20 de novembro de 2014

ESCOLA EGÍDIA PARTICIPA DE FEIRA REGIONAL


Nos dias 18 e 19 de novembro, estudantes e professores da Escola Egídia Cavalcante Chagas participaram da VII Feira Regional de Ciências e Cultura da CREDE 10.



Na oportunidade, foram apresentados os seguintes projetos:
   “O lixo é só o começo”, orientado pelo professor de Biologia, José Evanildo Cavalcante e desenvolvido pelos estudantes Lucilano Gomes de Sousa e Marcelo Silva do Vale, objetivando promover uma reflexão sobre os impactos ambientais causados pelo descarte dos resíduos produzidos pelas pessoas; 


    “Minha identidade, nossa História”, contando com a organização do professor Andersson Noronha de Assis e a participação dos estudantes Isabele Nobre Rabelo e Marcos Brendon de Lima Silva, buscando estabelecer um resgate histórico da Escola Egídia, primando pela preservação da memória e sua importância para a comunidade;


    “Tecnologias móveis como ferramenta no ensino da Matemática”, tendo o professor Tyarllo Margilo dos Santos Nobre como orientador e os alunos Thais Pereira Nóbrega e Rafael Silva de Oliveira no desenvolvimento do trabalho que resultou na criação de um aplicativo para facilitar o estudo preparatório para o ENEM. Esse projeto conquistou a 3ª colocação dentre os trabalhos de Ciências da Natureza e Matemática.




O evento contou com a presença da diretora da Escola Egídia, professora Sílvia Helena Claudino Brandão, que prestigiou as apresentações e, em nome de toda a escola, parabeniza os participantes, agradecendo aos que contribuíram para o sucesso de todos.


14 de novembro de 2014

PLANEJAMENTO

Durante os planejamentos, realizados nos dias 11, 12 e 13 de novembro, discutiu-se sobre a necessidade de um maior envolvimento dos alunos para a elaboração do jornal escolar, foi apresentada a nova página da TV Escola e solicitado o cadastro no ambiente virtual http://tvescola.mec.gov.br/tve/home.

http://tvescola.mec.gov.br/tve/home

Para motivar a utilização de recursos da TV Escola, observando conteúdos correspondentes às diversas áreas do conhecimento, foram exibidos trechos dos seguintes vídeos:

Artes - Arte e Matemática - O belo

Educação Física - Conhecendo Museus - Museu do Futebol

Língua Inglesa - A língua inglesa no mundo - Uma língua global

Língua Portuguesa - Conhecendo Museus - Museu da Língua Portuguesa

Literatura - Especiais diversos - Machado do Brasil

Antropologia - Especiais diversos - Africanidades brasileiras e educação

Diversidade Cultural - Vida Quilombola

Filosofia - ABC da astronomia - Heliocentrismo

Geografia - Breve história das capitais brasileiras - Brasília

História - A história da segunda guerra mundial - Em frente, sempre em frente

Sociologia - Caminhos da escola - Especial - Desafio do bullying

Biologia - Animais de sangue frio - Gigantes de Armadura

Ciências - Bandeira saúde - Diabetes gestacional

Física - Descobrindo a ciência 2 - Lâmina d'água

Matemática - Matemática em toda parte - Matemática na comunicação

Meio Ambiente - Viajando aos extremos - Brasil: o Pantanal

Química - Precisão: a medida de todas as coisas - Massa e mol

Saúde - Geração saúde 2 - HPV. Que doença é essa?

7 de novembro de 2014

ENEM 2014 - CUIDADO PARA NÃO SER BARRADO!


Saiba o que obrigatório, proibido e permitido no Enem 2014


Está chegando a hora! Amanhã terá início o Exame Nacional do Ensino Médio de 2014 para você e milhões de candidatos do Brasil inteiro. Não há mais tempo para focar nos estudos, afinal não é possível compensar um ano todo de preparação em algumas horas.
Entretanto, além de relaxar a mente e o corpo, nestes últimos instantes você deve separar um tempinho para entender as regras do Enem e assim evitar problemas inesperados por falta de informação ou conhecimento do funcionamento do exame.
Fique tranquilo que, como sempre, o Portal infoEnem vai facilitar sua vida. Nas linhas abaixo você verá tudo o que é permitido e não é permitido ao candidato, bem como alguns de seus deveres. Confira:

O que é obrigatório levar nas provas

  • Caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. O uso de outra cor de tinta inclusive impossibilita a leitura ótica do cartão-resposta.
  • Documento de identificação original com foto, lembrando que não serão aceitos cópias de documentos. Clique aqui para ver a lista de documentos válidos;

O que é proibido levar nas provas

  • Lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borracha, livros, manuais, impressos, anotações;
  • Aparelhos eletrônicos como: calculadoras, agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, smartphones, tablets, ipods, pen drives, mp3 ou similares, gravadores, relógios, alarmes de qualquer espécie, receptores ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens;
  • Utilizar acessórios com óculos escuros e artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorro ou similares);
  • Armas de qualquer espécie, mesmo com documento de porte.

