26 de janeiro de 2015

VEJA AS REGRAS PARA INSCRIÇÃO NO PROUNI 2015

 


Estão abertas as inscrições para o primeiro processo seletivo do Programa Universidade Para Todos (Prouni) de 2015. O prazo segue até às 23h59 da próxima quinta-feira, dia 29 de janeiro.

O Prouni 2015 concederá 213.113 bolsas em instituições privadas de ensino superior em todo o Brasil, sendo 135.616 integrais e 77.497 parciais (50%). O programa utiliza exclusivamente as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014 para seleção dos beneficiados.

Para concorrer às bolsas integrais, o candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Para as bolsas parciais, a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

Quem Pode Participar?

O Prouni exige uma série de pré-requisitos para participação dos candidatos. Primeiramente é necessário que o concorrente tenha cursado todo o ensino médio em escola pública ou na rede particular na condição de bolsista integral. O estudante também não pode possuir diploma de graduação em curso superior.
Para concorrer as bolsas ainda é preciso cumprir um desempenho mínimo no Enem. Os candidatos devem ter conquistado 450 pontos na média das cinco provas do exame, além de não zerar a redação. Se você não sabe como calcular sua média no Enem 2014, veja este artigo.

Como Fazer a Inscrição no Prouni 2015

Após decidir as opções o estudante deve fazer login e acessar o sistema, informando seu número de inscrição e sua senha no Enem de 2014. Caso tenha esquecido estes dados, é possível recuperá-los seguindo estes passos para a senha e este tutorial para o número de inscrição. Depois disso basta encontrar as opções escolhidas no sistema, indicar qual a modalidade de concorrência e confirmar a inscrição.
Vale esclarecer que todas as madrugadas (entre 0h e 2h) o Ministério da Educação (MEC) irá atualizar o sistema do Prouni e informar as notas de corte e classificação parcial dos concorrentes para cada opção de bolsa. Os inscritos poderão alterar suas opções de curso quantas vezes quiserem enquanto o período estiver aberto. Somente os últimos registros serão válidos.
A lista da primeira chamada sairá no dia 2 de fevereiro, com comprovação de informações entre os dias 2 e 9 do mesmo mês. Já a segunda chamada ocorre no dia 19, com entrega de documentação até o dia 24. O prazo para manifestação de interesse na lista de espera vai de 2 de fevereiro a 3 de março.

Acesso em: 26/01/2015.

INSCRIÇÕES NO PROUNI 2015

Hoje, 26 de janeiro, começam as inscrições do Programa Universidade para Todos (Prouni) referente ao primeiro processo seletivo de 2015. O prazo seguirá aberto até o final do dia 29, quinta-feira.

O Prouni concede bolsas de estudo parciais e integrais em instituições de ensino superior (IES) particulares, usando as notas do do Enem do ano passado como base para seleção dos beneficiados. Os candidatos devem ter obtido média de 450 pontos nas cinco provas do Exame Nacional, além de nota diferente de zero na redação. (Saiba como calcular sua média aqui).

Para participar do processo concorrendo a bolsas integrais o estudante deve possuir renda familiar máxima de 1,5 salário mínimo por pessoa. Já para bolsas parciais a exigência é que a renda familiar seja de até 3 salários per capta. 

Além disso, também é necessário que o concorrente tenha cursado todo o ensino médio em escola pública e não possua formação em curso superior. Todos os outros pré-requisitos do Prouni podem ser consultados em nossa página dedicada ao programa.

Esta edição contará com duas chamadas regulares, sendo que a primeira está marcada para 2 de fevereiro e a segunda para o dia 19 do mesmo mês. Após a segunda convocação o sistema do Prouni abrirá período para formação da lista de espera, que será repassada as IES para o preenchimento de vagas ociosas.
Assim que assim que as inscrições do Prouni 2015 forem abertas divulgaremos aqui no infoEnem e explicaremos o passo a passo para concorrer as bolsas. Fique ligado!

Acesso em 26/01/2015.

19 de janeiro de 2015

ABERTAS INSCRIÇÕES PARA O SISU 2015

O Ministério da Educação (MEC) acaba de abrir as inscrições para o primeiro Sistema de Seleção Unificada de 2015. O prazo segue aberto até as 23h59 da próxima quinta-feira, dia 22 de janeiro.

