de ironia e reflexão, os quais ocorrem quando o autor retrata sua convivência com o pai e o rumo da vida deste após o término do conflito e fuga para os Estados Unidos.

Apesar de ser por vezes classificado como uma biografia de Vladek Spiegelman, Maus, em uma análise mais profunda, revela uma complexa correlação entre os eventos traumáticos do passado de Vladek e suas consequências para seu filho, o qual foi criado sob o peso de ser filho de sobreviventes do Holocausto.

Após ler esta obra, recomendamos a leitura do excelente artigo de Fabiano Andrade (clique aqui para acessá-lo), o qual aprofunda as reflexões possíveis sobre Maus e apresenta comparações e conceitos literários que podem ser interessantes para qualquer vestibulando.

Fonte: https://www.infoenem.com.br/dica-de-leitura-para-enem-maus-a-historia-de-um-sobrevivente/
Acesso em: 29 de junho de 2015 
 

SiSUTEC 2015


Inscrições no Sisutec 2015 Começam Segunda-feira

Por Matheus Andrietta

As inscrições do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) 2015 começarão na segunda-feira (29) e seguem até o dia 3 de julho. A edição deste ano do programa oferece um total de 83.641 vagas em instituição de ensino técnico de 515 municípios de todo o Brasil.
www.sisutec-2015.org
Conforme as regras do Edital publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira, 26 de junho, poderão participar da disputa de vagas todos os estudantes que que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014 e conquistaram nota maior que zero na redação.

As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente pela internet, no endereço eletrônico do Sisutec (sisutec.mec.gov.br), que ainda não está disponível por estar passando por manutenção e ajustes. Cada candidato poderá escolher até duas opções de curso / instituição, por ordem de preferência. No momento do cadastro também será necessário informar a modalidade de disputa, entre ampla concorrência ou cotista.

Ainda de acordo com as regras e calendário do Sisutec, haverão duas convocações regulares, sendo que o resultado da primeira chamada está previsto para a data de 7 de julho, enquanto a lista dos aprovados na segunda deve ser liberado no dia 14 do mesmo mês. O início das aulas deve ocorrer entre 3 e 31 de agosto.

Lançado pelo governo no segundo semestre de 2013, o Sisutec faz parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e contou com duas edições no ano passado, uma no primeiro e outra no segundo semestre. Em 2015, entretanto, devido ao corte orçamentário, a abertura das inscrições foi adiada anteriormente e este será o único processo seletivo do sistema.

Fonte: https://www.infoenem.com.br/inscricoes-no-sisutec-2015-comecam-segunda-feira/
Acesso em: 29 de junho de 2015

26 de junho de 2015

BIOLOGIA PARA O ENEM

Estudando Citologia Para o Enem: Núcleo Celular

Por Matheus Andrietta
 
Como visto anteriormente em nosso primeiro artigo desta série sobre Citologia, temos que a célula animal é composta por membrana celular (ou plasmática), núcleo e citoplasma. Neste artigo iremos nos debruçar sobre as funções do núcleo celular.

www.qieducacao.com
Esta parte da célula é responsável por coordenar as funções celulares, atuando como um centro de controle. O número de núcleos por célula pode variar de acordo com o reino animal que estudamos. No entanto, a maior parte das células humanas possui um núcleo apenas, sendo denominada de mononucleada. Duas exceções interessantes são as células musculares estriadas, que são multinucleadas, e as hemácias, que são anucleadas (sem núcleo).

A parede celular que a delimita do citoplasma é denominada carioteca, um envoltório de constituição semelhante à membrana celular, ou seja, formado por lipídeos e proteínas. A carioteca é uma membrana dupla porosa, com capacidade de trocar materiais com o citoplasma. Devemos lembrar que os seres vivos que possuem carioteca são denominados eucariontes, enquanto que aqueles que não a possuem, procariontes. Além de ser permeável, a carioteca está ligada ao retículo endoplasmático rugoso, responsável pelo transporte e síntese de proteínas.

Já no interior do núcleo há o nucleoplasma ou cariolinfa, espécie de gel formado por proteínas e água, responsável por abrigar os filamentos de cromatina. Estes filamentos contêm grandes moléculas de DNA com proteínas associadas (histonas). Alguns desses trechos de filamento produzem enorme quantidade de RNA ribossômico – sendo RNA a sigla em inglês para ácido ribonucleico –, contribuindo para a formação do nucléolo. Esta estrutura consiste em uma pequena esfera não membranosa formada por um aglomerado de RNA ribossômico, DNA e proteínas, visível apenas quando a célula não está em processo de divisão. O RNA produzido no nucléolo, em determinadas regiões da cromatina, será um dos principais componentes formadores dos ribossomos, estrutura presente no citoplasma que será abordada num próximo artigo.

Gostou da nossa série de artigos? Então não percam a continuação dela, na qual terminaremos de explicar as estruturas importantes para o funcionamento da célula animal.