O que é permitido levar nos dias das provas

Esclarecemos que as indicações deste tópico são opcionais, isto é, fica a critério do candidato portá-las ou não;
  • O participante poderá levar para a sala de provas alimentos (chocolate, barras de cereais, salgadinhos etc.) e bebidas como água, refrigerante, suco e energético;
  • Nossa recomendação é para que leve alimentos leves e de consumo prático. Realizar uma prova de 4 a 5 horas sem ingestão de nenhum alimento não é ideal.

O que pode eliminar o candidato

  • Atraso! O Inep é bem objetivo ao informar que os portões de acesso serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário de Brasília). Independentemente do motivo, atrasos não serão aceitos. Apesar do Edital do Enem 2014 permitir que um inscrito que não realizou a prova num dia participe do outro, perder metade da nota compromete completamente as pretensões de qualquer participante. Para saber o horário de início das provas em seu estado, já considerando as diferenças de fuso-horário e o horário de verão, leia este artigo.
  • Realizar qualquer espécie de consulta ou comunicar-se com outros participantes durante o período das provas.
  • Portar qualquer um dos objetos ou vestir quaisquer dos acessórios indicados no tópico “O que é proibido levar nas provas”;
  • Ausentar-se em definitivo da sala de provas antes de decorridas 2 (duas) horas do início da aplicação;
  • Receber quaisquer informações referentes ao conteúdo das provas de qualquer membro da equipe de aplicação do exame ou de outro participante;
Agora que você já sabe as principais regras do Enem 2014, providencie tudo o que precisa para chegar na prova tranquilo e dar o seu melhor.
Fonte: Inep
Acesso: 07 nov. 2014. 

6 de novembro de 2014

REDAÇÃO NO ENEM 2014 - FIQUE ATENTO!

Revisão final para a Redação do Enem 2014

No próximo fim de semana, nos dias 08 e 09 de novembro, será realizada a 16ª edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que teve 8,7 milhões de candidatos inscritos. A prova de redação será aplicada no último dia no exame, 09 de novembro, e por conta disso a duração será maior em uma hora, em um total de 5 horas e 30 minutos.
No texto de hoje, relacionaremos os pontos principais da prova de redação do Enem a fim de revisarmos alguns aspectos para a prova do próximo final de semana. No entanto, antes disso, gostaríamos de salientar que a nossa próxima publicação, na coluna de redação, será sobre o tema proposto pelo Enem 2014.
Além da revisão, disponibilizamos, ao final do texto, a grade de correção da redação do Enem com as cinco competências avaliadas e suas respectivas faixas de notas.

1. Cumprimento do Tema

O primeiro passo para sair-se bem em qualquer proposta de redação é cumprir o tema selecionado pela banca elaboradora da prova; o tangenciamento indica que o candidato não cumpriu totalmente o tema e a fuga total ao tema acarreta em anulação do texto.

2. Cumprimento do Tipo Textual

O candidato, no caso do Enem, deve escrever uma dissertação-argumentativa. Como trata-se de um tipo textual formal, a primeira pessoa do singular deve ser evitada e, assim, a redação deve ser redigida de maneira impessoal. Caso o texto seja de outro tipo textual ou um gênero qualquer será anulado.

3. Norma Culta da Língua Portuguesa

A linguagem da dissertação-argumentativa deve estar na modalidade escrita formal, seguindo todas as convenções da gramática normativa da Língua Portuguesa. Traços de oralidade (coloquialismos, gírias, palavrões, vícios de linguagem etc) devem ser evitados.

4. Proposta de Intervenção Social

A grade de correção da redação do Enem possui uma particularidade: a quinta competência avalia a presença e a qualidade de uma proposta de intervenção social para o tema proposto, pois este é, tradicionalmente, de cunho social e voltado ao contexto brasileiro. O texto que não sugerir e, assim, não desenvolver uma proposta de intervenção social ficará com nota zero nesta competência.

