30 de setembro de 2015

ENEM 2015 - RETA FINAL

O Que Estudar na Reta Final Para o Enem 2015?

Por Matheus Andrietta
www.jornaldaorla.com.br
Em um artigo no início desse ano demos uma dica sobre como organizar seu tempo. Agora, faltando menos de um mês para o Enem, retomamos essa temática, porém com outro enfoque: o que estudar faltando menos de um mês para o exame?

Primeiramente, o recomendado nesse período é que você não aumente sua carga de estudos. Por exemplo, se você hoje estuda 20 horas por semana, de nada vale nesse último mês estudar 40 horas semanais. O aumento repentino de carga cognitiva pode ocasionar estresse e prejudicar seu aprendizado.

Caso você ainda não tenha feito isto, propomos que separe algumas horas de um dia para fazer um “levantamento” de quais assuntos – em cada disciplina – geraram maior dúvida durante o sua preparação neste ano. Posteriormente, selecione material didático sobre esses assuntos – vídeo aulas, capítulos de livros, questões comentadas – e alguns exercícios. Durante sua rotina de estudos semanal, procure intercalar conteúdo inédito que ainda precisa ser estudado com aqueles que já suscitaram dúvidas no passado. Isso garantirá que você cumpra seu cronograma de estudos e, ainda assim, reveja conceitos mais complicados.

Abaixo, selecionamos alguns itens – separados de acordo com os cadernos do Enem – que são muitas vezes considerados difíceis pelos estudantes, podendo servir de base para você começar a planejar seu período de revisão.

 

Ciências da Natureza e suas Tecnologias

(1) Física:
  • diferença entre capacidade calorífica e calor específico;
  • leis da termodinâmica;
  • quantidade de momento linear;
  • diferenciação entre força centrípeta e centrífuga;
  • circuitos elétricos: ponte de wheatstone.
(2) Química:
  • diferenciação entre ligação metálica, iônica e covalente;
  • cálculos estequiométricos;
  • diferenciação entre os modelos atômicos de Dalton, Thomson, Rutherford e Rutherford-Bohr;
  • reação de oxirredução e pilha;
  • classificação de carbono em primário, secundário, terciário ou quartenário;
  • definição e ação de catalisadores.
(3) Biologia:
  • princípios de hereditariedade;
  • Darwin, a teoria da evolução e seleção natural;
  • características dos biomas brasileiros;
  • doenças sexualmente transmissíveis: diagnóstico e prevenção;
  • mutações gênicas.

Ciências Humanas e suas Tecnologias

  • diferenciação entre os sistemas de produção fordista, taylorista e toyotista;
  • consequências da modernização das lavouras;
  • leitura de mapas temáticos e conceitos de cartografia;
  • reforma agrária e o Movimento dos Sem Terra (MST);
  • Principais características e figuras históricas da Revolução Bolchevique, Revolução Chinesa e Revolução Cubana.

Matemática e suas Tecnologias

  • progressão aritmética e geométrica;
  • esboço dos gráficos da função seno e cosseno;
  • equação da reta;
  • equação do círculo;
  • função logarítmica e seu comportamento gráfico;
  • função exponencial e seu comportamento gráfico;
  • sistema de equações: regra de Cramer ou escalonamento.

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

  • mecanismos de coerência e coesão textual;
  • uso adequado de pronomes demonstrativos e oblíquos;
  • uso correto do sinal indicador de crase;
  • funções da linguagem: função conativa e metalinguística;
  • aspectos da produção literária nacional;
  • aspectos constitutivos da argumentação.
 Fonte: https://www.infoenem.com.br/o-que-estudar-na-reta-final-para-o-enem-2015/
Acesso em: 30/09/2015

28 de setembro de 2015

PREPARE-SE PARA O ENEM 2015

Como Melhorar seu Rendimento Dentro da Sala de Aula

Por Fernando Buglia
www.enem2015.net.br
É muito comum (e válida!) aquela velha dica reproduzida por pais, avós e educadores:
Matéria dada é matéria estudada.
Entretanto, existe uma outra atitude, muito menos falada, que pode tornar ainda mais eficiente o seu aprendizado dentro da sala de aula. Como? Simples. Antecipe-se, estudando o conteúdo que o professor passará.