Fonte: https://www.infoenem.com.br/estudando-citologia-para-o-enem-nucleo-celular/
Acesso: 26/06/2015
 
 

25 de junho de 2015

REDAÇÃO PARA O ENEM

Temas Redação Enem 2015: Intolerância Religiosa 

Por Camila Dalla Pozza

  • 16 de maio de 2015 – Barretos/SP: o tio de uma adolescente evangélica, que se diz discriminada pelos colegas de escola pela religião, foi espancado por 30 pessoas ao tentar salvar e proteger a sobrinha de agressões motivadas por intolerância religiosa. O homem, de 31 anos, teve o rosto desfigurado e traumatismo craniano devido as pauladas que levou e passou por cirurgia. A jovem relata ter sido ofendida pelas roupas que usa e pelo cabelo comprido.

blogradardaproducao
  • 14 de junho de 2015 – Rio de Janeiro/RJ: uma menina de apenas 11 anos é vítima de intolerância religiosa ao levar uma pedrada na cabeça quando saia de um culto de candomblé (religião de matriz africana) acompanhada pela avó e por um grupo de amigos. Todos, que vestiam roupas típicas da religião, estavam em uma calçada quando dois homens se aproximaram, os xingaram de “diabo” e levantaram a Bíblia, afirmando que Jesus Cristo estava voltando e que os demais deveriam ir ao inferno. A menina levou pontos na cabeça e passa bem. O caso foi registrado como lesão corporal e classificado pelo artigo 20 da lei 7.716 (prática, indução ou incitação à discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional). Dias depois, ao sair do Instituto Médico Legal (IML) onde fez um exame de corpo de delito, a menina foi novamente ofendida verbalmente por um homem que passava pelo local e que gritou “A imprensa só da ibope para macumbeiro e gay!”.
  • 18 de junho de 2015 – Uberaba/MG: o túmulo do médium kardecista Chico Xavier, autor de mais de 400 livros psicografados, dos quais não ficou com nem um centavo, e realizador de inúmeras obras de caridade, foi alvo de vandalismo. A construção possui um busto de Chico protegido por uma redoma de vidro e esta estrutura estava danificada, com pancadas e riscos. O filho adotivo do médium, Eurípedes Higino, acredita em vandalismo motivado por intolerância religiosa.
  • 18 de junho de 2015 – Rio de Janeiro/RJ: o templo Casa do Mago, situado na zona sul da cidade do Rio de Janeiro, foi apedrejado por três homens com Bíblias nas mãos. As pedras atingiram uma estrela, uma imagem de Nossa Senhora Aparecida e algumas imagens de Buda.
  • 19 de junho de 2015 – Rio de Janeiro/RJ: o médium Gilberto Arruda (73 anos), principal integrante do centro espírita Lar de Frei Luiz, foi encontrado morto amarrado a uma cama com sinais de espancamento. Gilberto era praticante do espiritismo desde a infância e realizava cirurgias espirituais gratuitamente, além de manter uma creche juntamente com a esposa. A polícia não descarta a hipótese de crime motivado por intolerância religiosa.
diversidade religiosa
Estes cinco casos são os exemplos mais recentes e mais noticiados de atos de intolerância religiosa ocorridos no Brasil. Ed René Kivitz, teólogo e mestre em Ciência da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo e integrante do movimento Missão Integral (congregação de diferentes lideranças evangélicas), em entrevista para o portal de notícias UOL, vê este momento com grande preocupação. Para ele, alguns políticos da bancada evangélica e alguns pastores usam um “tom bélico” e assim criam “um clima propício para gente doente, ignorante, mal esclarecida e mal resolvida” para dar vazão a impulsos de “violência e rejeição ao próximo”.

A verdade é que há muito tempo, infelizmente, vivemos uma tensão religiosa no Brasil na qual as principais vítimas são fiéis de religiões menos divulgadas pela mídia e, deste modo, alvos de preconceito por serem minorias pouco compreendidas, como todas as minorias. Porém, não são apenas as crenças de matriz africana (candomblé, umbanda, quimbanda dentre outras) que são alvos de intolerância religiosa; o caso da menina evangélica discriminada na escola comprova isso, mas os ateus e agnósticos também são vítimas devido a sua descrença, como se não fosse permitido não crer em uma entidade divina.

A jornalista Eliane Brum escreveu, em 2011, um artigo opinativo no qual aborda o preconceito contra os ateus para a revista Época. No texto, a autora conta uma conversa que teve com um taxista evangélico que tenta convencê-la a se converter ao Cristianismo argumentando que só os cristãos serão salvos no dia do juízo final. A jornalista rebate, dizendo que ela respeita ele ser evangélico, mas que ele não respeita o fato de ela ser ateia.

Os seguidores do Islamismo também são vistos com receio por muitas pessoas que estranham as vestimentas e que pensam que todo muçulmano é terrorista. Na cidade de Sorocaba, interior de São Paulo, uma estudante da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), cansada de ser alvo de olhares maldosos, sugeriu que algumas mulheres usassem a Hijab por 24 horas para sentirem na pele o preconceito e todas, infelizmente, o sentiram realmente. Larissa Sato (18) se diz uma “mulher velada”, não muçulmana, que usa a Hijab por opção. A reportagem que conta a experiência de suas amigas e de uma jornalista que vestiu a Hijab por um dia pode ser lida na página do jornal Cruzeiro do Sul.

Por se tratar de um tema atual situado no contexto brasileiro, tão miscigenado tanto na etnia quanto nas religiões, os candidatos ao Enem devem estudar e discutir a intolerância religiosa não apenas como possível tema da proposta de redação, mas como algo que deve ser combatido a fim de ser exterminado.