5. Coesão e Coerência

A dissertação-argumentativa no Enem e em qualquer outro vestibular deve ser coesa e coerente; não deve haver contradições sob nenhuma circunstância.

6. Senso Comum

O chamado “senso comum” deve ter evitado, já que o candidato deve trazer argumentos coesos, coerentes e críticos a fim de se mostrar protagonista de suas opiniões.

7. Impropérios

A presença de qualquer tipo de impropério (ofensa, ultraje, insulto) ou quebra semântica acarretará na anulação da prova de redação do Enem. Este não é o momento de fazer brincadeiras, piadas ou de querer testar a banca de correção do exame.

8. Número de Linhas

Dissertações-argumentativas com menos de sete linhas serão anuladas, já que é humanamente impossível escrever um texto adequado em tantas poucas linhas. O espaço destinado na folha oficial de redação não deve ser ultrapassado pelo candidato.

9. Cópia da Coletânea de Textos Motivadores

O candidato ao Enem deve evitar copiar parcial e/ou integralmente a coletânea de textos motivadores da proposta de redação. Linhas que trazem cópias serão desconsideradas no momento da correção.

10. Título

Segundo as publicações oficiais, o título na redação do Enem é optativo, ou seja, o candidato escolhe se intitula sua dissertação-argumentativa ou não. Portanto, redações intituladas não podem ser privilegiadas em detrimento daquelas que não estão com títulos.

11. Respeito aos Direitos Humanos

O candidato, ao redigir sua dissertação-argumentativa no Enem ou em qualquer outro exame, tem o dever de respeitar os direitos humanos a fim de combater preconceitos de todas as ordens.

12. Planejamento

O planejamento do texto em uma prova de redação é de extrema importância, pois influencia diretamente na coesão e na coerência da redação. Por isso é fundamental fazer um rascunho; este é o momento para o planejamento.
Esta foi a revisão de redação para o Enem 2014 do infoEnem. Desejamos a todos os candidatos boa sorte nesta 16ª edição do exame! Aguardem, na próxima semana, nossa publicação que discutirá o tema da redação proposto pelo Enem deste ano.

*CAMILA DALLA POZZA PEREIRA é graduada e mestranda em Letras/Português pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente trabalha na área da Educação exercendo funções relacionadas ao ensino de Língua Portuguesa, Literatura e Redação. Foi corretora de redação em em importantes universidades públicas. Além disso, também participou de avaliações e produções de vários materiais didáticos, inclusive prestando serviço ao Ministério da Educação (MEC).
**Camila também é colunista semanal sobre redação do infoEnem. Um orgulho para nosso portal e um presente para nossos milhares de leitores! Seus artigos serão publicados todas às quintas-feiras, não percam!

Acesso: 06 nov. 2014. 


ENEM 2014 - CUIDADO PARA NÃO PERDER A HORA



3 dicas para você não perder a hora no Enem 2014!
 
www.jornaldecaruaru.com.br
Daqui a menos de 48 horas terão início as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014 em todo o Brasil. E por falar em horas, neste artigo trazemos orientações para que você não corra o risco de se atrasar e ver o ano inteiro de estudos ir por água abaixo. Vamos a elas:

1- Conheça o local de prova previamente

Primeiramente você deve conhecer o local exato onde realizará o Enem. Essa informação consta no cartão de confirmação da inscrição, que deve ter chegado em sua residência via correio. Se você não recebeu o seu, pode consultá-lo online e imprimi-lo seguindo os procedimentos desta matéria.
Após saber onde realizará a prova, é preciso conhecê-lo bem. Se já esteve na região, ok. Agora se nunca foi ao local e acredita que pode se confundir, não custa nada visitá-lo com antecedência ou dar uma boa pesquisada em programas de mapas na internet.

2- Cuidado com o Horário de Verão / Fuso-horário

O Brasil é um país de dimensões continentais, motivo pelo qual nosso território abrange mais de um fuso-horário. Além disso, desde a madrugada do dia 19 de outubro muitos estados adiantaram o relógio em uma hora para o horário de verão, o que pode confundir a cabeça dos candidatos.
A primeira informação que você deve saber é que os portões de acesso aos locais de prova serão abertos às 12h e fechados às 13h, de acordo com o horário oficial de Brasília. É a partir dele que calculamos a hora de início das provas para cada estado. Consulte o seu na tabela abaixo.

