Além de desenvolver o raciocínio lógico-matamático, as atividades do jogo ajudam a promover a aquisição de diversas habilidades essenciais à disciplina e, ainda, exigem a cooperação entre os membros de cada grupo, oportunizando a participação e o envolvimento de todos os alunos.
Confira abaixo, o texto preparado pela professora. Nele, vemos o embasamento teórico da atividade e informações sobre a 1ª e a 2ª edições da gincana.
Para compreender a importância da utilização dos jogos matemáticos em sala de aula citamos um trecho do artigo da professora Cláudia Lisete Oliveira Groenwald (orientadora, professora titular do Departamento de Matemática da Universidade Luterana do Brasil - Ulbra, Canoas/RS. Drª em Ciências da Educação pela Pontifícia de Salamanca – Espanha), artigo disponível no portal Só Matemática.
“(...) Os jogos estão em correspondência direta com o pensamento matemático. Em ambos temos regras, instruções, operações, definições, deduções, desenvolvimento, utilização de normas e novos conhecimentos (resultados).
O trabalho com jogos matemáticos em sala de aula nos traz alguns benefícios:
conseguimos detectar os alunos que estão com dificuldades reais;
o aluno demonstra para seus colegas e professores se o assunto foi bem assimilado;
existe uma competição entre os jogadores e os adversários, pois almejam vencer e par isso aperfeiçoam-se e ultrapassam seus limites;
durante o desenrolar de um jogo, observamos que o aluno se torna mais crítico, alerta e confiante, expressando o que pensa, elaborando perguntas e tirando conclusões sem necessidade da interferência ou aprovação do professor;
não existe o medo de errar, pois o erro é considerado um degrau necessário para se chegar a uma resposta correta;
o aluno se empolga com o clima de uma aula diferente, o que faz com que aprenda sem perceber.
Não é necessário ressaltar a grande importância da solução de problemas, pois vivemos em um mundo o qual cada vez mais, exige que as pessoas pensem, questionem e se arrisquem propondo soluções aos vários desafios os quais surgem no trabalho ou na vida cotidiana.
Para a aprendizagem é necessário que o aprendiz tenha um determinado nível de desenvolvimento. As situações de jogo são consideradas parte das atividades pedagógicas, justamente por serem elementos estimuladores do desenvolvimento. É esse raciocínio de que os sujeitos aprendem através dos jogos que nos leva a utilizá-los em sala de aula.”
Reconhecendo, assim, a necessidade do uso de jogos na aprendizagem contemporânea e para auxiliar e estimular os estudantes no desenvolvimento do cálculo mental é que surge a Gincana de Matemática bimestralmente e sempre com jogos de interface computacional.
A I Gincana ocorreu em junho/2010 e envolveu as turmas do ensino médio da terceira série A, B, C, D e as turmas da primeira série A e C, tendo como vencedora geral a equipe RABELO da 3ª série A. O jogo da competição foi “Montanha de Cálculo” que está dispońivel em vários sites de jogos.
Em sua segunda versão, ocorrida nos dias 23 a 26/08/10, a Gincana trouxe para o campeonato o Software “Brain Safari” (Safari Cerebral) que estimula o desenvolvimento das habilidades de análise, cálculo, memória e reconhecimento visual. Vale a pena dá uma conferida nesse jogo.
Vamos aos campeões de turma:
3ºA: Equipe Matemáticos (Lucas, Alan, Daniela e Carol).
3ª B: Equipe Nós Aki (Alisson, Igor, Eliabe e Ítalo).
3ª C: Equipe Pink (Aldeíza, Geiciane e Paula).
3ª D: Equipe Anônimas (Renata, Jane Lima, Jane Kelly, Lidiane e Eudenir)
3ª E: Equipe Bacana (Ana Paula, Paulo Cesar, Marcos e Giliard).
1ª A: Equipe As menininhas (Ane Karoline, Luana, Jonyca Mikaella e Ivina Mayne)
1ª C: Equipe Legendários (Cezar, Josimário, Wandesson e Wesley).
No dia 26/08 as campeãs de turma se encontraram para o confronto final, e a equipe vencedora da II Gincana de Matemática foi:
CAMPEÃ GERAL:
NÓS AKI (3ª série B): Alisson, Igor, Ítalo e Glinaílzia (convidada especial).
VICE-CAMPEÃ GERAL:
PINK (3 ª série C): Aldeíza, Geiciane, Paula e Mayara (convidada especial).
PARABÉNS A TODOS OS PARTICIPANTES
E AGUARDEM A PRÓXIMA GINCANA.
Pude acompanhar o trabalho da professora Cristina com algumas turmas da 3ª série do ensino médio e constatei a importância de utilizar o jogo para despertar o interesse do aluno para a disciplina.
ResponderExcluirFiquei tão interessado que, utilizei o jogo para testar como anda minha capacidade de raciocínio.
Recomendo o mesmo aos colegas professores.
É legal D+!