*CAMILA DALLA POZZA PEREIRA é graduada e mestranda em Letras/Português pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente trabalha na área da Educação exercendo funções relacionadas ao ensino de Língua Portuguesa, Literatura e Redação. Foi corretora de redação em importantes universidades públicas. Além disso, também participou de avaliações e produções de vários materiais didáticos, inclusive prestando serviço ao Ministério da Educação (MEC).
Fonte: https://www.infoenem.com.br/temas-redacao-enem-2015-intolerancia-religiosa/
Acesso em: 25/06/2015

 

23 de junho de 2015

FIQUE LIGADO NAS DICAS

Dicas Para Estudar em Casa Para o Enem

Por Matheus Andrietta
Se você vai prestar o Enem e não está matriculado em um cursinho ou escola regular, independentemente de ter concluído ou não o ensino médio, já sabe que deverá estudar em casa, na maioria das vezes sozinho, para conquistar uma boa nota e atingir seus objetivos com a prova.
Mas então, o que fazer? Veja as dicas fundamentais para quem vai estudar em casa nos próximos meses e quer mandar bem no exame.

www.examtime.com

 

Disciplina e determinação

Estudar sozinho requer muito destas duas qualidades. Disciplina por que não haverá ninguém orientando nem supervisionado seus estudos, e determinação para se manter focado e não se “perder” com distrações e nem desanimar durante toda a preparação.

 

Horário / rotina

Conciliar os estudos com a rotina de trabalho e/ou outros compromissos não é tarefa fácil. Por esse motivo é fundamental criar um cronograma definindo quantas e quais horas dos dias serão dedicadas a preparação para o Enem. Não se esqueça de reservar algumas horas também para os finais de semana.

 

Buscar conteúdos

A dica aqui é para que você procure primeiramente conhecer quais assuntos fazem parte do conteúdo programático do exame. Você pode ver as matérias de cada disciplina nesta página. Conhecendo o que é exigido no Enem, você será capaz de filtrar na internet o que pode ser útil nos seus estudos.

 

Fazer simulados e provas passadas

Resolvendo simulados e edições anteriores, você terá contato antecipadamente com todas as dificuldades de se prestar uma prova extensa e cansativa como a do exame nacional. Além disso, seus resultados poderão ser utilizados para avaliar a eficiência dos estudos.

Vale esclarecer que você não está só nessa empreitada. De acordo com dados oficiais do Ministério da Educação (MEC), nas últimas três edições do Enem (2013, 2014 e 2015) mais de 60% dos candidatos não estavam cursando ou já haviam concluído o ensino médio.
Portanto, tenha em mente que uma preparação bem organizada, mesmo sem o acompanhamento em sala de aula, pode sim fazer diferença na hora do exame!


Fonte: https://www.infoenem.com.br/dicas-para-estudar-em-casa-para-o-enem/
Acesso em: 23/06/2015

19 de junho de 2015

PALESTRA MOTIVACIONAL

No último dia 18 de junho, num clima de total descontração, mais uma vez o professor Cícero Reis, de Limoeiro do Norte, desenvolveu uma palestra motivacional direcionada a estudantes da 2ª e da 3ª séries do Ensino Médio, turnos manhã e tarde. 


O encontro, realizado no auditório do SINDSEP (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Morada Nova), foi organizado pelos gestores e docentes do Centro de Multimeios da Escola Egídia, contando com o apoio dos professores do LEI (Laboratório Educacional de Informática).


Na oportunidade, os alunos receberam uma "injeção" de ânimo para enfrentar os desafios que encontrarão durante a vida estudantil e refletiram sobre a importância de valorizar e aproveitar as oportunidades.


A Escola Egídia agradece a todos os envolvidos para o sucesso do evento e deseja sucesso a seus alunos na caminhada para o ingresso acadêmico.















17 de junho de 2015

QUÍMICA PARA O ENEM

Conheça e Entenda as Três Leis de Newton

Por Matheus Andrietta
Neste artigo iremos resumir as três leis de Newton, assunto da disciplina de Física muito importante, não só para resolver problemas do Enem envolvendo o conteúdo de dinâmica, mas também de qualquer outra área da física. Por dinâmica devemos entender a parte da Física Mecânica que envolve o estudo dos corpos e seus movimentos, correlacionando estes às forças que os originam.

geradormemes.com

Primeira lei: princípio de inércia

A primeira lei estabelece que os objetos na natureza não conseguem alterar, por si só, sua velocidade vetorial. Em outras palavras, se um objeto encontra-se inicialmente parado, em relação a um determinado referencial, ele tende a continuar parado; caso contrário, tende a manter sua velocidade constante, numa trajetória retilínea. A essa tendência das coisas a permanecerem em seu repouso ou em Movimento Retilíneo Uniforme nós damos o nome de princípio de inércia, também conhecido como primeira Lei de Newton.

Segunda lei: princípio fundamental da dinâmica

A segunda lei é considerada a lei fundamental da Mecânica. Ela propõe que a alteração da velocidade de um objeto ocorre apenas se houver a aplicação de uma força sobre este objeto. Desta forma, é a aplicação de uma força que permite que haja a alteração do vetor velocidade do objeto. Se lembrarmos de que só é possível haver variação de velocidade caso haja a existência de aceleração, facilmente podemos chegar à segunda lei de Newton, a qual diz que a força resultante sobre um corpo é proporcional à massa desse corpo multiplicada pela aceleração. Em termos matemáticos:
F = m . a
Devemos sempre lembrar que a unidade, no Sistema Internacional, para a força (F) é N (Newtons), enquanto a massa (m) deve estar em quilograma (kg) e a aceleração (a) em m/s2.