Unidades Federativas
Início da Prova
Distrito Federal
13:00
Acre
10:00
Alagoas
12:00
Amapá
12:00
Amazonas
11:00
Bahia
12:00
Ceará
12:00
Espírito Santo
13:00
Goiás
13:00
Maranhão
12:00
Mato Grosso
12:00
Mato Grosso do Sul
12:00
Minas Gerais
13:00
Pará
12:00
Paraíba
12:00
Paraná
13:00
Pernambuco
12:00
Piauí
12:00
Rio de Janeiro
13:00
Rio Grande do Norte
12:00
Rio Grande do Sul
13:00
Rondônia
11:00
Roraima
11:00
Santa Catarina
13:00
São Paulo
13:00
Sergipe
12:00
Tocantins
13:00

3- Saia de casa com antecedência

De nada adianta seguir os passos anteriores se você sair de casa em cima do horário das provas do Enem 2014. O ideal é se programar para chegar com uma hora de antecedência, ou seja, no horário de abertura dos portões. Se for com veículo próprio, atente-se para a possibilidade de atraso por conta de trânsito. Caso vá utilizar transporte público, certifique-se de quais linhas precisará tomar e seus respectivos horários para sábados e domingos.
Seguindo estas recomendações você garante a chegada tranquila no local de prova e evita transtornos inesperados de última hora.


Acesso: 06 nov. 2014.


TEMAS PARA REDAÇÃO - ENEM 2014


Temas Redação Enem 2014 – Meio Ambiente
www.geekiegames.com.br
Um assunto sempre em alta em diversos vestibulares é a preocupação com o meio ambiente. Apesar disso, não chega a ser repetitivo, já que é possível pensar em vários temas dentro desse assunto, inclusive relacionados a água. Para lembrar a diferença entre assunto e tema, leia nosso artigo sobre isso aqui.
Confira nossas sugestões:

1) A problemática da gestão de resíduos urbanos no Brasil

Em 2010, foi promulgada a lei de Política Nacional de Resíduos Sólidos que está em fase de consolidação. Diversas são as problemáticas sobre a gestão de resíduos no Brasil, principalmente porque a geração de lixo anual é muito grande. Se não está interado nesse tema, aproveite a dica para pesquisar! 

2) O custo-benefício da geração de energia através de renováveis

Energia renovável é uma demanda muito alta para o século XXI a fim de diversificar mais a matriz energética brasileira. Porém, para isso, é necessário investimento em pesquisas e modernização de tecnologias, além de ser menos rentável financeiramente do que a energia não renovável. Esses prós-e-contras podem ser utilizados como argumentação. 

3) Embate entre agronegócio e preservação de florestas

Um grande conflito brasileiro atual é o existente entre os interesses do agronegócio e a preservação do meio ambiente. Isso, inclusive, é refletido no Poder Legislativo, através das bancadas ruralistas e ambientalistas. É um tema polêmico mas que poderia ser bem direcionado através de uma coletânea adequada. 

4) Sustentabilidade nas empresas: nova visão de negócio

Neste século, um dos nomes mais em alta nas empresas é: sustentabilidade. Em uma redação com esse tema, seria importante salientar a importância das empresas se adequarem a essa demanda, podendo considerar diversos motivos, por exemplo, redução de custos, marketing verde, impacto social, etc.
Esses são os possíveis temas sobre Meio Ambiente que listamos hoje. Que tal treinar mais sua dissertação antes de domingo? Aproveite nossas dicas e bom estudo!

Acesso: 06 nov. 2014.

ARUARU POR DENTRO DO ENEM

www.enem2014br.com.br

No último dia 05, os professores Francimar Lima e Isabel Cecília repassaram orientações na Escola Joana Paula de Moraes, em São João do Aruaru, anexo da Escola Egídia.

www.informativo.com.br

www.informativo.com.br

Na oportunidade, foram prestados esclarecimentos sobre SiSU, SiSUTEC, PROUNI e FIES, apresentadas algumas dicas a respeito da prova de redação, além de trabalhar aspectos motivacionais para a participação dos estudantes da 3ª série, turmas F, G e H, no ENEM 2014.

www.informativo.com.br

www.informativo.com.br




5 de novembro de 2014

DOCUMENTAÇÃO PARA O ENEM


Saiba quais documentos levar no Enem 2014

No próximo final de semana você e mais 8,7 milhões de candidatos prestarão o Exame Nacional do Ensino Médio em todo o Brasil. Além da dedicação aos estudos e preparação, nesta reta final também é importante dar uma atenção especial a algumas regras do Enem 2014. E o assunto de hoje é a documentação exigida / aceita para entrada na sala de provas.