Podemos citar vários benefícios que terá seguindo essa recomendação. Veja os principais:
  • Mesmo que não entenda todo o conteúdo antecipadamente, a compreensão parcial ajudará acompanhar o raciocínio do professor no momento da explicação.
  • Conseguirá antecipar algumas dúvidas, pois saberá, pelo menos em parte, onde o professor chegará com o conteúdo. Isso fará com que adeque melhor o momento de questionar (ou não!) o professor.
  • Outro benefício, embora indireto, mas não menos importante, é a melhora da sua capacidade de estudar e entender conteúdos sem o auxilio de ninguém. Ser autodidata é uma das características mais importantes dos estudantes que obtém sucesso nos vestibulares.
Por esses e outros motivos é que vale a pena antecipar o que será dado em sala de aula. Basta abrir seu livro e/ou apostila adotado pelo professor que certamente saberá qual conteúdo será abordado em breve. “Ah, mas meu professor não utiliza nenhuma apostila e nenhum livro.” Deixe de dar desculpas. Basta perguntar para ele qual será o assunto que será trabalhado na sequência.

Vale ressaltar que não estamos orientando para você deixe de estudar depois da aula. Longe disso! Afinal, esse estudo é o mais importante, pois visa a fixação definitiva do conteúdo. Estamos falando que, caso tenha tempo suficiente e esteja com a matéria “em dia”, vale a pena estudar o conteúdo antes e depois da aula.

Caso ainda não acredite na eficiência dessa dica, faça um teste! Escolha uma matéria e estude antes do professor passar o conteúdo. Temos certeza que irá se surpreender com a facilidade que encontrará dentro da sala de aula. Inclusive, talvez reduza seu tempo de estudo após a aula.

Então, mexa-se! Comece devagar, dando uma “olhadinha” no próximo conteúdo que será trabalhado pelo docente.

Fonte: https://www.infoenem.com.br/como-melhorar-seu-rendimento-dentro-da-sala-de-aula/
Acesso em: 28/09/2015 


ENEM 2015 - ATENÇÃO AO HORÁRIO!

O Enem trouxe uma série de mudanças para esta edição, como por exemplo o valor da taxa de inscrição que subiu de R$ 35 para R$ 63. Uma das mais importantes delas diz respeito ao horário de início das provas, que neste ano será às 13h30, de acordo com o horário de Brasília. Até 2014 o exame começava às 13h.

Vale esclarecer, entretanto, que o horário de abertura e fechamento do acesso aos locais de prova continua o mesmo. Portanto, os portões de entrada das salas serão abertos ao meio-dia e fechados às 13h.

Conforme afirmação do presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Chico Soares, apesar de sutil esta mudança é fundamental, pois ajuda na maior organização e segurança do Enem 2015.

Soares explicou que o fato de todos os candidatos estarem na sala meia hora antes do início das provas permite que os aplicadores e chefes de sala abram os malotes que contêm os testes na presença e testemunho de todos. Além disso, também proporciona maior conveniência para que os fiscais passem os detectores de metal nos participantes.

Outra vantagem decorrente da medida é que elimina as diferenças de tempo de início das provas entre as salas de um mesmo local. No Enem 2014, por exemplo, enquanto o exame havia começado 13h numa sala muitas vezes inciava as 13h10 ou 13h05 em outras.
esquema_enem
Com a mudança de início das provas determinadas pelo Edital, e seguindo o esquema de duração indicado na imagem acima, o primeiro dia encerrá às 18h enquanto o segundo dia, mais longo por conta da redação, irá terminar às 19h.

O último alerta feito pelo presidente do Inep diz respeito as diferenças resultantes do horário de verão, que então estará em vigor porém não é adotado em todos os estados brasileiros. Temos ainda diferenças decorrentes do fuso-horário de alguns estados em relação ao horário de Brasília.

Em breve traremos uma publicação informando a hora de início das provas de 24 e 25 de outubro em cada estado, considerando todas estas diferenças de horários. Fique ligado!
 
