30 de julho de 2014

VAGAS PARA CURSOS TÉCNICOS DO IFCE

Seleção unificada tem 2.240 mil vagas em cursos técnicos

www.novaconcursos.com.br

Inscrições e pedidos de isenção de taxa ocorrem a partir do dia 4 de agosto
 
Terão início no próximo dia 4 de agosto as inscrições para o exame de seleção unificado para cursos técnicos do Instituto Federal do Ceará (IFCE). Para o semestre 2014.2, serão ofertadas 2.240 vagas, distribuídas em 64 cursos de 17 campi.

Todo o processo de inscrição, até 22 de agosto, ocorrerá via internet, pelo portal do IFCE. O período de solicitação de isenção também começa no dia 4 de agosto e se estende até o dia 13. Para ser contemplado, o candidato precisa entregar toda documentação comprobatória em um dos 17 campi que realizam a seleção.

O IFCE oferece cursos nas modalidades concomitante, integrada e subsequente ao Ensino Médio, além do Programa de Educação de Jovens e Adultos (Proeja). Há oportunidades nos campi de Acaraú, Baturité, Cedro, Crateús, Fortaleza, Iguatu, Jaguaribe, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Quixadá, Sobral, Tabuleiro do Norte, Tauá, Tianguá, Ubajara e Umirim.

As provas estão previstas para 28 de setembro (Subsequente e Concomitante) e 19 de outubro (Integrado e Proeja). O resultado final deve ser divulgado em 7 de novembro.

Com o exame de seleção unificado, o candidato pode escolher como local de realização das provas qualquer um dos municípios onde estão situados os 17 campi do IFCE participantes do processo, evitando a necessidade de grandes deslocamentos, já que o Instituto tem campi instalados em todas as regiões do Estado.

Rebeca Casemiro - reitoria

Fonte: http://www.ifce.edu.br/component/content/article/59-noticias/destaques/2402-selecao-unificada-abre-mais-de-2-mil-vagas-em-cursos-tecnicos-oportunidades-sao-para-17-campi-inscricoes.html

28 de julho de 2014

ENEM 2014 - DICAS "DA HORA"!

Dicas de leitura para o Enem 2014 – lixo, plano real e raios

Frequentemente postamos aqui dicas para você melhorar sua preparação e consequentemente o desempenho no Enem 2014. E duas orientações que se repetem nos variados artigos são o exercício da leitura e a necessidade de manter-se atualizado com fatos e notícias relevantes.
Para lhe dar uma forcinha no desenvolvimento de tais estratégias, bem como aproveitar da melhor maneira possível seus próximos 30 minutos, selecionamos três interessantes indicações de leitura para o texto de hoje. Trouxemos assuntos que, de alguma maneira, podem aparecer nas questões ou até mesmo na redação do Enem.

enem.net

Vamos a elas:

1) Os desafios da era do lixo:

Você sabia que cada um de nós brasileiros é responsável por produzir aproximadamente 375 Kg anuais de lixo urbano? Esta excelente matéria, publicada em 2011 no site Planeta Sustentável, mostra as origens históricas do acúmulo de lixo, um panorama geral da situação brasileira apontando os vilões desta realidade, bem como compara nossa situação com a de países desenvolvidos, mostrando que é possível transformar este problema em lucro.

2) 20 anos do Plano Real: sete reflexões sobre a estabilização:

Introduzido na economia brasileira em 1994, o Plano Real completou duas décadas de existência neste ano. Apesar de vencer sua principal batalha ao reduzir e controlar a super inflação, ainda há muito a ser feito. Veja neste artigo do Estadão quais são os desafios e legados do Plano Real no ponto de vista de personagens influentes.