A primeira informação que você deve saber neste momento é que o cartão de confirmação da inscrição, que informa os dados pessoais do participante e o local de realização da prova, não precisa ser apresentado no momento do exame. Como o próprio nome diz, ele confirma a participação do candidato no Enem. Caso não tenha recebido o seu pelo correio, acesse a versão online seguindo estes passos.

Dito isto, esclarecemos que será obrigatória a apresentação de apenas um documento de identificação original com foto. Será aceito qualquer um que integra a lista abaixo, confira:
  • Cédulas de identidade (RG), emitida por Secretaria de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar ou Polícia Federal;
  • Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros;
  • Identificação fornecida por Ordens ou Conselhos de Classe, que, por lei, tenham validade como documento de identidade;
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), emitida após 27 de janeiro de 1997;
  • Certificado de Dispensa de Incorporação;
  • Certificado de Reservista;
  • Passaporte;
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com foto, na forma da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997;
  • Identidade funcional em consonância com o Decreto nº 5.703, de 15 de fevereiro de 2006;
O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) ainda orienta que, no caso de extravio ou furto da documentação, o candidato deve apresentar boletim de ocorrência com data máxima de 3 meses (90 dias) antes da aplicação do Enem. Em outros palavras, será aceito o BO que for datado do dia 8 de agosto em diante.

Recomendamos aos coordenadores, diretores e professores que divulguem esta matéria em sites e nas redes sociais, evitando que seus estudantes tenham problemas no acesso às salas na hora das provas.

Fonte: Inep
Acesso em: 05 nov. 2014.

GABARITO DO ENEM - VALE A PENA CONSULTAR?


Vale a pena consultar o Gabarito Enem 2014 entre as provas?

Por se tratar de um exame extremamente cansativo e ao mesmo tempo decisivo para os candidatos, o fator psicológico é determinante para a conquista do seu melhor resultado no Enem.
Como sabe, a prova desta edição de 2014 será aplicada em dois dias, no sábado (08) e domingo (09). Apesar do gabarito oficial estar programado para ser divulgado no dia 12 de novembro pelo Inep, diversos colégios, cursinhos e sites relacionados à educação em todo o Brasil publicam gabaritos não oficiais poucas horas após o encerramento de cada dia de prova.
www.enem2014.org
Ao terminar o primeiro dia, você facilmente poderá encontrar na internet a lista com as respostas corretas para cada questão. Consultá-la pode trazer consequências emocionais que certamente irão influenciar sua auto-confiança para as provas do domingo. Então surge o questionamento: Vale a pena verificar o gabarito após o primeiro dia do Enem 2014?
A resposta é: Depende. A questão de conferir ou não o gabarito é uma decisão muito pessoal e deve ser tomada levando-se em conta seu perfil.
Normalmente você deixa a sala de prova cansado, estressado e com alguma expectativa (boa ou ruim) sobre o seu desempenho, o que naturalmente o levará a pensar em consultar o gabarito. Alguns candidatos são muito ansiosos e sentem a necessidade de checar o número de acertos o quanto antes. Para este tipo de pessoa chega a ser um sofrimento se privar de averiguar seu desempenho no primeiro dia de prova.
Outros, por sua vez, ao acessar o gabarito e constatar que obtiveram um número de acertos abaixo do esperado, deixam-se abalar de tal maneira que abaixam a cabeça e encaram o dia seguinte com desânimo e falta de confiança.
Portanto, cabe à você mesmo analisar a relação entre seus níveis de ansiedade e sua capacidade de lidar com uma possível frustração para então decidir se vale a pena ou não consultar o gabarito após o primeiro dia de prova do Enem 2014.
Independente de sua decisão, saiba que o Portal infoEnem divulgará o gabarito não oficial em primeira mão.
Acesso em: 05 nov. 2014.

QUAL SERÁ O TEMA DA REDAÇÃO DO ENEM?


Temas de Redação que podem cair no Enem 2014 – Violência

Depois de assuntos como água e mulher, nossa série de artigos sobre possíveis temas de redação falará sobre violência. Portanto, iremos listar possíveis propostas que abordam esse assunto que certamente é um dos maiores problemas da realidade brasileira.