Fonte: https://www.infoenem.com.br/provas-do-enem-comecarao-mais-tarde-este-ano/
Acesso em: 28/09/2015 

 



 
 

25 de setembro de 2015

REDAÇÃO PARA O ENEM 2015

Temas Redação Enem: Aumento da AIDS Entre os Jovens

Por Camila Dalla Pozza
 
Na década de 1980, o mundo todo descobriu o vírus HIV, causador da AIDS, e todos se assustaram muito com o número de mortos pela doença que, naquela época, era praticamente uma sentença de morte. Pessoas famosas mundialmente e anônimas começaram a descobrir que estavam infectadas, o vírus ganhou as páginas dos jornais e das revistas e espaço na televisão e os sintomas e a velocidade das mortes apavoraram todo o planeta. Com tudo isso, o preconceito e a discriminação em torno desses indivíduos nasceram como barreiras quase intransponíveis, pois os chamados grupos de risco foram denominados como os que mais corriam riscos de serem contaminados pelo HIV.

Ao longo dos anos, a medicina evoluiu e o conhecimento sobre a AIDS aumentou, assim como a sua prevenção e o seu tratamento. Casos em que pessoas se contaminavam por meio de transfusões sanguíneas diminuíram, o coquetel de remédios foi criado e passou a fazer parte dos sistemas de saúde e campanhas a favor do uso de preservativos e do teste foram realizadas em toda a mídia mundial.

Atualmente, a contaminação por meio de transfusões de sangue estão praticamente erradicadas, assim como a transmissão de mãe para filho durante o parto ou a amamentação; também não se fala mais em grupos de risco, mas sim em comportamento de risco, ou seja, relações sexuais sem o uso de preservativo masculino ou feminino e o coquetel de remédios proporciona ao soro positivo uma vida relativamente normal e longa, salvos os efeitos colaterais.

Todos esses avanços contribuíram para o aumento do conhecimento acerca do HIV e da AIDS (inclusive uma vacina está sendo testada), na diminuição da transmissão e no crescimento da qualidade de vida dos portadores. No entanto, há um lado negativo, o qual é o tema do texto de hoje: o aumento do número de jovens contaminados pelo vírus.
aids
Devido aos avanços sobre a AIDS, muitos jovens brasileiros subestimam o HIV e não o consideram uma sentença de morte como ocorria no século XX. Apesar da quantidade imensa de remédios que devem ser tomados diariamente e dos respectivos efeitos colaterais, vários jovens pensam que basta tomar o coquetel e seguir com a vida que está tudo bem, mas não é certo pensar deste modo, já que a AIDS ainda é uma doença sem cura.

Os números de contaminados pelo HIV estavam diminuindo no Brasil já há algum tempo, mas dados da UNAIDS (Programa Conjunto da ONU sobre HIV/AIDS) relevaram que os casos de AIDS cresceram 11% entre 2005 e 2013 no nosso país e entre os jovens o número de contaminados é maior: entre os meninos de 15 a 19 anos, o número de casos cresceu 50% na última década.

Esses resultados nos mostram que, apesar de todas as informações acerca da AIDS, os casos da doença tendem a aumentar entre os jovens, ou seja, parece que o conhecimento não consegue barrar o crescimento da doença entre as pessoas ditas mais informadas. Um estudo realizado com mais de 35 mil meninos de 17 a 20 anos revelou que o aumento de contaminação entre os jovens pelo vírus HIV está relacionado ao baixo grau de escolaridade.

Dados da página do governo federal sobre a AIDS confirmam que a faixa etária na qual há maior contágio é entre 25 e 49 anos, em ambos os sexos, mas na faixa entre 13 e 19 anos a incidência é maior entre as meninas desde o ano de 1998. A cada dia que passa, os jovens estão explorando cada vez mais a sua sexualidade, das mais variadas formas, mas sem a devida proteção. Além disso, ao estarem em relacionamentos mais sérios, como namoros duradouros, o uso do preservativo é deixado de lado baseado na confiança no parceiro e é aí que muitos se contaminam, como ainda acontece com mulheres adultas casadas.

Por se tratar de um tema eternamente importante que impacta a sociedade brasileira, pensamos que o aumento dos casos de AIDS entre os jovens brasileiros é dos possíveis temas da proposta de redação do Enem, até porque a maioria dos candidatos está na faixa etária na qual os casos cresceram.