Terceira lei: princípio de ação e reação

Todas as forças resultam da interação entre dois ou mais corpos entre si. Exemplificando: se um lápis exerce uma força sobre a mesa (chamada de ação), ele, o lápis, também experimentará uma força (chamada de reação), a qual é resultado da interação com mesa. Sabendo-se que o par formado pela foça de ação e pela de reação está sempre presente na interação entre corpos, podemos enunciar da seguinte forma a terceira lei de Newton: as forças sempre atuam em pares. Desta forma, se um corpo A, ao interagir com o corpo B, gerar uma força sobre este, surgirá em A uma força de mesma intensidade e direção daquela atuante em B, porém de sentido oposto.

16 de junho de 2015

SiSU 2015/2 - LISTA DE ESPERA

Veja Como se Cadastrar na Lista de Espera do Sisu 2015/2

Matheus Andrietta
Após a divulgação do resultado da chamada regular do Sisu 2015/2, nesta segunda-feira (15), os candidatos que participaram do processo seletivo e não foram aprovados em nenhuma de suas escolhas ou somente na segunda opção de curso podem se inscrever na lista de espera do sistema, até o próximo dia 26 de junho.
Para isso, o candidato deve acessar a página do Sisu e escolher a opção “Ver meu boletim“, sendo necessário inserir o número de inscrição e senha registrados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014.

blodoenem.com.br

Ao visualizar informações da primeira opção de curso, como nota de corte e classificação parcial, terá a disposição o botão para participar da lista de espera. Basta clicar sobre ele e aguardar a exibição da mensagem de confirmação. Atenção, pois se tal mensagem não for emitida, significa que o registro não foi realizado e que o processo precisa ser repetido.

Conforme o próprio sistema do Sisu esclarece, as convocações dos participantes da lista de espera são de responsabilidade das próprias instituições de ensino superior que ainda possuem vagas ociosas. Desta forma, é fundamental que os concorrentes acompanhem as chamadas subsequentes junto à instituição na qual tenham manifestado interesse. Tal monitoramento pode ser realizado via contato telefônico ou pela internet, no site da universidade/instituto.

As universidades, por sua vez, terão de 19 a 26 de junho para informar as vagas disponíveis no site. As convocações da lista terão início na data de 2 de julho.

PROUNI 2015/2

Teve Início o Período de Inscrições do Prouni 2015/2

Matheus Andrietta
Estão abertas as inscrições para o segundo processo seletivo de 2015 do Programa Universidade para Todos. Os estudantes terão até a próxima quarta-feira (18) para se candidatar as 116.004 bolsas de estudos oferecidas em instituições particulares de ensino superior, sendo 68.971 integrais e 47.033 parciais.

www.colegioweb.com.br

Critérios para participar

Podem concorrer às bolsas do Prouni os candidatos que não possuam diploma de curso superior e que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio do ano passado, desde que tenham obtido no mínimo 450 pontos na média das cinco notas e mais que zero na redação.

O programa também possui critérios socieconômicos, como ter cursado o médio completo em escola pública ou na rede particular na condição de bolsista integral, não possuir diploma de curso superior, ser pessoa com deficiência ou ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica.
Para bolsas parciais (50%) a renda familiar máxima aceita é de 3 salários mínimos por pessoa, enquanto nas bolsas integrais o limite é de 1,5 salário por membro da família.

Como se inscrever

Cada concorrente pode se inscrever em bolsas para até duas opções de curso, por ordem de preferência. Para isso, basta entrar no site do Prouni (siteprouni.mec.gov.br), clicar em “Fazer inscrição” e acessar o sistema preenchendo os campos com número de inscrição e senha do Enem 2014.

Importante esclarecer que os estudantes poderão alterar suas opções de bolsa quantas vezes quiserem enquanto o período de inscrições estiver aberto. Lembramos ainda que o Prouni fornece todos os dias a nota de corte, que é a menor pontuação para ficar entre os virtuais classificados em cada bolsa/curso/turno.

Resultado Prouni 2015/2

O resultado com a primeira chamada será liberado na próxima segunda-feira (22), com prazo para comprovação das informações até o dia 29 seguinte. Haverá posteriormente uma segunda convocação, marcada para o dia 6 de julho, com entrega da documentação até a data limite do dia 10 do mesmo mês.
Fonte: https://www.infoenem.com.br/teve-inicio-o-periodo-de-inscricoes-do-prouni-20152/
Acesso em: 16/06/2015

15 de junho de 2015

REUNIÃO COM MONITORES

Na manhã do dia 15 de junho, nas dependências do Laboratório Educacional de Informática, os professores Francimar Lima, Cleoneide Andrade e Mazé Nobre reuniram os alunos Anderson Girão - 2ª B, Bruno Giordane e Cíntia Larissa - 2ª E, Cícero Girão e Erick Jhonson - 1ª A, além de Paulo Henrique - EJA A, os novos monitores do LEI.



Na oportunidade, definiram-se as equipes para desenvolver o trabalho com o Jornal Escolar e com a Rádio Escola, além de ser sugerida uma modificação no layout do blog do LEI.





