Redação no Enem: Tipos de Estratégias Argumentativas
Por Camila Dalla Pozza
A dissertação-argumentativa é um tipo textual da ordem do argumentar,
isto é, ao mesmo tempo em que dissertamos sobre um tema temos de
convencer o nosso leitor, por meio de argumentos e estratégias
argumentativas, de que a nossa tese é a mais adequada ou correta.
Portanto, redações no Enem que apenas dissertam fogem do tipo textual
requerido pelo exame e, deste modo, zeram na segunda competência
“compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas
do conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais
do texto dissertativo-argumentativo em prosa”.
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O candidato deve, primeiramente, criar uma tese, ou seja, um ponto de
vista acerca do tema abordado pela proposta de redação do Enem e
fundamentá-la em argumentos e em estratégias argumentativas a fim de
convencer o leitor de que a sua opinião está correta. Lembrem-se que,
como escrevemos no última texto desta coluna, não basta opinar, tem de
argumentar (Clique aqui para ler o artigo).
Há mais de um tipo de argumento e de estratégias argumentativas as
quais o autor de uma dissertação-argumentativa, um artigo opinativo, um
editorial ou uma resenha crítica – gêneros da ordem do argumentar – pode
recorrer a fim de cumprir o propósito de expor a sua opinião, embasá-la
e convencer o seu leitor.
Normalmente, a tradicional dissertação-argumentativa já traz na sua
introdução a tese do autor, ou seja, o seu ponto de vista que será
defendido ao longo de todo o texto. Para embasar essa tese, o autor pode
lançar mão de um ou dois argumentos principais e estratégias
argumentativas que os fundamentem:
- Argumento Concreto: esse tipo de argumento é uma prova cabal do que está sendo dito pelo autor e trata-se de dados estatísticos oriundos de pesquisas confiáveis, fatos reais que comprovam a tese do autor, textos legislativos (leis de todas as instâncias) etc.
- Argumentos Lógicos: já esse tipo de argumento é oriundo de um raciocínio lógico que estabelece relações de sentido lógicas, como por exemplo, comparações, causa e efeito, deduções, hipóteses, inferências etc.
- Argumento Autoritário: esse tipo de argumento traz uma citação de uma autoridade, de um especialista sobre o tema abordado pela proposta de redação que pode ser um pesquisador, um professor, um profissional formado na área ou imerso no tema etc.
Alguns autores de livros didáticos e apostilas colocam como tipo de
argumento o de consenso, isto é, uma verdade universal, mas gostaríamos
de chamar a atenção para esse conceito, pois ele pode nos fazer cair no
senso comum.
Esperamos que, com esse exemplos, fique mais fácil a organização e o
planejamento das redações dos candidatos ao Enem, pois eles mostram
quais estratégias podem ser traçadas, dependendo do tema abordado.
*CAMILA DALLA POZZA PEREIRA é graduada e
mestranda em Letras/Português pela Universidade Estadual de Campinas
(UNICAMP). Atualmente trabalha na área da Educação exercendo funções
relacionadas ao ensino de Língua Portuguesa, Literatura e Redação. Foi
corretora de redação em em importantes universidades públicas. Além
disso, também participou de avaliações e produções de vários materiais
didáticos, inclusive prestando serviço ao Ministério da Educação (MEC).
**Camila também é colunista semanal sobre redação e uma das professoras do Programa de Correção de Redação do
infoEnem. Um orgulho para nosso portal e um presente para nossos
milhares de leitores! Seus artigos são publicados todas às
quintas-feiras, não perca!
Fonte: https://www.infoenem.com.br/redacao-no-enem-tipos-de-estrategias-argumentativas/
Acesso em: 05/05/2015
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