3) Brasil: o país dos 100 milhões de raios:

Terremotos, tsunamis, furacões, ciclones e vulcões. Estamos livres de todos estas ameaças da natureza. Em contrapartida, nosso país é o maior alvo de raios do mundo! Mas afinal, como e por que isso acontece? Quais os impactos, prejuízos e danos para nossa país? As respostas para estas e outras perguntas você vê nesta ótima publicação da Revista Superinteressante.

noticias.terra.com.br
Boa leitura e até a próxima!

Fonte: http://www.infoenem.com.br/dicas-de-leitura-para-o-enem-2014-lixo-plano-real-e-raios/

 

24 de julho de 2014

PLANEJAMENTO - CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA

Professores da área de Ciências da Natureza e de Matemática  e suas Tecnologias estiveram reunidos, na tarde do dia 24, no Laboratório Educacional de Informática 1(LEI 1) para o planejamento das atividades da base comum, proposta pelo Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação - CREDE 10.

Francimar Lima (cordenador do LEI) organizou o encontro, contando com a participação de professores de Matemática, Física, Química e Biologia.

Podem ser destacados os seguintes assuntos, trabalhados no encontro:
  • Uso de recursos do Portal do Professor (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html)

  • Produção de livro virtual (sugestão de sites para publicação: www.issuu.com ou pt.calameo.com
  • Atividades referentes ao ENEM (inscrições, simulados, campanhas, etc.) Acesso ao “Descomplica” (http://descomplica.com.br/) e portal “InfoEnem” (http://www.infoenem.com.br/
  • Jornal Escolar

    diariodeumadiretora.blogspot.com

  • Utilização de ferramenta tecnológica com o tema Meio Ambiente (quadrinhos, vídeos, panfletos ou debates). 
    meioambiente.culturamix.com
     

23 de julho de 2014

UM GRANDE MESTRE DA CULTURA POPULAR BRASILEIRA


Advogado, professor, teatrólogo e romancista, Ariano Vilar Suassuna costumeiramente é considerado “o paraibano mais pernambucano” que se conhece.

Nasceu em Nossa Senhora das Neves, hoje João Pessoa, em 16 de junho de 1927.

Filho de João Suassuna e de Rita de Cássia Vilar, Ariano tinha pouco mais de três anos quando o seu pai foi assassinado na Paraíba, por conta das lutas políticas que antecederam a Revolução de 1930 no Brasil.

Depois da morte do marido, Rita resolveu se mudar com os nove filhos para Taperoá, cidadezinha do interior, onde o futuro escritor passou a ter contato com o universo mágico que iria fazer parte de suas obras.

Em 1942 a capital pernambucana entra na vida de Ariano Suassuna. O jovem paraibano está com a mãe e os irmãos morando no Recife e inicia seus estudos pré-universitários. Como muitos intelectuais da época, termina na Faculdade de Direito, onde faz amizade com escritores e artistas, como Hermilo Borba Filho, de quem se torna muito próximo.

Passa a escrever nos jornais recifenses e em 1943 publica sua primeira peça, “Uma Mulher Vestida de Sol”, conquistando o prêmio “Nicolau Carlos Magno”.

fliporto.net

Formado em Direito,  a partir de 1950 passou a advogar e volta a morar em Taperoá por motivos de saúde. No interior paraibano escreve a peça “Torturas de um Coração. Dois anos depois está novamente no Recife, de onde praticamente não sairia mais. Em 1955 publica “O Auto da Compadecida”, sua obra mais popular até hoje.

A história engraçada protagonizada por João Grilo e Chico cairia no gosto do grande público e receberia duas versões para o cinema: uma em 1969, com direção de George Jonas, tendo Regina Duarte – a então namoradinha do Brasil - e Armando Bogus como estrelas principais: a outra de 2000, dirigida pelo pernambucano Guel Arraes (filho do ex-governador) e Shelton Melo vivendo um dos principais personagens.