A monitoria estudantil é uma das ações do Projeto Ensino Médio Inovador/Jovem de Futuro e objetiva envolver alunos que possam exercer o protagonismo juvenil.


REDAÇÃO PARA O ENEM

Redação Enem: Proposta de Intervenção e Direitos Humanos

Por Matheus Andrietta
 
Na maioria dos vestibulares e concursos públicos, cobra-se como redação o gênero textual dissertativo-argumentativo. Porém, somente no Exame Nacional do Ensino Médio há um diferencial, que é a Proposta de Intervenção. Por isso ser uma exclusividade do Enem, muitos alunos ainda não entendem o que é pedido e acabam perdendo muitos pontos na redação, já que a proposta de intervenção vale 200 de um total de 1.000!
escolaconservafeitosa.blogspot.com
Dos critérios de avaliação da redação do exame, a quinta competência diz respeito a “elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos”. Mas o que é essa proposta de intervenção? Primeiramente, precisamos entender o que significa “intervenção”. A palavra vem do verbo intervir que, segundo o dicionário Priberam, é:
Intervir: colocar-se entre, vir entre, interromper, sobrevir; tomar parte em (participar); meter-se de permeio; ingerir-se, interferir, interceder.
Dessa forma, a proposta de intervenção é participar do problema discutido na dissertação propondo uma interferência a ele. Em outras palavras, propor uma ação que melhore ou solucione a problemática discutida sobre o tema.

Um detalhe importante é que essa ação proposta deve respeitar os direitos humanos, isto é, respeitar os valores de cidadania, liberdade, solidariedade, igualdade e diversidade. Caso esse termo “Direitos Humanos” te pareça obscuro, sugerimos a leitura desse curto material: Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Como propor intervenção é tratar de algum problema, é mais adequado que ao sugerir a ação, essa questão já tenha sido apresentada e discutida. Por isso, vemos, com mais frequência, a proposta de intervenção vir no último parágrafo da dissertação, após concluir a linha de raciocínio, ou seja, após corroborar (reafirmar) a tese.

Em um próximo artigo, veremos o que, detalhadamente, deve conter na Proposta de Intervenção para conseguir alcançar pontuação máxima nessa competência.
 

10 de junho de 2015

PREPARE-SE PARA O ENEM - SIMULADOS ON-LINE

Está disponível gratuitamente o simulado on-line ENEM da revista VEJA até o próximo dia 15 de junho.
rscoelho2011.blogspot.com

Para acessar clique em:  http://veja.abril.com.br/appprova/

Você que está inscrito para o ENEM 2015, não perca esta oportunidade de se preparar para arrasar na prova.

IFCE - PROCESSO SELETIVO 2015-2

De 08 a 19 de junho, estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2015-2 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).
 

Para Morada Nova há oferta de vagas nos cursos técnicos concomitantes nas áreas de Aquicultura, Edificações, Informática e Segurança do Trabalho.

Para maiores informações, acesse o http://qselecao.ifce.edu.br/concurso.aspx?cod_concurso=2790, leia atentamente o edital e faça sua inscrição.

Não perca essa oportunidade!

9 de junho de 2015

ATENÇÃO, EDUCADORES DO BRASIL!


O Prêmio Professores do Brasil, instiuído em 2005 pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), está em sua 9ª edição.

Para participar é preciso produzir um relato de experiência, evidenciando sua qualidade e resultados obtidos – como por exemplo: registro fotográfico ou vídeo de materiais didáticos produzidos ou das atividades realizadas com os alunos; estatisticas que demonstrem efetivas melhoras nos indicadores educacionais de acesso, de permanência e de rendimento dos alunos envolvidos; artigos e matérias publicadas em jornais, revistas e Internet.

Serão premiados 5(cinco) professores em cada uma das 6 (seis) categorias, totalizando 30 experiências selecionadas, cada uma com R$ 7.000,00.
  • Em cada categoria deverá ser premiado 1(um) professor por região geográfica do país.
  • Dentre os cinco professores premiados em cada categoria, um será selecionado para receber premiação extra de R$ 5.000,00 por categoria.
  • As escolas nas quais foram desenvolvidas as 30 experiências selecionadas serão premiadas com placa comemorativa.

O Prêmio Gestão Escolar, realizado desde 1998 pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED), estimula a melhoria da gestão das escolas públicas.

Ao fazer o cadastro, os diretores têm acesso a um instrumento de autoavaliação dos processos de gestão e a um roteiro para o planejamento de um plano de ação – a ser construído com a comunidade escolar.

Participar é um ganho para a comunidade escolar que pode utilizar as mesmas ferramentas para analisar a evolução dos processos de gestão.
O Prêmio busca reconhecer boas práticas, incentivar o aprimoramento dos processos de gestão e promover ações que possibilitem a troca de experiências entre gestores, multiplicando boas estratégias.

Para as escolas "Destaque Local" e "Destaque Estadual" são concedidos certificados pelo site.

As cinco escolas finalistas e a vencedora, recebem o diploma de "Destaque Regional" e "Referência Brasil" respectivamente.

É concedida também premiação em dinheiro, de forma não cumulativa:
  • R$ 6.000,00 para as escolas indicadas como "Destaque Estadual/Distrital";
  • R$ 10.000,00 para as escolas selecionadas como "Destaque Regional";
  • R$ 30.000,00 para a Escola classificada como "Referência Brasil".
O diretor da escola "Referência Brasil" receberá R$ 6.000.00.