A mídia comunica, o governo realiza campanhas comunitárias de conscientização acerca da prevenção e dos testes, além de oferecer preservativos e o coquetel no Sistema Único de Saúde (SUS), a escola esclarece… O que mais precisa se feito para que o número de casos de AIDS diminua entre os jovens brasileiros?
Página recomendada:


*CAMILA DALLA POZZA PEREIRA é graduada e mestranda em Letras/Português pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente trabalha na área da Educação exercendo funções relacionadas ao ensino de Língua Portuguesa, Literatura e Redação. Foi corretora de redação em importantes universidades públicas. Além disso, também participou de avaliações e produções de vários materiais didáticos, inclusive prestando serviço ao Ministério da Educação (MEC). **Camila é colunista semanal sobre redação do nosso portal. Seus textos são publicados todas as quintas! Também é uma das professoras do Programa de Correção de Redação do infoEnem.

Fonte: https://www.infoenem.com.br/temas-redacao-enem-aumento-da-aids-entre-os-jovens/
Acesso em: 25/09/2015

21 de setembro de 2015

VESTIBULAR 2016.1 - UECE

http://www.uece.br/uece/index.php/pagina-inicial

A Universidade Estadual do Ceará (UECE) por meio da Comissão Executiva do Vestibular (CEV) abrirá inscrições para o Vestibular 2016.1, no período de 21 de setembro a 04 de outubro, exclusivamente pela internet. As inscrições para o certame destinam-se a selecionar candidatos para os cursos de graduação do primeiro período letivo de 2016. Estão sendo oferecidas 1.386 vagas, das quais 716 são para os cursos de Fortaleza e 670 vagas para as Unidades da UECE no Interior do Estado.

Segundo o presidente da CEV, professor Fábio Perdigão, a inscrição via internet será para candidato pagante integral, isento 100% ou isento 50%.

A partir das 24h do dia 04 de outubro de 2015, o acesso à internet para geração da ficha eletrônica de inscrição e do boleto bancário será bloqueado. O boleto bancário que poderá ser gerado até as 23h59 do dia 04 de outubro (domingo), terá vencimento no dia 05 de outubro, último dia em que o candidato poderá pagá-lo.

A taxa de inscrição no valor de R$ 120,00 poderá ser paga na rede bancária ou nos estabelecimentos por ela credenciados, através de boleto bancário emitido via internet, até o dia 04 de outubro, com vencimento no dia 05 de outubro de 2015. Ao candidato será atribuída total responsabilidade pelo correto preenchimento dos campos da ficha eletrônica de inscrição e do boleto bancário.

Na ficha Eletrônica de inscrição, o candidato indicará o Curso e a Língua Estrangeira (Inglês, Francês ou Espanhol) de sua escolha.

As provas da 1ª Fase serão aplicadas no dia 15 de novembro (domingo), das 9h às 13h, com uma Prova de Conhecimentos Gerais de múltipla escolha: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Geografia, História, Matemática, Física, Química e Biologia. A 2ª Fase acontecerá nos dias 6 e 7 de dezembro, respectivamente (domingo e segunda-feira), com a realização de quatro Provas: uma de Redação e três Específicas, de acordo com o curso de opção do candidato.

Mais informações podem ser obtidas na sede da CEV, no Campus do Itaperi, situada na Av. Dr. Silas Munguba, 1700, no endereço eletrônico www.uece.br/cev ou pelos telefones 3101.9710 ou 3101.9711.

Fonte: http://www.uece.br/uece/index.php/noticias/92662
Acesso em 21/09/2015

12 de setembro de 2015

MOSTRA DE INFORMÁTICA EDUCATIVA 2015

No último dia 11 de setembro, além da Feira Artística, Cultural e Científica da Escola Egídia Cavalcante Chagas, o Laboratório Educacional de Informática (LEI) realizou uma mostra com parte dos principais trabalhos produzidos em 2015.
grupouninova.com.br
Visitantes do evento (estudantes de várias escolas das redes municipal, estadual e particular da cidade de Morada Nova) puderam apreciar publicações online, como o livro virtual "Escola Egídia na Magia dos Contos" e o jornal escolar "Atitude Jovem" (também apresentado na versão impressa).
www.calameo.com
Duas equipes participantes da feira cultural, formada por alunos da 2ª série E e da 3ª série B, mostraram suas produções. A 1ª desenvolveu o aplicativo "Guia do Aluno" e a 2ª demonstrou o processo de criação de quadrinhos através da utilização do "ToonDoo" (site que disponibiliza ferramentas para elaboração de tirinhas).
leiegidiacavalcante.blogspot.com.br
northjerseyteacher.com

10 de setembro de 2015

ESTUDANTES CRIAM APLICATIVO


O "Guia do Aluno" da Escola de Ensino Médio Egidia Cavalcante Chagas é um aplicativo criado por estudantes da 2ª série E e tem o objetivo de fornercer informações úteis aos alunos e visitantes da escola. 