Ainda em 1962, o crítico Sábato Magaldi faz sua avaliação pelos jornais: “O Auto da Compadecia é o texto mais popular do moderno teatro brasileiro”.
lelivros.club
No dia 19 de janeiro de 1957, Ariano se casou com Zélia de Andrade Lima, com a qual teve seis filhos. Foi membro fundador do Conselho Federal de Cultura, do qual fez parte de 1967 a 1973 e do Conselho Estadual de Cultura de Pernambuco, no período de 1968 a 1972.

Em 1969 foi nomeado Diretor do Departamento de Extensão Cultural da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, ficando no cargo até 1974.

Ariano estava sempre interessado no desenvolvimento e no conhecimento das formas de expressão populares tradicionais e, no dia 18 de outubro de 1970, lançou o Movimento Armorial, com o concerto "Três Séculos de Música Nordestina: do Barroco ao Armorial", na Igreja de São Pedro dos Clérigos e uma exposição de gravura, pintura e escultura.



O escritor também foi Secretário de Educação e Cultura do Recife e Secretário de Cultura do Estado, sempre ligado a Miguel Arraes e ao seu neto, Eduardo Campos.

Ariano é doutor em História pela Universidade Federal de Pernambuco e foi professor da UFPE por mais de 30 anos, ensinando Estética e Teoria do Teatro, Literatura Brasileira e História da Cultura Brasileira.

www1.folha.uol.com.br
Seu "Romance da Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai e Volta" publicado originalmente em 1971 teve a primeira edição. Relançado somente em 2005 teve sua segunda edição esgotada em menos de um mês, o que é uma coisa rara para um volume de quase 800 páginas.
Alguns consideram “Romance da Pedra do Reino”, como a maior obra de Ariano.


O escritor construiu em São José do Belmonte, no Sertão pernambucano, um santuário ao ar livre, constituído de 16 esculturas de pedra, com 3,50 m de altura cada, dispostas em círculo, representando o sagrado e o profano. As três primeiras são imagens de Jesus Crito, Nossa Senhora e São José, este o padroeiro do município. No local ocorre todos os anos uma cavalgada inspirada no romance A Pedra do Reino
Recentemente, numa entrevista a TV Globo, Ariano Suassuna deve ter surpreendido alguns intelectualoides. Ele fez rasgados elogios à novela "Lado a Lado", que estava em seus últimos capítulos. Disse que há tempos não se escrevia história tão boa para a televisão e admitiu que o folhetim deixaria saudades.
(Fontes consultadas: biografias do escritor na Academia Brasileira de Letras e no site UOL Educação).

Do blog: http://robertoalmeidacsc.blogspot.com.br/2013/03/ariano-suassuna-escritores-brasileiros.html

PLANEJAMENTO - CIÊNCIAS HUMANAS

Profissionais da área de Ciências Humanas e suas Tecnologias estiveram reunidos, na manhã do dia 23, no Laboratório Educacional de Informática (LEI) para o planejamento das atividades da base comum, proposta pelo Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) da CREDE 10.


Francimar Lima (cordenador do LEI) organizou o encontro que contou com a participação de professores de História, Geografia, Filosofia e Sociologia.

Dentre os assuntos trabalhos, merecem destaque:

ESTUDANTES DA ESCOLA EGÍDIA APROVADOS PARA O IFCE

Os estudantes Gabriel Cavalcante Oliveira e Marcelo Silva do Vale (3ª série C) foram selecionados para os cursos Técnicos em Edificações e em Aquicultura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará - IFCE.

Além deles, José Leandro de Sousa Oliveira (2ª série D) e Francisco Lucas Rodrigues da Silva (2ª série E), ficaram entre os classificáveis para o curso Técnico em Edificações.