Para maiores informações, acesse o http://www.educadoresdobrasil.org.br/  e faça sua inscrição!

Fonte: http://www.educadoresdobrasil.org.br/
Acesso em: 09/06/2015 

8 de junho de 2015

SiSU 2015/2 - INSCRIÇÕES ABERTAS

Inscrições no Sisu 2015/2 Abertas – Veja Como Participar!

Por Matheus Andrietta

http://portal.mec.gov.br/index.php
O Ministério da Educação iniciou, nesta segunda-feira (08), as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) referente ao segundo semestre de 2015. O prazo segue aberto até às 23h59 do próximo dia 10 de junho.

As notas do Exame Nacional do Ensino Médio de 2014 serão utilizadas como critério único para classificação dos candidatos, sendo necessário, além da participação no Enem, ter obtido nota maior que zero na prova de redação.

Cada concorrente pode se candidatar a até duas opções de curso, em ordem de preferência. Para isso, deve fazer sua inscrição unicamente pela internet, gratuitamente, no site do Sisu. Para acessar o sistema, será preciso informar o número de inscrição e a senha cadastrada no Enem 2014. Quem não lembra ou perdeu tais dados, poderá recuperá-los no link disponibilizado na própria página de login do sistema.

No momento de confirmar a inscrição nas vagas desejadas, o candidato deverá informar se pretende concorrer na modalidade de ampla concorrência ou como cotista, para as vagas reservadas de acordo com a Lei 12.711/2012.
cronograma_sisu

Importante esclarecer que, conforme as regras do programa, as notas de corte e a classificação parcial dos candidatos para cada opção escolhida serão divulgadas nos dias 9 e 10 de junho, a partir de 9h. Aquele que estiver com pontuação abaixo da nota de corte e consequentemente abaixo dos virtualmente aprovados, poderá alterar suas opções de curso, sendo válidos apenas os últimos registros.

De acordo com o cronograma do Sisu 2015/2, o resultado da chamada regular, com a lista de aprovados, deve ser liberado no próprio site na segunda-feira que vem (15). Os convocados terão entre 19 e 23 de junho para providenciar matrícula presencialmente na instituição em que foram aprovados.

Quem não for selecionado ainda poderá participar da lista de espera, para disputa das vagas remanescentes. Neste caso, o estudante deverá realizar confirmação no sistema, no período entre os dias 15 e 26 deste mês. As chamadas da lista terão início a partir de 2 de julho.

Esta edição disponibiliza 55.576 vagas em 72 instituições públicas de ensino superior, entre universidades federais/estaduais e institutos de educação tecnológica.

Fonte: https://www.infoenem.com.br/inscricoes-no-sisu-20152-abertas-veja-como-participar/
Acesso em: 08/06/2015. 

6 de junho de 2015

ENEM 2015 - BIOLOGIA

Biologia no Enem: Relações Ecológicas Intraespecíficas

Por Matheus Andrietta
 
Há várias formas dos seres se relacionarem na natureza. Os seres podem ser divididos por espécies e, dessa forma, podemos dividir suas relações em interespecíficas (entre espécies diferentes) ou intraespecíficas (entre mesmas espécies).
Hoje veremos as relações intraespecíficas encontradas na natureza, conteúdo de biologia cobrado no Enem. Elas podem ser harmônicas (quando os dois indivíduos se beneficiam ou um se beneficia e o outro se mantém neutro) ou desarmônicas (quando pelo menos um indivíduo é prejudicado).

vestibular.brasilescola.com

Relações Harmônicas

Colônia

Na colônia, os organismos ficam anatomicamente (fisicamente) juntos, podendo haver divisão de tarefas / funções. Todos eles levam vantagem, já que se beneficiam mutuamente do trabalho alheio. É o caso, por exemplo, de um recife de coral. Milhões de pequenos seres, conhecidos como pólipos, secretam um esqueleto rígido à sua volta e não são capazes de viver isoladamente.

Sociedade

Na sociedade, há divisão de trabalho de forma que os seres mutuamente se cooperam. A diferença entre a sociedade e a colônia é que, na sociedade, os indivíduos não ficam anatomicamente juntos, podendo, assim, mudar de grupo social. É o caso das abelhas, formigas e de nós, seres humanos.

Relações Desarmônicas

Competição

A competição intraespecífica ocorre por falta de recursos no ecossistema (como parceiro reprodutivo, alimento, água etc.) entre os indivíduos da mesma espécie. Nesses casos, os menos aptos a conseguirem determinado recurso sofrem prejuízo. Existe também a competição interespecífica, que veremos em um próximo artigo.

Canibalismo

O canibalismo ocorre quando um indivíduo se alimenta de outro da mesma espécie, ocorrendo, obviamente, a morte do segundo. O caso mais comentado é o da viúva-negra que, após o acasalamento, arrancam e comem a cabeça do macho.
Em breve, trataremos das relações interespecíficas, isto é, entre espécies diferentes. Continue acompanhando e bons estudos!