O Sisu trata-se de uma ferramenta online que preenche vagas em universidades públicas e institutos federais utilizando as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), selecionando os candidatos com os melhores desempenhos para cada curso. No caso do primeiro processo seletivo deste ano, serão utilizadas as notas do Enem 2014.

Esta edição bate novo recorde de vagas, disponibilizando 205.514 postos distribuídos em 5.631 cursos de 128 instituições participantes.

Como Fazer a Inscrição

 Para se inscrever o concorrente deve acessar o endereço eletrônico do Sisu e logar no sistema preenchendo os campos com seu número de inscrição e a senha registrados na última edição do Enem. Caso tenha perdido estes dados, é possível recuperar o número de inscrição nesta matéria e a senha seguinte estes passos.

Uma vez logado no sistema, o estudante pode pesquisar as vagas disponíveis por instituição, curso ou município. Ao encontrar as vagas de seu interesse é preciso então confirmar a inscrição para a primeira e segunda opções de curso, por ordem de preferência.

Vale lembrar ainda que para cada opção o candidato deverá escolher por uma das modalidades de concorrência disponíveis, como por exemplo o sistema universal (ampla concorrência), cotistas raciais e sociais, cotistas sociais isolados e cotistas raciais isolados.

Notas de Corte e Alteração de Inscrição

Todos os dias, enquanto estiver aberto para inscrições, o Sisu disponibiliza nas primeiras horas as notas de corte e a classificação parcial, permitindo aos concorrentes saber se estão entre os virtualmente classificados para suas opções de curso registradas.

Com base nessas informações é possível alterar tanto a primeira quanto a segunda opção de curso. Os participantes poderão fazer a mudança quantas vezes quiserem, sendo consideradas válidas as últimas marcações antes do fechamento das inscrições.
Continue nos acompanhando que faremos a melhor cobertura do Sisu 2015 aqui no Portal infoEnem.

Acesso em: 19/01/2015.

9 de janeiro de 2015

PREPARE-SE PARA O ENEM 2015

 



Se você vai prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no final deste ano, provavelmente já ouviu dizer que quanto antes inciar sua preparação, melhor. Mas afinal, por onde começar?
Quando se vai prestar um exame tão específico e decisivo como o Enem, é fundamental conhecer cada detalhe de sua prova e suas principais regras. O primeiro passo então seria ler seu Edital completo. Entretanto, normalmente o mesmo só é divulgado em abril / maio junto com as inscrições. Considerando que cada dia de estudo vale ouro, esta opção está descartada por enquanto.
Sabendo ainda que as características básicas da prova devem ser as mesmas de anos anteriores, neste primeiro momento você deve conhecer a estrutura e o conteúdo da prova do Exame Nacional. Confira abaixo cada um destes tópicos em detalhes e saiba o que lhe aguarda no final do ano.

Modelo da Prova do Enem

O exame é organizado em quatro grandes áreas – Ciências Humanas, Linguagens e Códigos, Ciências da Natureza e Matemática – e uma prova de produção textual, a Redação. Cada uma das áreas avalia o candidato através de provas objetivas, trazendo 45 questões de múltipla escolha, em que há apenas uma resposta correta em um conjunto de alternativas.
Portanto, no total são 180 questões mais a redação. A aplicação das provas ocorre em dois dias (sempre num sábado e domingo), sendo que tradicionalmente no primeiro dia os candidatos respondem as questões de Ciências Humanas e da Natureza em 4h30 min, ao passo que no segundo dia o exame traz as questões de Matemática mais Linguagens e Códigos, além da Redação, em 5h30 min. Para compreender melhor o formato da prova do Enem, veja esta página.

Conteúdo Exigido no Enem

Tão importante quanto conhecer o modelo do exame é saber o que vai cair na prova, o chamado conteúdo programático. É ele que vai nortear seus estudos e direcionar quais as matérias devem ser abordadas em cada disciplina. Apesar do Enem ser divido nas quatro grandes áreas, seu conteúdo é subdivido nas disciplinas que compõem tais áreas. Desta forma, em Ciências da Natureza por exemplo, você observará que existe um conteúdo específico para Física, Química e Biologia.
Para facilitar seu estudo, reunimos todos assuntos que podem ser cobrados no Enem num mesmo espaço, lembrando que a fonte é o próprio órgão responsável pelo exame, o Inep. Clique aqui para conferir.