Todos os que fazem a Escola Egídia estão de parabéns pelo fato de poder contribuir para o sucesso de seus alunos.
mbasic.facebook.com

22 de julho de 2014

DIRETORA REÚNE MULTIMEIOS NO LEI

No final da manhã deste dia 22, a professora Sílvia Helena Claudino Brandão, diretora da Escola Egídia, reuniu professores do centro de multimeios para uma reunião no Laboratório Educacional de Informática.
gestaoescolar.abril.com.br
Na oportunidade, foram repassadas informações sobre a avalição do PROEMI/JF, realizada pelo professor da CREDE 10, Paulo Bessa, além de expor a agenda de atividades correspondente aos meses de julho e agosto.


O encontro contou com a participação da coordenadora escolar (Mazé Nobre), da regente do Centro de Multimeios (Aurenir Andrade), dos professores de apoio e do LEI.

PLANEJAMENTO - LINGUAGENS E CÓDIGOS

Na manhã do dia 22, profissionais da área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias estiveram reunidos do Laboratório Educacional de Informática (LEI) para o planejamento das atividades da base comum, proposta pelo Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) da CREDE 10.


Além dos professores Francimar Lima (cordenador do LEI) e Cleoneide Andrade (apoio/multimeios), o encontro contou com a participação expressiva de docentes de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Artes e Educação Física.



Abaixo, você pode confirir a pauta trabalhada:
  • Uso de recursos do Portal do Professor (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html)
    http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html
  • Produção de livro virtual (sugestão de sites para publicação: www.issuu.com ou pt.calameo.com
    http://pt.calameo.com/
     
  • Atividades referentes ao ENEM (inscrições, simulados, campanhas, etc.) Acesso ao “Descomplica” (http://descomplica.com.br/) e portal “InfoEnem” (http://www.infoenem.com.br/


     
  • Jornal Escolar
     
  • Utilização de ferramenta tecnológica com o tema Meio Ambiente (quadrinhos, vídeos, panfletos ou debates).

21 de julho de 2014

SiSUTEC 2014.2


Nesta segunda-feira, 21 de julho, o Ministério da Educação (MEC) abrirá as inscrições da segunda edição de 2014 do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Os interessados poderão realizar sua inscrição online na página do sistema até a próxima sexta-feira (25).

www.agravo.blog.br

Para poder concorrer as vagas do Sisutec o candidato precisa ter prestado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 e obtido pontuação maior que zero na prova de produção textual (redação). Vale esclarecer que o desempenho do estudante na última edição do Enem será o único critério de seleção utilizado pelo sistema.

Conforme noticiou o MEC, este processo seletivo do Sisutec disponibiliza 289.341 vagas em cursos técnicos gratuitos distribuídos em 466 municípios por todo o Brasil. O curso com maior oferta de vagas é Logística, com 40.712, o segundo lugar ficou com Segurança do Trabalho, com 29.397. Na sequência vêm os cursos da área da saúde, como Técnico em Enfermagem, Radiologia e Massoterapia, entre outros.

A maioria das vagas será disponibilizada por instituições particulares, seguidas pelo chamado ¨sistema S¨, composto pelo Sesi, Senai e Senac. O restante das vagas será direcionado para as instituições públicas, representadas por institutos federais, escolas técnicas vinculadas às universidades federais e escolas estaduais e municipais. Em todos as instituições citadas acima, inclusive as privadas, os cursos do Sisutec serão gratuitos.

www.kallynakelly.com.br

Quanto a reserva de vagas para cotistas, 85% do total será destinado a estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas. As instituições públicas, mais precisamente as federais, seguirão a Lei de Cotas sancionada em agosto de 2012, a qual determina que 50% das vagas devem ser preenchidas por estudantes de escolas públicas com renda familiar igual ou inferior a 1 salário mínimo e meio, além de reserva para cotas raciais (negros e indígenas).

A primeira chamada contendo a lista dos aprovados será divulgada no dia 29 de julho e a segunda convocação ocorrerá em 5 de agosto.

18 de julho de 2014

ENEM 2014 - DICAS "DA HORA"!

5 dicas para resolver as questões objetivas da prova do Enem 2014

www.labtime.ufg.br

16 de julho de 2014

ENEM 2014 - DICAS "DA HORA"!