Fonte: https://www.infoenem.com.br/biologia-no-enem-relacoes-ecologicas-intraespecificas/
Acesso em: 06/062015
 

5 de junho de 2015

REDAÇÃO NOTA 1000

Análise de Redação Nota 1000 do Enem 2014

Por Camila Dalla Pozza
No último dia 21 de maio, o portal G1 publicou espelhos de dez redações que obtiveram nota máxima na edição do ano de 2014 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) cujo tema da proposta de redação foi “Publicidade Infantil em Questão no Brasil”. No texto de hoje, iremos analisar um desses textos a fim de gerar uma reflexão acerca do que a banca elaboradora e corretora espera de um candidato ideal.

Primeiramente, a fim de situar os nossos leitores, gostaríamos de resumir o que a coletânea de textos motivadores dessa proposta de redação do Enem traz aos candidatos.

blogdoenem.com.br
O primeiro texto é a adaptação de uma matéria publicada na página da BBC que discute a resolução do Conanda (Conselho Nacional de Direitos da Criança e do Adolescente) que considera abusiva a publicidade infantil que tem como objetivo persuadir a criança ao consumo de qualquer produto e serviço ao apelar para aspectos como brinquedos, desenhos animados, linguagem infantil, trilhas sonoras, ofertas de prêmios dentre outros. O texto, além de definir o que é, para o Conanda, uma propaganda infantil abusiva, aborda os pontos de vistas favoráveis dos pais à resolução e desfavoráveis dos anunciantes, visto que estes argumentam que o Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) já exerce o papel de controle e de combate a possíveis abusos.

O segundo texto da coletânea de textos motivadores, por sua vez, é um texto multimodal, já que trata-se de um mapa mundial que mostra como alguns países lidam com a questão da publicidade voltada ao público infantil. Por meio de sua leitura e análise, os candidatos tomaram ciência de quais países regulamentam, proíbem (total ou parcialmente) e liberam tais propagandas e como essas ações são feitas.

Já o terceiro e último texto da coletânea de textos motivadores é uma citação adaptada de dois autores de um livro que trata sobre a questão do marketing2 infantil. Segundo a citação, a criança deve ser preparada, desde pequena, para receber mensagens do mundo exterior a fim de entender o que está por trás dessa mensagem, ou seja, o que está nas entrelinhas para que, no futuro, ela seja uma consumidora reflexiva e consciente de suas compras.

A redação que iremos analisar é de autoria de Antônio Ivan Araújo Monteiro Jr., residente do estado do Ceará. A seguir, o texto na íntegra:
"A publicidade infantil movimenta bilhões de dólares e é responsável por considerável aumento no número de vendas de produtos e serviços direcionados às crianças. No Brasil, o debate sobre a publicidade infantil representa uma questão que envolve interesses diversos. Nesse contexto, o governo deve regulamentar a veiculação e o conteúdo de campanhas publicitárias voltadas às crianças, pois, do contrário, elas podem ser prejudicadas em sua formação, com prejuízos físicos, psicológicos e emocionais.
Em primeiro lugar, nota-se que as propagandas voltadas ao público mais jovem podem influir nos hábitos alimentares, podendo alterar, consequentemente, o desenvolvimento físico e a saúde das crianças. Os brindes que acompanham as refeições infantis ofertados pelas grandes redes de lanchonetes, por exemplo, aumentam o consumo de alimentos muito calóricos e prejudiciais à saúde pelas crianças, interessadas nos prêmios. Esse aumento da ingestão de alimentos pouco saudáveis pode acarretar o surgimento precoce de doenças como a obesidade.
Em segundo lugar, observa-se que a publicidade infantil é um estímulo ao consumismo desde a mais tenra idade. O consumo de brinquedos e aparelhos eletrônicos modifica os hábitos comportamentais de muitas crianças que, para conseguir acompanhar as novas brincadeiras dos colegas, pedem presentes cada vez mais caros aos pais. Quando esses não podem compra-los, as crianças podem ser vítimas de piadas maldosas por parte dos outros, podendo também ser excluídas de determinados círculos de amizade, o que prejudica o desenvolvimento emocional e psicológico dela.
Em decorrência disso, cabe ao Governo Federal e ao terceiro setor a tarefa de reverter esse quadro. O terceiro setor – composto por associações que buscam se organizar para conseguir melhorias na sociedade – deve conscientizar, por meio de palestras e grupos de discussão, os pais e os familiares das crianças para que discutam com elas a respeito do consumismo e dos males disso. Por fim, o Estado deve regular os conteúdos veiculados nas campanhas publicitárias, para que essas não tentem convencer pessoas que ainda não têm o senso crítico desenvolvido. Além disso, ele deve multar as empresas publicitárias que não respeitarem suas determinações. Com esses atos, a publicidade infantil deixará de ser tão prejudicial e as crianças brasileiras poderão crescer e se desenvolver de forma mais saudável."
Trecho de redação de Antônio Ivan Araújo. (Foto: Reprodução/G1)
Trecho de redação de Antônio Ivan Araújo. (Foto: Reprodução/G1)

Confira agora uma análise parágrafo a parágrafo

Iniciaremos a análise pela introdução. O autor inicia o seu texto situando a publicidade infantil em termos econômicos mostrando que este tipo de propaganda movimenta milhões de dólares em todo o mundo. Porém, como o tema é a publicidade infantil no Brasil, essa especificação vem logo em seguida juntamente com a tese de que, em nosso país, essa discussão deve levar em consideração vários aspectos e que o governo deve regulamentar esse mecanismo, pois, ao contrário, pode haver prejuízo na formação das crianças em relação a sua saúde física e emocional. Assim, podemos perceber que o autor apresenta o tema e o seu ponto de vista ao leitor e já dá uma dica do que será a sua proposta de intervenção social, ou seja, a regulamentação por parte do governo.