Competências e Habilidades

A prova do Enem visa avaliar uma série de caraterísticas dos candidatos. Por isso suas questões e proposta de redação são elaboradas com base numa matriz de referência que envolve competências e habilidades. As competências de cada área são formadas por um conjunto de 30 habilidades, que nada mais são que a demonstração prática das próprias competências em questão. Consulte todas elas neste link.
Muitos estudantes preocupam-se demais com as competências e habilidades do Enem. Claro que é importante conhecê-las mas, em hipótese alguma, você deve decorá-las ou embasar seus estudos nelas. A preparação deve ser pautada no modelo e no conteúdo da prova, estudando desta forma automaticamente você estará treinando suas competências e habilidades.
Está dada a largada para o Enem 2015. O próximo passo é montar um plano de estudos para o ano todo, mas isso é assunto para outro artigo. Fique ligado que em breve traremos mais dicas e orientações para você arrebentar no exame!

Acesso em: 09/01/2015.

5 de janeiro de 2015

REDAÇÃO NO ENEM: IMPORTÂNCIA DA PREPARAÇÃO

Final e início de ano são épocas de resolução para o ano que se inicia e com 2015 não poderia ser diferente. Para quem irá prestar o Enem 2015 ou outros vestibulares, este é o momento ideal para organizar um planejamento de estudos até a data do exame, incluindo a preparação e chegando à revisão dos conteúdos.

Para aqueles candidatos que podem pagar por um cursinho, este é o momento de escolher a instituição; já que para aqueles que estudarão em casa, é hora de sentar e de se planejar. 

Estudar em casa não é uma tarefa nada fácil, pois exige uma disciplina rígida e um comprometimento sólido e sabemos que isso é complicado quando a rotina é dividida entre trabalho e estudos.

Por isso, autocontrole é fundamental e, para obtê-lo, manter um dia a dia organizado é essencial e estudar sempre nos mesmos horários e no mesmo cômodo de casa ajuda nesta organização e na ambientação do corpo. Falando no corpo, este precisa de boas noites de sono para descansar e, portanto, ir dormir e acordar sempre nos mesmos horários, inclusive aos fins de semana, é muito importante.

O ambiente de estudo precisa ser bem ventilado e iluminado para espantar a sonolência, mas não em excesso para não causar insônia; o silêncio é fundamental para a concentração ser constante.

Porém, o estudo não deve ser uma tarefa que deve ser feita sem interrupções; pausas de dez minutos auxiliam o descanso do cérebro e do restante do corpo. Pode-se aproveitá-las para fazer um lanche, ir ao banheiro ou simplesmente se distrair.

Em relação a quantidade, o estabelecimento é metas (quantos capítulos deverão ser lidos por dia, quantos exercícios deverão ser feitos por dia, quantas redações deverão ser escritas por semana etc) estimula a motivação e facilita o planejamento.

Especificamente sobre a escrita das redações, uma dica é, no rascunho, após ler a proposta, escrever com o fluxo da consciência. Segundo matéria da revista Superinteressante, após a leitura da proposta de redação, escrever por alguns minutos o que vier à cabeça sem preocupações com pontuação, por exemplo, serve de resumo e de rascunho. Porém, no momento de passar a limpo, as preocupações com pontuação, acentuação, concordância, flexão de verbos, ortografia etc devem ser mantidas.

O ideal, em termos de redação, é escrever, ao menos, uma por semana e fazer propostas de vestibulares passados e dos Enems anteriores ajuda o candidato a entender o perfil e o estilo de cada prova e, neste aspecto, a internet disponibiliza os cadernos de questões, as propostas de redação e os gabaritos.
Por fim, desejamos que 2015 seja um ano repleto de realizações e sucesso a todos!
Bons estudos!


*CAMILA DALLA POZZA PEREIRA é graduada e mestranda em Letras/Português pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente trabalha na área da Educação exercendo funções relacionadas ao ensino de Língua Portuguesa, Literatura e Redação. Foi corretora de redação em em importantes universidades públicas. Além disso, também participou de avaliações e produções de vários materiais didáticos, inclusive prestando serviço ao Ministério da Educação (MEC).
**Camila também é colunista semanal sobre redação do infoEnem. Um orgulho para nosso portal e um presente para nossos milhares de leitores! Seus artigos serão publicados todas às quintas-feiras, não percam!

Acesso em: 05/01/2015.