4 Dicas que aumentam sua capacidade de concentração nos estudos

 A maioria das pessoas acredita que para ir bem num exame, como o Enem, basta estudar muito. Mas aqueles que já passaram num concurso público sabem que estudar, de verdade, não é nada fácil. Já no início da preparação, alguns dos grandes vilões das notas altas entram em cena: Leituras desatentas, perda de foco e falta de paciência.

Poucas pessoas sabem que para estudar (de verdade!) é necessário, antes de tudo, aprender a estudar! E nessas horas de dedicação, concentração e foco são fundamentais para o sucesso. Anote isso na cabeceira da sua cama:  
Não existe estudo eficiente sem concentração e foco!

E sobre esse assunto, temos duas notícias para você. Uma boa e uma ruim. Qual você quer primeiro? Seguindo a tradição, vamos à ruim primeiro: Não existe nenhuma fórmula mágica! Aqueles que conseguem estudar por várias horas ao dia, são pessoas que já treinaram bastante. O corpo e a mente já estão acostumados à longos períodos de estudos. Ou seja, para manter o foco, tem que se esforçar.

Já a notícia boa é que separamos 4 dicas que, aliadas à sua dedicação, certamente darão ótimos resultados e aumentarão sua capacidade de concentração nos estudos.

1 – Esqueça Tvs e músicas
Existem pessoas que até conseguem, pois acostumaram a estudar em meio a muito barulho. Mas a intenção aqui é treinar para conseguir atingir níveis de concentração elevados. E pode ter certeza que TV e músicas não o ajudarão em nada.

www.infoenem.com.br
2 – Passe o seu cronograma de estudos para seus amigos e familiares.
Dessa forma, eles irão respeitar seus horários e ajudará você a não se distrair com visitas, convites e pedidos que interromperão seus momentos de concentração.

3 – Não estude com fome e nem cansado.
Aperfeiçoar sua capacidade de concentração é um treinamento e, como todo treinamento, não é nada fácil. Dessa forma, seu corpo precisa estar bem. Simples assim.

4 – Estude sentado.
Cama é feita para dormir e não para estudar. Caso contrário, uma grande biblioteca teria dezenas delas. Estudar por várias horas deitado não irá aumentar seu foco, além de provocar dor nas costas.
Agora é com você. Lembre-se que concentração é a chave para um estudo eficiente.

Acesso: 16/07/2014

SELEÇÃO DE MONITORES

A EEFM Egídia Cavalcante Chagas divulga edital de seleção para alunos monitores.

www.unisinos.br

Confira as informações, acessando o documento abaixo:

15 de julho de 2014

ESCOLA EGÍDIA SELECIONA TUTORES

Participe da seleção de tutores da EEFM Egídia Cavalcante Chagas.

utsa.edu

Aproveite essa oportunidade, obtendo todas as informações no edital:

ENEM 2014 - DICAS "DA HORA"!

Conheça a importância do sono na preparação para o Enem

pt.dreamstime.com.jpg

14 de julho de 2014

PREPARE-SE PARA O ENEM!

Estude online de forma fácil e divertida!


Aulas ao vivo todos os dias, correção de redação, monitoria e aulas particulares. Tudo para você mandar bem no ENEM e principais vestibulares do Brasil!

Você não pode perder essa oportunidade. 

ENEM complicado? Faça uma boa escolha: DESCOMPLICA!

eefmpsaojose.blogspot.com

 

Informações: http://descomplica.com.br/ 

 Acesso: 14/07/2014

 

ESTAMOS DE VOLTA!


Os professores do Laboratório Educacional de Informática (LEI) da Escola Egídia desejam a todos um ótimo retorno às aulas, esperando que disposição, garra e dedicação sejam parte constante do trabalho cotidiano.




Imagens: www.esoterikha.com 
Acesso: 14/07/2014