Com o intuito de conectar a introdução ao primeiro parágrafo do desenvolvimento, o autor faz uso de um recurso conectivo para também referir-se à saúde física já citada anteriormente, fazendo alusão aos brindes que acompanham os lanches de restaurantes fast food (não é preciso dizer o nome da mais famosa rede desse tipo). Exemplificando como a publicidade infantil pode influenciar na questão da obesidade infantil, o autor embasa seu argumento e ainda mostra que leu a coletânea de textos motivadores cujo primeiro texto menciona brindes desse tipo. Problemas de saúde, deste modo, são uma das consequências da publicidade infantil apelativa por meio de brinquedos que acompanham comidas que não são saudáveis.

Atento à paragrafação, o autor faz uma segunda relação entre os parágrafos do desenvolvimento ao iniciar o terceiro parágrafo com “em segundo lugar”, dando sequência às suas estratégias argumentativas citando o aumento do consumismo oriundo desse tipo de propaganda, mostrando que foi além do que o terceiro texto motivador abordou. O argumento do autor é que as crianças querem acompanhar seus amigos nas brincadeiras e, por isso, pedem aos pais os brinquedos que conhecem pelas peças publicitárias e, se elas não tiverem tais brinquedos, podem virar motivo de gozação, o que acarretaria em danos psicológicos, como já fora adiantado na introdução.

Nesse parágrafo específico, há um pequeno desvio de acentuação, o que não prejudica em hipótese alguma a coesão e a fluência do texto e, por isso, assim mesmo, a nota dessa redação foi a máxima.

O quarto parágrafo aborda, como já demonstrado pelo seu início, que em decorrência dessa problemática, o Governo Federal e o terceiro setor – definido pelo autor a fim de que seu leitor tome conhecimento – devem reverter esse quadro por meio da regulamentação e da punição através da aplicação de multas e da formação de consciência em palestras e grupos de discussão, respectivamente.

Escolhemos analisar essa redação por se tratar de uma dissertação-argumentativa que atende a todas as competências de uma maneira objetiva e clara, com argumentos e estratégias argumentativas eficientes e simples. Assim, podemos afirmar que a simplicidade pode ser eficaz a fim de garantir um bom desempenho na redação do Enem ou de qualquer outra prova de redação e escrita de qualquer texto; ou seja, não é um bicho de sete cabeças como muitos pensam. O importante é ter discernimento no momento de planejar o organizar o texto, algo nítido neste exemplo, pois nada adianta trazer argumentos complexos se estes não estão organizados.

2 Segundo o Grande Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, marketing é uma estratégia empresarial de otimização de lucros através da adequação da produção e oferta de suas mercadorias ou serviços às necessidades e preferências dos consumidores, para isso recorrendo a pesquisas de mercado, design de produtos, campanhas publicitárias, atendimentos pós-venda etc.



*CAMILA DALLA POZZA PEREIRA é graduada e mestranda em Letras/Português pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente trabalha na área da Educação exercendo funções relacionadas ao ensino de Língua Portuguesa, Literatura e Redação. Foi corretora de redação em importantes universidades públicas. Além disso, também participou de avaliações e produções de vários materiais didáticos, inclusive prestando serviço ao Ministério da Educação (MEC).

Fonte: https://www.infoenem.com.br/analise-de-redacao-nota-1000-do-enem-2014/
Acesso em: 05/06/2015

2 de junho de 2015

COMO RECUPERAR A SENHA DO ENEM 2015

Se você perdeu ou esqueceu a senha cadastrada no Enem 2015, saiba que é possível recuperar o acesso ao sistema do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep) solicitando uma nova senha.

Siga os passos abaixo para recuperar a sua:

  1. Acesse o site do Inep e clique em “Página do Participante”;
  2. Ao visualizar o quadro da imagem abaixo, clique no link “Esqueci minha senha”, no canto inferior direito;

    recuperar_senha
  1. Na tela que abrir, preencha os campos com seu CPF e data de nascimento, selecione a imagem solicitada e depois clique em enviar;
  2. Agora você terá que escolher a forma de recebimento da nova senha parcial, que pode ser via mensagem de texto (SMS) para o número de celular cadastrado, ou através de uma mensagem de e-mail. Caso precise alterar/atualizar algum dos dados de contato, poderá fazê-lo clicando em “Desejo alterar meus contatos (E-mail e SMS)”;
  3. Feito isso, dentro de alguns instantes você receberá um e-mail ou SMS com uma nova senha provisória. Como a própria mensagem esclarece, agora basta voltar novamente a página inicial de acesso ao sistema do Inep e inserir a nova senha. Já neste primeiro acesso será solicitada a troca da nova senha, conforme imagem abaixo:

    recuperar_senha2 
    Agora basta guardar ou gravar este dado, pois será solicitado em cada evento importante referente ao exame nacional, como acompanhamento de inscrições, acesso ao cartão de confirmação de inscrição, consulta ao resultado individual e programas do governo como Sisu e Prouni, por exemplo.