Nele, você vai encontrar os horários, números de contatos, notícias sobre a escola, acesso ao blog do Laboratório Educacional de Informática (LEI) e muito mais que ainda esta por vir.

Os criadores do "app" contam com você para melhorá-lo. 

Dê seu feedback acessando o https://play.google.com/store/apps/details?id=com.GuiaDoAluno  ou mesmo nas redes sociais com a HashTag "#GuiaDoAluno".

Não deixe de conferir!

9 de setembro de 2015

ESCOLA EGÍDIA NA MAGIA DOS CONTOS

blog.tricae.com.br
Não deixe de conferir a mais nova publicação da Escola Egídia!

As produções foram compostas por alunos de várias turmas da 1ª série e são parte do projeto homônimo desenvolvido pelo Centro de Multimeios.


8 de setembro de 2015

APLICATIVOS PARA O ENEM 2015

Enem 2015 – 6 Aplicativos Para Complementar Seus Estudos

Por Matheus Andrietta

noticias.universia.com.br
A praticidade que os dispositivos móveis (tablets e smartphones) trazem para o nosso dia a dia é inegável. E assim como fazer compras ou consultas sobre qualquer assunto, utilizar o celular como ferramenta de estudos está se tornando algo cada vez mais comum, especialmente quando trata-se do Exame Nacional do Ensino Médio.
Entretanto, com tantas opções disponíveis, fica difícil escolher as melhores. Mas não se preocupe. A equipe do maior Portal do Enem selecionou a dedo 6 aplicativos gratuitos para otimizar sua preparação neste sprint final para as provas, que ocorrem em outubro. Baixe-os a comece a estudar agora mesmo!
*Lembramos que as indicações estão disponíveis nas plataformas Android e/ou iOS (iPhones).

1. EDU.app (Android)

Fruto de uma parceria entre o Google e a Fundação Lemann, este aplicativo apresenta uma coletânia com a melhores video-aulas do Youtube, além de exercícios e dicas, tudo organizado de acordo com o conteúdo e os critérios da prova. Baixar.

2. Passei Enem (iOS)

O foco deste app está no modelo de prova do Enem, trazendo mais de 500 questões de edições antigas juntamente com perguntas inéditas que seguem o mesmo estilo do exame. Baixar.

3. Enem: Quase lá (Android)

Esta aplicação também disponibiliza questões de provas anteriores para os estudantes praticarem, das edições de 2010 e 2011 do Enem. O diferencial aqui é que há modos de estudo que programados, em que o usuário tem um certo número de exercícios para resolver em um determinado tempo. Baixar.

4. AppProva (iOS e Android)

Outro aplicativo com exercícios para serem resolvidos, com acervo de mais de 9.000 mil questões de edições antigas do Enem e de grandes vestibulares como UFRJ e UEMG, entre outras. Para tornar os estudos mais divertidos e dinâmicos AppProva se conecta ao Facebook e permite que você realize competições com amigos. Baixar Android / iOS.

5. Imaginie (iOS e Android)

Nessa lista não poderia faltar um app dedicado exclusivamente a redação do Enem. Com uma simples foto você poderá submeter sua dissertação para ser corrigida e comentada por professores especializados, que farão apontamentos sobre o que precisa ser melhorado em sua escrita. Baixar Android / iOS.

6. App G1 Enem

Elaborado pela equipe do site G1 da Globo, este aplicativo oferece ao usuário um jogo de perguntas e respostas das quatro provas objetivas do Enem, além de inúmeras vídeo-aulas. Baixar Android / iOS.

Fonte: https://www.infoenem.com.br/enem-2015-6-aplicativos-para-complementar-seus-estudos/

Acesso em: 08/09/2015