 

1) A interferência do sistema carcerário na violência brasileira

Há muitas críticas sobre o policiamento e o sistema carcerário brasileiros. Esse tema já apareceu em filmes como Carandiru e Tropa de Elite, mostrando, inclusive, que a maneira de combater a violência urbana no Brasil é também violenta e induz a mais violência. Uma reflexão sobre esse tema é uma possível proposta de redação, não acha?

 

2) O combate à violência através da justiça com as próprias mãos

No início deste ano, houve uma onda de linchamentos no Brasil, uma espécie de justiça com as próprias mãos que pode ser interpretada como descrença com a segurança do Estado ou retrocesso de civilização. Argumentar sobre esse fato seria uma maneira de refletir se esse método é capaz de combater efetivamente a violência ou se apenas a aumenta.

 

3) Violência verbal: os limites entre liberdade de expressão e discurso de ódio

Além da violência física, existe a verbal que pode ser manifestada através de piadas, bullying, xingamentos, etc. Muitas vezes, esse tipo de violência se mascara como liberdade de expressão. A diferença entre a real liberdade de expressão e o discurso de ódio é um possível tema de redação. Se não for, também vale se atentar a isso em decorrência da importância da proposta de intervenção. Veja aqui a explicação de nossa colunista de redação.

 

4) A relação do tráfico de drogas com a violência urbana

Incontestavelmente, o tráfico de drogas é uma das maiores causas de violência no Brasil. Inclusive, muitos defensores da legalização da maconha utilizam esse argumento. Drogas e violência são dois assuntos muito em pauta. A relação existente entre eles é um tema de redação possível! Que tal ver alguns índices que correlacionem esses assuntos?
Algum tema lhe pareceu espinhoso? Aproveite para pesquisá-lo e estudar mais! Além disso, você pode usar as dicas de hoje para produzir uma redação. Bons estudos!

Acesso em: 05 nov. 2014.


4 de novembro de 2014

ENEM 2014 - TEMAS DE REDAÇÃO


Possíveis Temas Redação Enem 2014 – Água

Além do artigo com 20 possíveis temas para a redação do Enem 2014, começamos uma série de matérias com vários assuntos que podem aparecer na produção textual dessa edição do exame. A primeira, publicada no último domingo, tratou de temas relacionados a mulher (clique e leia a matéria).
Hoje trazemos a água como assunto de discussão. Muitos estudantes têm questionado sobre a água ser um possível tema de redação no Enem deste ano, principalmente os paulistas, devido a recente escassez de água no estado. Primeiramente, precisamos lembrar que água é algo muito abrangente, sendo, portanto, um assunto e não um tema. Se você não se lembra da diferença entre assunto e tema, veja aqui. Por isso, preparamos uma lista de possíveis temas relacionados à água.

 

1) Os benefícios da água para a saúde humana

A água é o elemento mais importante do corpo humano e os seus benefícios poderiam ser abordados no tema de uma redação. Hidratação, limpeza, metabolismo e circulação são algumas das funções da água no nosso organismo. Pensando em saúde, podemos relacionar a importância da água na prática de atividades físicas, no tratamento de doenças como pedra no rim, e em dietas para emagrecimento.

 

2) Escassez de água no Brasil: problemáticas e alternativas

Nesse tema, o importante para não tangenciá-lo seria atentar-se à parte “no Brasil”. Claro que a escassez em São Paulo poderia ser citada, mas problemáticas de outras regiões deveriam aparecer na redação, como a falta de água em parte do Nordeste, conhecida como Polígono das Secas. Além disso, o texto deveria conter alternativas existentes no Brasil para lidar com a escassez de água como o uso de carros-pipa, construções de cisternas e barragens e o projeto para transposição do rio São Francisco.

 

3) A importância do ciclo da água para a economia brasileira

O Brasil é um país de grande extensão territorial e com abundância de recursos hídricos. Por isso, a água é muito utilizada para diversas atividades econômicas no país. Alguns exemplos que poderiam ser utilizados na argumentação do texto são a geração de energia elétrica através das hidrelétricas e o uso da água na agroindústria brasileira.
Aproveite os temas discutidos para treinar redações e pesquisar sobre eles, pois podem ser abordados em questões de diversas disciplinas.

                                                         Fonte:http://www.infoenem.com.br/possiveis-temas-redacao-enem-2014-agua/
Acesso em: 04 nov. 2014.